Top 10

Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition (PC) e seus melhores mods já disponíveis

Reunimos nesta matéria as melhores modificações feitas por fãs para o último lançamento da franquia GTA.

Como um dia me disse um grande amigo, Grand Theft Auto no PC é quase que sinônimo de mods, as populares modificações não-oficiais feitas por fãs nos arquivos de um jogo ou programa. De fato, ao longo dos anos, praticamente todo lançamento da aclamada série da Rockstar nos computadores pessoais tornou-se uma espécie de parque de diversões para a comunidade entusiasta, cujas criações variam de simples elementos visuais a menus complexos que permitem mudar diversos parâmetros in-game.

Tudo isso nos traz a esta matéria, na qual elencamos os dez melhores mods já disponíveis para a versão de PC de Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition. Embora a antecipada remasterização de três clássicos da década de 2000 para a geração atual não tenha saído como o esperado, a mudança para a Unreal Engine 4 trouxe diversas possibilidades para os modders, de modo que, mesmo com pouco tempo no mercado, já é possível encontrar uma comunidade inteira dedicada a criar ou modificar conteúdo da coletânea. Portanto, prepare a sua pasta de downloads e confira a nossa seleção:

10 — Wasted and Busted Overlay Remover

Criado pelo usuário Anon2971 e disponível para download no NexusMods, este mod simplesmente retira os bizarros efeitos visuais que acompanham a tela de Wasted e Busted na remasterização. Honestamente, é de se perguntar o que levou alguém a achar que tais efeitos seriam uma boa ideia. Porém, como algumas coisas na vida aparentemente não têm explicação, baixe este mod e poupe os seus olhos de uma das decisões criativas mais controversas da Definitive Edition.

9 — Water Ripple Fix

Criado pelos brasileiros Junior_Djjr e Jéssica Natália e disponível no MixMods, este mod altera o efeito de ondas na água nos três jogos da coletânea (III, Vice City e San Andreas). Melhor demonstrada do que narrada, aqui está uma mudança visual pequena, mas que provém um efeito muito mais agradável e consistente do que o original, valendo o download e a inclusão nesta lista.

8 — Tommy Vercetti — The Definitive Edition

Se você acha que há algo ligeiramente errado com Tommy Vercetti em Vice City: The Definitive Edition, este mod criado pelo usuário DoctorMike é para você. Disponível para download no NexusMods, esta modificação traz algumas mudanças ao modelo do protagonista, deixando-o mais próximo e fiel à sua rendição original. Caso você tenha gostado da ideia, vale a pena conferir o mod de Claude do mesmo autor.

7 — Iron Man Mod

Exatamente como o título entrega, este mod para a versão definitiva de San Andreas permite a você substituir CJ pelo icônico Homem de Ferro. Ausência de superpoderes à parte, fãs da Marvel certamente hão de concordar que a Grove Street não será mais a mesma depois que você experimentar esta obra. Modificação criada por Zagor TV e disponível para download via NexusMods.

6 — III HD Classic Sign Textures

Criado por Dingleman, este mod para Grand Theft Auto III muda o aspecto de praticamente todas as placas do clássico jogo da franquia. Por vezes, é fácil esquecer o quanto da nossa imersão em um jogo se deve à apresentação de seu mundo virtual e, com esse quesito em mente, esta modificação se torna uma fácil recomendação. Disponível no NexusMods.

5 — Remastered Signals

Remastered Signals é similar ao mod anterior, mas desta vez temos mais de 50 texturas, placas e imagens de Vice City completamente redesenhadas e atualizadas de modo que o resultado seja mais fiel à versão original. Esta modificação comprova a atenção de alguns fãs com os menores aspectos dessas obras, merecendo o quinto lugar nesta lista. Assinada por RockstarDude98, esta criação também está disponível no NexusMods.

4 — West Coast Reshade

Popular entre os jogadores de PC, o Reshade funciona como um injetor de efeitos e pós-processamento, sendo compatível com a maioria das APIs disponíveis no mercado. Esta configuração criada por Rondog e destinada à versão definitiva de San Andreas visa resgatar aquela tonalidade alaranjada das primeiras versões do clássico título. Na prática, o resultado visual é impressionante e, tendo em vista que você pode ajustar os parâmetros individuais conforme o seu gosto, não vejo motivos para não testar esta modificação em seu jogo. Disponível no NexusMods.

3 — Classic Fonts

No processo de modernização conduzido pela Grove Street Games, os menus da trilogia foram completamente refeitos e muita coisa mudou — incluindo as fontes utilizadas em legendas e textos. Este mod de autoria de Mjay restaura as fontes dos jogos clássicos, trazendo uma nova e facilmente reconhecível camada de nostalgia à trilogia. Uma fácil recomendação que está disponível para download no MixMods.

2 — Fog Distance Fix

Se você acompanhou a polêmica em torno do lançamento de Grand Theft Auto: The Trilogy — Definitive Edition, provavelmente se deparou com reclamações voltadas à ausência completa de neblina (fog) na remasterização. Embora inicialmente pensada para mascarar o pop-in nas versões originais, a verdade é que a tal da neblina acabou se tornando parte da atmosfera dos três jogos. Embora a Rockstar tenha adicionado o efeito com o último patch, este mod criado por Junior_Djjr ainda continua sendo a melhor opção para recriar parte da ambientação clássica dos três jogos. Disponível no MixMods.

1 — All Radio Songs Restored

A trilha sonora e as rádios sempre foram parte integral da experiência de qualquer título da série Grand Theft Auto, então — problemas de licenciamento à parte — foi uma grande decepção quando os jogadores souberam que parte das faixas originais não retornaria para a Definitive Edition. Este mod restaura todas as músicas que não deram as caras na remasterização e por isso figura no topo de nossa lista de recomendações. Disponível no NexusMods.

Possibilidades infinitas

E, assim, fechamos a nossa lista! Como um entusiasta de mods, devo dizer que estou ansioso para ver o que a comunidade continuará criando para Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition. Mesmo com pouco tempo de fato desde o lançamento da trilogia, já há diversas possibilidades postas à mesa graças à infindável criatividade dos criadores e o potencial pulsante da Unreal Engine. 

Se eu precisasse apostar, diria que a tendência é que comecemos a ver criações cada vez mais ousadas conforme os modders se acostumam com a nova obra. Dito tudo isso, o que achou da lista, caro leitor? Você já conhecia alguma dessas recomendações? Pretende realizar o download de alguma? Como sempre, não se esqueça de comentar!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


é bacharel em Produção Cultural pela UFF e estudante de Comunicação Social pela FSMA. Na infância, ganhou um Super Nintendo dos pais e, desde então, nunca mais deixou o mundo dos games. Ainda sonha em ser um Mestre Pokémon.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google