Análise DLC

Análise: Horizon Chase: Senna Sempre (Multi) é uma sensacional homenagem ao nosso eterno campeão

A expansão traz muitas novidades e melhora um jogo que já é ótimo.

Senna Sempre
é a terceira e maior expansão do excelente jogo de corrida arcade Horizon Chase, do estúdio brasileiro AQUIRIS, que presta uma merecida homenagem ao lendário piloto Ayrton Senna. O DLC introduz uma modalidade completamente nova ao título de corrida: o eletrizante circuito da Fórmula Um, com quinze novas pistas, seis novos tipos de carros, mecânicas próprias e um modo carreira que celebra a trajetória de um dos maiores esportistas do Brasil. A expansão foi lançada no dia 20 de outubro de 2021, data que comemora 30 anos do tricampeonato de Senna.

Um ídolo nacional

Minhas lembranças de infância, entre as décadas de 1980 e 1990, incluíam acordar cedo aos domingos, rotina que se repetia em muitos outros lares. É difícil imaginar o que seria tão incrível a ponto de tirar um garoto da cama bem cedo em pleno domingo, mas a resposta é igualmente maravilhosa: poder testemunhar um brasileiro vencendo, com extrema competência e habilidade. 

Até hoje nosso país carece de pessoas exemplares, de quem podemos nos orgulhar, que projetam uma imagem positiva do brasileiro para o resto do mundo. Ayrton Senna era mais que uma pessoa pilotando um carro, era um exemplo de conduta, garra, dedicação, profissionalismo e competência.

Orgulho de ser brasileiro.

Seu talento para corridas parecia um dom divino, mas era fruto de muito trabalho, dedicação e preparo. Enquanto outros pilotos habilidosos, como Nigel Mansell, ouviam os mecânicos por quinze minutos e depois saíam para jogar golfe, Ayrton Senna passava o dia todo junto com sua equipe, repassando feedbacks sobre detalhes mecânicos do carro e as condições da pista.

Senna conseguia superar situações impossíveis, como por exemplo largar a partir da décima terceira posição, num dia chuvoso, no complicadíssimo Circuito de Mônaco, e conseguir chegar em segundo lugar. Ou no GP do Brasil em 1991, quando todas as marchas quebraram, exceto uma. Ele conseguiu vencer assim mesmo, mal conseguindo sair do cockpit, totalmente esgotado pelo esforço físico insano de segurar um carro de Fórmula Um no braço, sem as marchas.

Durante os treinos do GP da Bélgica em 1992, o piloto francês Érik Comas sofreu um grave acidente em uma curva, ficando inconsciente. Havia um enorme risco de explosão por causa do vazamento de combustível. Senna não pensou duas vezes: saltou do carro e, mesmo com o enorme perigo, correu em direção ao carro de Comas para desligar a ignição, evitando a explosão e salvando a vida do rival.


Mais que um excelente piloto, Senna era uma figura inspiradora, um ser humano absolutamente admirável em termos de dedicação e competência. Quando Ayrton Senna vencia, seu ritual era diminuir a velocidade, pegar uma bandeira do Brasil e comemorar a vitória desfilando pelo circuito com o símbolo nacional em mãos, mostrando ao mundo todo o orgulho por ser brasileiro. Isso tocava fundo, algo que nenhum outro esportista, personalidade ou autoridade conseguiu repetir em meu coração. Quando Senna vencia, era como se cada brasileiro vencesse.

Você no cockpit

A expansão celebra a carreira de Senna, colocando o jogador no lugar do grande piloto. A jogabilidade se mantém a mesma de Horizon Chase, que já é excelente, mas possui algumas inovações exclusivas para este DLC. A começar por se tratar de corridas de Fórmula Um, algo inédito nesse jogo, com carros muito mais velozes, que dão uma sensação de jogabilidade ainda mais frenética, especialmente na visão do cockpit.

A emoção de ser Ayrton Senna
Essa visão em primeira pessoa, no cockpit do carro, foi muito pedida pelos fãs e faz com que você se sinta mais ainda no papel de piloto. Infelizmente essa visão não foi incorporada ao jogo base, ficando disponível apenas na expansão.

Se por um lado o jogo principal é fortemente inspirado em Top Gear, a expansão Senna Sempre jogada em cockpit lembra bastante outro clássico dos 16-bits: Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (Mega Drive), não por acaso outro título que presta homenagem ao piloto e que contou com sua participação na etapa de desenvolvimento.

Outra novidade bacana introduzida com Senna Sempre é a Estratégia de Corrida, em que antes de iniciarmos a prova podemos optar por uma de três estratégias: Pneus Aprimorados, que possuem maior aderência e são ótimos para dias de chuva, mas que aumentam o consumo de combustível; Aerodinâmica Avançada, que permite alcançar velocidades maiores, uma estratégia muito boa para pistas secas e com retas longas; e Combustível Especial, que permite que o carro carregue mais combustível e inicie a corrida com um nitro extra.
A nova mecânica de Estratégia de Corrida acrescenta ainda mais diversão
Esse simples detalhe da Estratégia de Corrida faz toda a diferença no seu desempenho durante a prova, o que leva o piloto a estudar o traçado da pista e as condições do tempo com antecedência antes de escolher sua estratégia, uma atitude que o próprio Ayrton Senna tinha antes das provas.

Carreira de piloto

O modo Carreira é uma campanha single player, dividida em cinco capítulos, que reproduz a trajetória de Senna, cobrindo o período da sua estreia na Fórmula 1 em 1984 até o seu tricampeonato em 1991. À medida que avançamos na campanha, pilotamos seis veículos diferentes, acompanhando a passagem do piloto pelas escuderias Toleman, Lotus e McLaren (que no jogo aparecem com nomes fantasia).

Reviva a carreira do Senna, da estréia na F1 até o tricampeonato.
Cada corrida é acompanhada por um texto explicativo sobre aquele momento no contexto da carreira. Este modo introduz quinze novas pistas, com traçado claramente inspirado em circuitos reais da Fórmula Um, incluindo o icônico circuito de Mônaco, onde Senna era soberano. O Brasil é representado por pistas similares a Jacarepaguá e Interlagos, que aparecem em momentos diferentes na linha do tempo, acompanhando as alterações que aconteceram no mundo real.

Por questões de licenciamento, provavelmente, não foram utilizados nomes reais para pilotos, pistas e escuderias. Porém, isso não chega a incomodar: as referências são claramente reconhecíveis.

Outra novidade aqui são as Façanhas do Senna, três desafios para cada corrida que emulam as proezas do piloto. Esses desafios podem ser tarefas como fazer uma largada perfeita, pegar combustível em uma determinada volta ou vencer a corrida. Cumprir esses requisitos não é obrigatório para avançar na campanha, mas é muito legal tentar fazê-los, pois isso acrescenta uma camada extra de desafio e identidade com Senna.
Será que você consegue reproduzir os feitos do campeão?

Campeonato Mundial, mas somente local

O segundo modo de jogo é o Campeonato Mundial, para um a quatro jogadores disputarem em tela dividida uma série de corridas contra carros pilotados pelo computador. Esse modo oferece três categorias com dificuldade progressiva: Estreante, Desafiante e Lenda, que são temporadas com seis, nove e doze corridas aleatórias, respectivamente.

Os objetivos aqui são os mesmos de um campeonato de Fórmula Um: terminar as corridas nas melhores posições para obter pontos. O piloto que tiver a maior soma de pontos ao final de uma temporada, vence.

Disputas acirradas em tela dividida
Ao terminar em terceiro ou melhor com um determinado carro, você libera outro veículo para usar na categoria superior. Esta mecânica para desbloquear novos veículos é um bom incentivo à rejogabilidade. São mais de trinta carros, mas são variações estéticas dos seis modelos disponíveis no modo Carreira.

Infelizmente só é possível realizar disputas em multiplayer local, pois não há um modo online nativo. No Steam o game é compatível com a ferramenta Remote Play Together, que permite que jogadores remotos conectem-se como se estivessem no mesmo computador. As versões para iOS e Android não oferecem multiplayer, nem mesmo local.

Se preferir, a tradicional visão em terceira pessoa também está disponível
Horizon Chase: Senna Sempre está disponível em praticamente todas as principais plataformas da atualidade: PlayStation 4, Xbox One, Switch, PC (via Epic Store, Steam e Nuuvem), iOS e Android. O jogo e o DLC são compatíveis com PS5 e Xbox Series através de retrocompatibilidade.

Parte das vendas em todas as plataformas será revertida para o Instituto Ayrton Senna, que desenvolve projetos educacionais e pesquisas voltadas para crianças e jovens por todo o Brasil. No PlayStation 4 é possível comprar cópias em mídia física, que trazem o jogo base completo acompanhado de um código para baixar a expansão e um cartão postal.

Parte das vendas é destinada ao Instituto Ayrton Senna
Como não poderia deixar de ser, toda a adrenalina das corridas é embalada pela sensacional trilha sonora composta por Barry Leitch, que trouxe algumas músicas inéditas para a expansão. Porém a maioria das pistas é acompanhada pela trilha sonora original do jogo base, o que não é um problema pois a trilha sonora original é excelente.

É campeão!

Mais que uma homenagem, Horizon Chase: Senna Sempre é um complemento absolutamente imperdível. Além de trazer uma boa quantidade de conteúdos novos, possui uma jogabilidade diferenciada do jogo padrão, mantendo sua essência como um arcade acessível e gostoso de jogar. Ayrton Senna é um ídolo nacional e um dos maiores nomes da Fórmula Um, e essa expansão faz jus ao seu legado.

Ayrton Senna está uma volta à sua frente!

Prós

  • Reproduz façanhas reais da carreira de Senna, celebrando sua trajetória;
  • Maior sensação de velocidade em relação ao jogo base;
  • Nova mecânica de Estratégias de Corrida;
  • Quinze novas pistas e seis novos carros, inspirados em modelos reais;
  • Opção de câmera em primeira pessoa.

Contras

  • Ausência de multiplayer online.
Horizon Chase: Senna Sempre - PS4/XBO/Switch/PC/Mobile — Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: XBO
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital cedida pela AQUIRIS

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google