Dicas e Truques

Resident Evil Village (Multi) – Os Mercenários: dicas para iniciantes

Confira algumas dicas básicas para obter as melhores pontuações no modo extra de jogo de Village.


Depois de salvar Rose de uma satânica seita, Ethan Winters ainda tem um desafio para os jogadores: obter as melhores pontuações em Os Mercenários. Aqui você confere algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem neste fervoroso desafio de agilidade e habilidade, em busca das melhores pontuações e recompensas de Resident Evil Village.


Para acessar Os Mercenários, você precisa terminar o jogo uma primeira vez para liberar a loja de conteúdo extra e comprá-lo. Ao concluir diversos desafios o jogador acumula pontos de conclusão (PC), que são usados para desbloquear conteúdo adicional como artes, modelos de personagens, armas e trapaças para usar no modo história.

Como funciona

O objetivo do modo Mercenários é obter as maiores pontuações em oito mapas situados em locais visitados por Ethan na história principal. Ele lembra mais os modos Raid de Resident Evil Revelations do que o modo homônimo de Resident Evil 4, 5 ou 6. Dependendo do nível obtido em cada mapa, uma recompensa é obtida. Nos quatro primeiros mapas, as recompensas são separadas de acordo com sua pontuação:
  • Nível B: 5.000 Lei no início da próxima partida;
  • Nível A: libera o próximo mapa;
  • Nível S: libera uma habilidade nova;
  • Nível SS: Contribui para desbloquear a compra da Retaliadora LZ;
  • Nível SSS: ???
Os mapas 5 a 8 são versões mais difíceis dos quatro primeiros. Conseguir o nível SS em todos os oito habilita a compra do Retaliadora LZ na loja de conteúdo extra. Ela é uma paródia ao sabre de luz de Star Wars, mas também é uma poderosa arma que pode ser usada no modo história de Resident Evil Village.


A pontuação é calculada usando três parâmetros: sua pontuação base na área, o tempo restante no relógio e a quantidade de Lei obtida. Cada mapa é dividido em áreas, e no intervalo entre elas você tem acesso à loja do Duque para comprar armas e itens de recuperação, fazer melhorias no arsenal e vender o que não deseja.


Menos é mais

Essa frase se encaixa em dois pontos importantes em Os Mercenários. O primeiro, obviamente, é o tempo. Quanto mais rápido e eficiente for sua passagem por uma área, por consequência, maior será o tempo sobrando no seu relógio, e isso é essencial para garantir mais pontos no fim de cada área.

O outro ponto é a quantidade de equipamentos que você está carregando. Carregue apenas as armas que você vai utilizar, dando preferência para as que causam mais dano a um custo menor, como a espingarda ou o rifle de precisão. Ou seja, armas que podem matar com um único tiro. Sendo assim, venda todo o restante que não tem serventia e use o dinheiro para fazer melhorias nestas armas.


Nos estágios 5 a 8, as versões mais difíceis, a regra se mantém, mas a estratégia precisa ser adaptada, pois os itens na loja do Duque mudam. Saem a espingarda e o rifle, entram o lança granadas e a magnum. Escolha a que se sentir mais confortável e continue investindo nela. Comprar alguns frascos de recuperação também serão úteis, pois estes mapas são mais brutais.

Cada abate conta

Parafraseando Joel em The Last of Us, “faça os tiros valerem a pena”. Cada área exige que um número mínimo de inimigos seja derrotado para que a saída seja habilitada. Porém, sair cedo de uma área é um desperdício de pontos. O ideal é que você derrote todos os inimigos antes de sair. Para isso, é inevitável jogar o mesmo mapa várias vezes para aprender os padrões e otimizar seu tempo, não tendo o risco de acabar correndo para algum lugar vazio e perder segundos preciosos que vão contribuir para sua pontuação e quebrar seu contador de combo.


Cada inimigo abatido soma um ponto ao medidor de combo, que dá um bônus de pontuação no fim da contagem e um de tempo para cada abate, dependendo do multiplicador. Cada 10 abates aumentam o bônus de tempo em x0,5, ou seja, se um inimigo abatido daria +5 segundos ao relógio, com um multiplicador em x1,5 ele passa a valer +7,5 segundos, e assim por diante.

A melhor das situações é sincronizar seu contador de inimigos com o de combo, ou seja, se uma área tem 40 inimigos, e você já abateu 20, o ideal é que seu contador de combo também esteja em 20. Terminar uma área com o medidor de combo no mesmo número de abates pode ser considerado uma partida perfeita, pois você conseguiu derrotar todos os inimigos em uma única sequência. Isso vai lhe render muitos pontos.

Tirando proveito das habilidades

Os mapas de Os Mercenários possuem orbes coloridos que fornecem dois tipos de bônus: os amarelos, que adicionam tempo ao seu relógio e os azuis, que te dão uma habilidade extra de forma aleatória. Ao ativar um orbe azul, três habilidades são oferecidas de forma ocasional para que você escolha uma. Estas habilidades podem fornecer algum acréscimo de dano, aumento de resistência ou vida, agilidade, melhoria para algum tipo de arma ou ônus aos inimigos.


As mais recomendadas são as de caráter ofensivo e de agilidade, pois vão permitir que você se mova mais rápido e mate com mais eficiência, o que vai lhe render alguns preciosos segundos no fim de cada área. Ao conseguir nível S em algum dos quatro primeiros mapas, novas habilidades são adicionadas ao rol de seleção, podendo ajudar muito, principalmente nos mapas mais difíceis.

Paciência é uma virtude

Como já deu para perceber, dominar Os Mercenários não é uma tarefa simples. Você vai precisar de paciência para corrigir seus erros, além de encontrar as formas mais eficientes de passar pelos mapas deste modo. O mais interessante é conseguir, pelo menos, o nível S em todos os mapas para obter a conquista/troféu Caubói Lendário, uma das mais difíceis do jogo como um todo. Além disso, fica a seu critério obter o nível SSS, o mais difícil.

Espero que essas dicas básicas te ajudem a triunfar neste desafiante e divertido modo de Resident Evil Village. Para saber mais sobre o jogo, não deixe de conferir nossa análise e nosso guia de troféus e conquistas.

Revisão: Felipe Franco

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google