Jogamos

Análise: Rain on Your Parade (Multi) é um simulador de nuvem com muito humor e diversão

Seja uma nuvem sapeca e provoque o caos e a destruição.

Rain on Your Parade
é um jogo de ação casual onde você controla Nublado, uma simpática e sorridente nuvenzinha, com o objetivo de causar o caos por onde passa, arruinando casamentos, escritórios, plantações e muito mais. Com um visual fofo, pautado em muito bom humor e mecânicas simples, é uma experiência agradável para públicos de todas as idades.

Jogando na nuvem

A jogabilidade em Rain on Your Parade é extremamente acessível, com controles simples e missões curtas que podem ser concluídas em poucos minutos. Cada missão possui uma lista de objetivos, como molhar todas as pessoas, estragar equipamentos ou apagar incêndios. Em algumas delas você possui um limite na sua carga de chuva, que pode ser recarregada em certos pontos como rios ou torneiras. Em outras, você possui carga infinita e pode chover à vontade.



Apenas alguns objetivos da lista são obrigatórios e você pode voltar mais tarde para tentar bater aqueles que ficaram faltando, o que fica mais fácil à medida que novas habilidades são desbloqueadas. No início, seu único poder é chover água, mas conforme você avança pelas fases, aprenderá novos poderes, como disparar raios, nevar e criar tornados. Nublado também pode chover líquidos diversos, como óleo, produtos de limpeza e até café (uma nuvem que chove café, já imaginou?)


A campanha possui 50 fases e, ao ser finalizada, libera o New Game+, onde novos objetivos opcionais são acrescentados a todas as missões. Também é possível habilitar o Modo Sol, onde um Sol malvado persegue você pela tela e, se lhe tocar, rouba parte da sua carga de chuva. Estas adições acrescentam uma boa rejogabilidade e tornam as tarefas bem mais desafiadoras.

Para nuvens grandes e pequenas

Com uma jogabilidade tão simples, achei que o jogo seria enjoativo e repetitivo ao longo de suas cinquenta missões, mas fui surpreendido com uma campanha variada e, principalmente, divertida.

Quando as pessoas em Rain on Your Parade são molhadas, soltam gritinhos engraçados que arrancam risadas da criançada (caramba, eu sou adulto e também achei legal). Muitos objetos do cenário podem ser destruídos ou incendiados, tudo acompanhado por efeitos sonoros divertidos. Quanto mais caos e confusão você causar, melhor.



Algumas missões são perfeitas para crianças ou pessoas sem muita afinidade com jogos. Estas fases têm objetivos extremamente simples de compreender e executar, como causar a maior destruição dentro de um limite de tempo ou molhar o máximo de pessoas possível até a água acabar.

E os adultos ou gamers aficionados, podem se divertir com o jogo? A resposta é um trovejante sim! Diversas missões foram especialmente planejadas para cativar este público. Existem várias citações de clássicos do universo gamer espalhadas pelo jogo e diversas missões específicas em que a referência não está presente só nos textos, como também na jogabilidade. Existe, por exemplo, uma missão stealth no estilo Metal Gear, onde você precisa se esgueirar sem ser visto pelos guardas e atacá-los (chover) pelas suas costas.






O jogo possui uma missão tower defense com mecânicas inspiradas em Plants vs. Zombies (Multi), algo que definitivamente eu não esperaria em um jogo de nuvem, com posicionamento de torres e combinações com seus próprios poderes de neve, chuva, vento e relâmpago. Há uma homenagem engraçadíssima a The Legend of Zelda: A Link to the Past (SNES) e até mesmo à famosa missão do hospital em Silent Hill (Multi).

Chuva rápida e bugs em pontos isolados

Eu levei cinco horas para terminar Rain on Your Parade, que não possui seleção de níveis de dificuldade. Com certeza dá pra fazer em menos tempo, porque sempre que eu desbloqueava um novo poder, revisitava as missões anteriores para refazê-las de um modo mais divertido. É um jogo bem curtinho, com bastante variedade e conteúdo bem satisfatório.

Os textos têm opção de idioma em português brasileiro e a localização é muito boa, mantendo as piadinhas e até as rimas no modo de falar do vilão, o Doutor Estio, nomeado em mais uma ótima referência, desta vez ao fenômeno da estiagem.


Aconteceram pouquíssimos bugs durante meu teste. A câmera travou duas vezes na penúltima missão, quando Nublado trocava de sala. Também ocorreram algumas quedas de fps quando havia muitos objetos em movimento (rodopiando com o poder do tornado) no Xbox One, mas isso não ocorreu no Xbox Series X, que rodou de maneira uniforme independentemente de quantos objetos estivessem na tela. Nenhum desses bugs chegou a travar o jogo, resolvendo-se sozinhos após alguns segundos.

A câmera é talvez a única ressalva que faço: ela é fixa em um certo ângulo, que não pode ser alterado enquanto se joga. Isso atrapalha um pouco, porque às vezes seus objetivos ficam escondidos atrás de paredes e fica um tanto difícil visualizá-los. Seria interessante se houvesse a opção de alterar o ângulo de visão com o analógico direito, algo que imagino ser perfeitamente possível, já que a qualquer momento você pode ativar um modo fotografia que permite rotacionar a câmera livremente.



Tempestade de diversão

Rain on Your Parade é um simulador de nuvem extremamente divertido e lúdico, excelente para ser jogado com crianças e que provocará risadas em todo tipo de jogador, seja aquele casual com pouco contato com o universo gamer, seja com aquele jogador hardcore que entenderá todas as referências sutis (e outras nem tanto) à própria indústria dos jogos. Afinal, quem não gosta de causar uma boa confusão? Ou chover café?

Prós

  • Jogabilidade bastante acessível, com mecânicas divertidas e simples de entender;
  • Humor na medida certa;
  • Divertido para jogadores de qualquer idade.

Contras

  • Câmera com ângulo fixo que não pode ser mudado;
  • Pequenos travamentos em missões com trocas de tela ou muitos objetos em movimento.
Rain on Your Parade - PC/XBO/Switch - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Xbox One
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Unbound Creations

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google