Dicas e Truques

Persona 5 Strikers (Multi) – todos os truques para se tornar o maior dos ladrões de corações

Dicas para se dar bem na nova e incrível aventura dos Phantom Thieves of Hearts.


Conforme conferimos na sua análise, Persona 5 Strikers (Multi) é um excelente jogo que mistura ação e RPG de forma única e envolvente. Se por um lado o título é atraente graças ao seu carisma e sua diversão, por outro ele tem um nível de dificuldade acentuado. Seja pela jogabilidade inédita, seja pelos combates frenéticos, o fato é que o jogador vai enfrentar desafios respeitáveis ao longo da aventura.


Para facilitar a vida, preparamos um conjunto de dicas e truques essenciais para quem quer chegar até o final da incrível história. Ele inclui alguns elementos pouco explicados e recursos que exigem um bom planejamento para serem usados. Confira a lista abaixo e bom jogo!

Sobre o nível de dificuldade exigente

Apesar de ser cheio de charme e repleto de opções, não se engane: Strikers é um jogo exigente. As batalhas exigem uma combinação de bons reflexos, planejamento dos movimentos e gestão de itens e energia. Um erro pode levar a resultados ruins, indo de um desperdício de recursos até a derrota nas lutas. Nada muito crítico, pois podemos carregar um salvamento ou reiniciar do último checkpoint, mas sempre frustrante.

Cada uma dos tópicos que virão a seguir trarão valiosas dicas para você ter sucesso, mas deixo aqui alguns avisos gerais. Não tenha receio em começar a jogar no nível fácil e só depois subir para outro (é possível fazer isso no menu de pausa) se achar adequado. Além disso, salve sempre que tiver algum avanço razoável, evitando ter que travar uma luta logo após uma vitória custosa e até mesmo podendo refazer combates mal conduzidos.

Um jogo único que mistura dois clássicos

Strikers combina a estratégia em turnos da série Persona com os combates intensos da franquia Dynasty Warriors. O resultado é uma experiência única, mas que pode ser um pouco confusa no começo. Em um grupo de até quatro personagens, o jogador precisa derrotar todos os inimigos (chamados Shadows) em cada luta (existem algumas variações, mas os combates sempre estarão lá) utilizando golpes físicos e especiais.
Ataque e realize combos com precisão
Por um lado, é tentador somente atacar os inimigos com movimentos diretos, tal como na série Dynasty Warriors. Entretanto, Shadows mais poderosas resistem a essas investidas e podem lançar contra-ataques mortais. Por outro lado, utilizar somente os especiais dos Personas do time vai consumir rapidamente a energia (SP) do grupo.
Gerencie o poder dos Personas para ir mais longe
Logo, por mais óbvio que seja, mantenha um equilíbrio adequado durante as lutas. Ataques diretos não tem custo, então os utilize bastante e alterne com esquivas durante as investidas inimigas. Ataques especiais usam SP, então procure usá-los somente em grupos de inimigos, tentando sempre atingir pelo menos um com fraqueza ao elemento do golpe.

Utilize as fraquezas sem dó

Falando em fraquezas, esse é outro ponto chave de Strikers. Cada ataque pertence a algum elemento: physical, gun, fire, ice, electric, wind, psy, nuclear, bless, curse, almight e suporte (como cura, aumento de ataque, etc). Com exceção dos dois últimos, os demais fazem parte de um sistema de resistências e fraquezas, elemento clássico em jogos de RPG.

Embora saber as relações entre eles seja útil, o jogo é bastante generoso e mostra elas em tempo real. Quando disparamos uma habilidade com um Persona, o menu de opções deixa claro qual golpe atingiria a fraqueza de um inimigo. Isso também inclui situações como Shadows afetados por status como sleep e rage, que possuem desvantagens próprias.
Fique de olho nas fraquezas (weakness - wk) e resistências (strengths - str)
Só não esqueça que os inimigos também podem utilizar o sistema. Fique de olho nas fraquezas e resistências do seu próprio grupo, o que pode ser usado antes de compor o time para uma luta. Para terminar o tópico, é bom frisar que alguns combos de ataques diretos terminam com um ataque especial fraco, mas que também tem o efeito de fraqueza e ainda não tem custo de SP.

Preste atenção nas oportunidades

Além dos ataques próprios, o grupo de heróis também pode utilizar outros recursos durante as lutas. Ao causar dano através de fraquezas, as opções chamadas One More e All-Out Attack podem ser disponibilizadas ao jogador. Elas permitem a utilização de ataques poderosos e sem risco de contra-ataques, sendo perfeitas para minar a energia inimiga.
Showtime, um ataque que carrega com o uso e a troca dos personagens, também é muito útil e poderoso
Os cenários também possuem opções interessantes. Diversos elementos como estátuas, caixas explosivas e veículos podem ser brevemente utilizados para causar dano. O nome desse recurso é Phantom Dash e ele pode garantir ataques valiosos. Fique de olho neles durante as lutas, sobretudo naqueles que podem atingir a fraqueza dos inimigos.

Mantenha um equilíbrio no nível dos personagens

Como dito anteriormente, somente quatro personagens podem lutar ao mesmo tempo, com o protagonista, Joker, sendo obrigatório. Embora seja tentador focar em certas figurinhas, seja pela afeição ou pelo gosto das habilidades, recomendo que o jogador mantenha um balanço adequado. Cada Phantom Thief tem suas próprias qualidades, sobretudo quando falamos de fraquezas e resistências.
Monte sua equipe favorita, mas não deixe o restante do grupo de lado
Lembre-se que essas duas palavrinhas tão repetidas podem tornar mais fácil a sua vida nesse jogo difícil. Por isso, ter todos os personagens em níveis altos facilita a escolha em cada situação. Certas Jails e chefes podem ser enfrentados com menor dificuldade ao escolher o grupo certo. Se for necessário, revisite as dungeons anteriores para conseguir a experiência necessária.

Explore as cidades e as suas Jails

Strikers é dividido em cidades e suas respectivas Jails. Enquanto nas primeiras realizamos investigações, compras e missões secundárias, as segundas são voltadas para os combates, explorações e mais tarefas secundárias também. Se por um lado podemos revisitar as Jails, as cidades ficam para trás conforme avançamos no jogo.
Cada cidade vai ter suas próprias opções de compra
Logo, procure explorar todos os cantinhos delas a cada novo acontecimento na história. Certos itens só podem ser comprados nas cidades, assim como determinadas missões só podem ser completadas nelas. Da mesma forma, investigue as Jails para obter itens, encontrar novos Personas e realizar as tarefas secundárias, que sempre rendem boas recompensas.

Itens pra que te quero

Embora utilizar itens seja uma prática comum em RPGs, jogos do tipo musou, tal como Strikers, normalmente não os utilizam. A questão é que o nosso título é uma mistura desses dois gêneros, sendo que, no quesito utilização de itens, ele tende a ficar do lado dos role-playing games mais clássicos. Ou seja, usar o inventário é essencial para vencer.

Existem quatro formas principais de obter itens em P5S: adquirindo em lojas das cidades, explorando as Jails, concluindo missões e comprando de Sophia. A última é a mais consistente e variada, pois a jovem digital oferece equipamentos, armas, itens de suporte e de cura a qualquer momento. Além disso, ela é o único lugar onde você pode vender aqueles recursos que não interessam mais.
Visite a loja de Sophia com frequência na busca por promoções
Procure sempre comprar todos os itens que recuperam SP, pois a barra de especial é essencial (como já vimos na seção de fraquezas e resistências). Também tenha um bom estoque de itens para recuperar a vida e tente manter os equipamentos de Joker no máximo. Sendo o protagonista, ele sempre vai estar nas lutas e precisa estar nas melhores condições possíveis. Invista dinheiro nos demais colegas de forma moderada e conforme os recursos permitirem.

Escolha os seus laços com cuidado

Ao compartilhar momentos com os amigos, incluindo lutas, conversas e refeições, o jogador adquire experiência para o seu nível de BOND. A cada novo nível, o sistema BOND fornece pontos que podem ser utilizados para obter habilidade e efeitos especiais. São muitas opções para gastar os pontos obtidos, com alternativas como reforço no dano físico e aumentar a quantidade de dinheiro recebida com os combates.

Como na maioria dos RPG, não existe, necessariamente, uma escolha absolutamente correta de quais são as melhores habilidades. Ela depende muito do estilo de luta do jogador, que pode escolher focar em determinados tipos de estratégia para avançar no game. Entretanto, o início do jogo pode gerar alguma indecisão, principalmente pela falta de conhecimento de quais habilidades ainda serão liberadas.
São muitas opções para escolher no sistema BOND
Algumas das opções do sistema BOND só surgem após certos pontos da história serem concluídos ou quando cumprimos determinadas missões secundárias. Logo, deixarei aqui algumas sugestões gerais, sobretudo para aqueles que estão começando. A mais importante é a que aumenta a quantidade de pontos BOND obtida por nível alcançado, o que torna o processo muito mais dinâmico.

Além dela, chamada de Bondmaker, outras opções importantes são: Oracle Recover, que recupera uma porção de HP e SP ao final das batalhas; Avenger, que garante um contra-ataque após uma esquiva na hora certa; Harisen Helper, que aumenta as chances de cura de efeitos de status (sleep, shock, etc). Vale a pena guardar alguns pontinhos para melhorá-las assim que uma nova atualização estiver disponível

Temos que pegar todos (os Personas)

Ao derrotar as Shadows, existe uma chance delas manifestarem uma máscara que, ao ser coletada, adiciona um novo Persona ao arsenal de Joker. Embora seja possível torná-los mais fortes na Velvet Room e ao adquirir experiência durante as lutas, a melhor estratégia é focar em fusões. Além de obter novas criaturas, essas criações serão mais poderosas que as suas.
Obtenha novas e poderosas criaturas
Conforme o protagonista avança de nível, ele poderá realizar fusões de Personas cada vez mais poderosas. Por isso, visite a Velvet Room regularmente e procure sempre ter algumas máscaras sobrando para utilizar como materiais. Também preste atenção nos golpes herdados pela nova criatura: procure ter uma boa variedade de elementos, favorecendo a exploração das fraquezas dos inimigos.
E aí, leitor? Gostou do guia de dicas para Persona 5 Strikers? Ou faltou alguma coisa? Deixe a sua opinião.
Revisão: Emanoelly Rozas
Matéria produzida com cópia digital cedida pela Atlus/Sega

é redator de matérias sobre games desde julho de 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. @MatheusSO02


Disqus
Facebook
Google