CD Projekt Red é alvo de ataque cibernético

Com a recusa das negociações, informações de jogos começam a ser vazadas na internet.



A CD Projekt Red emitiu um comunicado oficial em sua conta no Twitter de que foi alvo de um ataque cibernético no dia 08 de fevereiro. A empresa não é a primeira do ramo dos jogos a sofrer esse tipo de ataque, em episódios passados a Capcom e a Koei Tecmo também foram vítimas.


Em nota, divulgada pela CD Projekt, os atacantes informam que possuem acesso ao código fonte de jogos como Cyberpunk 2077, The Witcher 3, Gwent e até a uma versão não lançada de The Witcher 3. Não obstante, na mesma nota é divulgado que eles tem acesso a documentos de origem administrativa, legal e financeira da desenvolvedora de jogos.

O prazo para que o resgate fosse pago era de 48 horas, mas com a recusa da empresa as primeiras informações começaram a ser vazadas. De acordo com o site Cybernews os hackers vazaram o código-fonte de Gwent em algum fórum de hackers. A postagem incluía links para um arquivo Mega.NZ intitulado "CDProject Leak # 1", nome que sugere que esse será apenas o primeiro dos vazamentos.




Em levantamento feito pelo portal Terra o ataque sofrido pela empresa polonesa teria sido semelhante ao ocorrido com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) no final de 2020. O ransomware responsável se chama HelloKitty, e é utilizado especificamente para invasões em servidores.

Em sua nota publicada a CD Projekt Red indicou que não pretende negociar com os sequestradores de dados e confirmou que dados pessoais de funcionários e ex-funcionários, a princípio, não foram acessados. A empresa já acionou as autoridades responsáveis para investigação e a proteção da informação.


É formada em Arquivologia pela UNIRIO. Amante de RPGs antigos e que quase enfartou com Fatal Frame, é fã assumida da série Red Dead e sempre se pergunta quando farão um crossover de Jurassic Park e Dino Crisis.


Disqus
Facebook
Google