Koei Tecmo sofre ataque cibernético e retira os sites da América e da Europa do ar

Ainda sem suspeitas do autor do ataque ou pedido de resgate pelas informações a empresa presta nota a mídia e aos seus usuários.




 Por meio de seu  site oficial, a empresa japonesa Koei Tecmo, famosa por jogos como Nioh e a franquia Dead or Alive, emitiu um comunicado no último dia 25 de dezembro para notificar que por volta da data de 22 do mesmo mês sofreu um ataque cibernético. As informações de seus usuários foram vazadas e como resultado o site europeu e da filial americana foram retirados do ar e o fórum foi desativado. Ambas as decisões foram tomadas para favorecer procedimentos de investigação e salvaguardar demais dados, visto a possibilidade de novos ataques.


Segundo análise dos mesmos, supõem-se que cerca de 65 mil contas nos fóruns europeus podem ter tido sua segurança violada e informações como senhas e endereços de e-mails vazados. Contudo, a Koei tranquiliza seus usuários ao declarar que o fórum não continha nenhuma informação de cartões de crédito, apesar do executor do ataque ainda não ter sido identificado e tão pouco o método utilizado.

A instituição aproveitou para se desculpar e informar que está tomando as devidas providências e agindo em boa-fé de seus usuários.

O ataque foi relatado pela primeira vez através do portal, também japonês, Famitsu, que inclusive levantou a possibilidade de existir uma postagem do autor do ataque estar vendendo as informações como IPs, senhas, nome de usuário por bitcoins.

Lembramos que a Koei não é a primeira empresa do ramo de jogos eletrônicos a sofrer um ataque desse tipo. Em novembro de 2020 a Capcom também foi alvo de um ataque de hackers que afetou dados de cerca de 350 mil pessoas, contudo, ela teve informações tanto de usuários quanto corporativas comprometidas. O fato ainda segue em investigação. 

Segundo matéria recente do The Diplomat, uma revista internacional que cobre notícias sobre política, sociedade e cultura na região da Ásia e Pacífico, as empresas japonesas já enfrentavam um aumento significativo em ataques cibernéticos antes mesmo da pandemia de Covid-19. Além disso, outras grandes corporações como a Honda e a Canon também foram alvos de de ataques de ransomware e malwares.

É aconselhável que caso você seja usuário de algum dos fóruns da Koei que foram atingidos, busque atualizar seus métodos de segurança, como senhas, e fique atento se seu e-mail e senha foram duplicados.



É formada em Arquivologia pela UNIRIO. Amante de RPGs antigos e que quase enfartou com Fatal Frame, é fã assumida da série Red Dead e sempre se pergunta quando farão um crossover de Jurassic Park e Dino Crisis.


Disqus
Facebook
Google