Dicas e Truques

Call of Duty: Black Ops - Cold War (Multi): dicas para ter sucesso no novo jogo da famosa franquia de tiro

Um guia repleto de sugestões e dicas para vencer os desafios da Guerra Fria.


Tal como conferimos na sua análise, Call of Duty: Black Ops - Cold War (Multi) é um divertido e competitivo jogo de tiro. Mesmo sendo familiar aos fãs da série, ele traz várias novidades e mecânicas únicas, sobretudo em comparação com o título anterior, Modern Warfare. Por isso, este guia trará dicas valiosas para vencer durante os combates intensos do game.


Para facilitar a vida do leitor, a matéria vai ser dividida da seguinte forma: dicas gerais, que valem para todo o jogo; Multijogador, voltadas para os modos competitivos online; e Zumbis, com foco no combate aos mortos-vivos. Seja qual for o seu modo preferido, é sempre útil ter uma noção geral do game, então vale a pena conferir todos os três. Prepare o seu arsenal, pois vamos começar!

Dicas gerais

Antes de qualquer coisa, ajuste as configurações

Uma das coisas mais importantes ao começar Black Ops - Cold War, e qualquer jogo de tiro no geral, é customizar as configurações do game. Fatores como jogabilidade, áudio e gráficos são cruciais durante os competitivos tiroteios, o que torna esses ajustes muito críticos para se ter sucesso. Jogadores de PC normalmente estão mais acostumados ao processo, mas os consoles não devem ficar para trás.
Para o bem ou para o mal, essas configurações podem ser bem profundas e dependem bastante do jogador. Vale a pena experimentar algumas para descobrir o seu gosto. Deixo aqui algumas sugestões gerais populares: sensibilidades vertical e horizontal do controle entre 8 e 12; as duas assistências de mira habilitadas; desligar a perda de foco (motion blur); áudio com prioridade nos efeitos sonoros (para escutar os adversários mais facilmente).

Não pare de atirar

Essa dica é ainda mais relevante caso o jogador esteja acostumado a jogar Call of Duty: Modern Warfare e/ou Warzone. Cold War tem personagens com uma quantidade maior de vida em relação a esses jogos; ou seja, é preciso acertar mais disparos para derrotar os oponentes. Por isso, continue a atirar até ter certeza e deixe para gerenciar a quantidade de tiros necessários depois de adquirir experiência suficiente.

Preste atenção ao deslizar

Outra diferença crítica é o slide – ou deslizar, em português. Em MW e Warzone, o recurso era mais “poderoso”, garantindo deslocamentos mais rápidos e uma grande flexibilidade nos tiroteios. O movimento slide cancel, em particular, era quase obrigatório para quem visasse jogar competitivamente.
 
Já em Cold War, deslizar é um recurso mais modesto. Ele ainda é bastante útil para adentrar ambientes por esquinas e escapar de ataques inimigos, mas não chega a ser espetacular. Mesmo o slide cancel teve seu efeito reduzido, tornando pulos e agachamentos ainda mais relevantes.

Warzone, em essência, é um game diferente

Apesar de Warzone ser o modo battle royale oficial de Call of Duty: Black Ops - Cold War, basta jogar uma partida de cada um deles para notar as várias diferenças. Em outras palavras, é preciso ficar atento ao transitar entre os dois modos multijogador e zumbis e o Warzone. Além dos dois itens já comentados (quantidade de vida e deslizar), duas outras grandes diferenças são que o game mais recente não permite “montar” as armas e não possuir portas nos cenários.

Lembre-se das recompensas de nível

Conforme o jogador completa partidas e adquire pontos de experiência, seu nível vai aumentando proporcionalmente. Esse número, entretanto, não serve apenas para comparar as suas habilidades com as dos adversários. A cada novo nível, diversas recompensas são liberadas, como armas, habilidades, séries de pontuação, melhorias de campo, etc. Verifique as opções frequentemente e veja se não vale a pena atualizar as suas classes.

Lembre-se também dos níveis das armas

Tal como o nível de jogador, as armas possuem um sistema de experiência. Conforme são utilizadas nas partidas, elas recebem novas opções de lente, cano, corpo, carregador, etc. Logo, não se esqueça de frequentemente editar suas classes no armeiro para tornar os seus armamentos ainda mais mortais.

Multijogador

Tenha várias classes prontas

As partidas multijogador oferecem vários modos de jogo diferentes e ocorrem em vários cenários distintos. Devido a essas possibilidades, ter classes com configurações diversificadas é importante. Procure ter ao menos as seguintes opções de armas principais: fuzil de assalto, para partidas com combate a longa distância; submetralhadora, para combates curtos; fuzil de precisão (sniper), para mapas amplos.

Monte suas classes com sabedoria

Em teoria, não existem escolhas erradas ao montar uma classe. Afinal, cada jogador tem seu estilo de jogo e gosto particular para escolher armas, habilidades, etc. Dito isso, ressalto que existem algumas opções equilibradas, recomendadas sobretudo para jogadores novatos ainda descobrindo suas preferências. Uma delas é sempre carregar uma escopeta como segunda arma em vez de uma pistola.
 
Além disso, procure focar nos fuzis Krig 6 e AK-47, além da metralhadora MP5. Para as Vantagens, sugiro Paranoia, Apressado e Fervoroso, e para o Curinga, Perigo Próximo e, posteriormente, Atirador. Finalmente, a Melhoria de Campo chamada Mina de Proximidade é uma boa opção inicial, assim como as Séries de Pontuação Avião Espião, Ataque com Napalm e Blindagem.

Aprenda os detalhes de cada cenário

Black Ops - Cold War tem cenários bastante abertos e intrincados, repletos de passagens, locais altos, pontos cegos e vários outros elementos. Logo, é vital conhecer bem cada um dos mapas disponíveis, evitando ataques surpresa e os famigerados campers. É possível explorar os cenários em partidas locais, sem a pressão de enfrentar inimigos a cada curva.
Por exemplo, Miami é um dos cenários mais amplos e heterogêneos, contando com várias bifurcações e estruturas de tamanhos variados. Além disso, esse mapa tem sacadas perfeitas para quem curte jogar com snipers, então fique de olho nos brilhos das lentes (ou cuidado ao mirar, caso você seja um deles).

Atenção às Séries de Pontuação

É importante lembrar que as Séries de Pontuação não recomeçam ao sermos derrotados. Logo, não perca tempo lamentando a morte e volte logo para o combate em busca dos valiosos recursos. Por outro lado, isso não quer dizer que morrer no jogo é irrelevante; é importante ficar vivo para manter a série de eliminações e, assim, ganhar mais pontos e experiência.

Jogue pelos objetivos

Embora seja muito tentador buscar combates a todo momento, lembre-se que nem todas as partidas multijogador são de mata-mata. O modo Dominação, por exemplo, coloca as duas equipes para controlar zonas de captura e conseguir pontos. Já Baixa Confirmada exige a coleta de plaquetas de identificação para ganhar a partida. Fique de olho na missão e lembre-se que eliminações nem sempre são o mais importante.

Zumbis

Atire na cabeça

Embora essa dica seja super manjada em jogos de tiro, principalmente relacionados a zumbis, é sempre bom lembrar. Cold War não só proporciona dano aumentado para disparos na cabeça, mas também rende mais recursos para o jogador. Ou seja, na dúvida, mire um pouco mais para cima.

Sempre tenha dinheiro em mãos

As opções para gastar dinheiro no modo Zumbis são inúmeras. Comprar armas novas e abrir portas são muito tentadoras, mas procure manter uma quantia razoável sempre disponível. Situações de aperto podem surgir a todo momento, tais como ficar sem munição ou cercado por inimigos, e, para escapar delas, ter recursos é fundamental.

Keep calm and keep moving

Uma das estratégias mais simples e mais eficientes do modo Zumbis é a movimentação contínua. Nunca fique parado muito tempo em um lugar, pois a chance de ser cercado por zumbis é alta. Mantenha-se em constante movimento e corra quando necessário para recuperar a vida e recarregar as armas.

Aproveite as multidões

Além das vantagens descritas na dica anterior, manter-se em movimento tem outra vantagem importante. Os inimigos, ao perseguirem o jogador, tendem a se aglomerar em grandes grupos. Procure ficar de olho nessas multidões de zumbis e disparar contra elas sempre que possível, pois, dada a quantidade de mortos-vivos, será difícil errar os disparos, mesmo que sejam na altura da cabeça.

Preste atenção nos marcadores no mapa

O modo Zumbis de Cold War é bastante instrutivo, por isso é importante ficar de olho em tudo que ele mostra. O mini-mapa deixa claras todas as opções disponíveis ao redor do jogador, como novas armas e caixas para comprar munições. Além disso, pontos de interesse para liberar novas áreas e segredos recebem marcadores na tela, deixando fácil saber para onde devemos ir em seguida e como explorar o mapa.
E aí, leitor? Gostou do guia de dicas para Call of Duty: Black Ops - Cold War? Ou faltou alguma coisa? Deixe a sua opinião.

Revisão: Ives Boitano
Matéria produzida com cópia digital cedida pela Activision


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google