Jogamos

Análise: Puyo Puyo Tetris 2 (Multi): o retorno da mistura de dois puzzles clássicos

Apesar de alguns problemas com o novo modo, Puyo Puyo Tetris 2 é um fascinante exemplar do gênero.

Puyo Puyo Tetris 2 revisita o conceito de misturar os dois jogos clássicos de puzzle, Tetris e Puyo Puyo, uma proposta que já havia sido trabalhada em seu antecessor, lançado em 2014 no Japão. Com uma grande variedade de modos, o jogo é uma excelente pedida para fãs do gênero.

Misturando novamente os dois clássicos

Em 2021, Puyo Puyo irá comemorar 30 anos no mercado. Tetris já passou por essa festividade. Ambos os jogos tiveram inúmeros lançamentos e se tornaram uma parte fundamental da cultura de jogos digitais, mesmo que no Ocidente Puyo Puyo seja bem menos conhecido.

Com toda essa história, um crossover é uma ideia compreensível, mas no mundo de puzzles, as regras de jogo são muito prevalentes e mudanças mínimas de mentalidade podem equivaler a experiências drasticamente diferentes. A chance de uma combinação entre os dois clássicos ficar completamente desequilibrada e impraticável era muito alta.

No entanto, Puyo Puyo Tetris (Multi) provou que é possível fazer uma divertida mistura entre os dois jogos e agora a SEGA repete a dose. O novo jogo expande um pouco o original oferecendo o novo modo Skill Battle, que funciona como uma espécie de batalha de RPG onde cada combo equivale a um ataque ao adversário. Cada jogador tem seu próprio HP e habilidades de acordo com os personagens escolhidos no menu.

Atributos como ataque, defesa, agilidade de recuperação, MP (gasto para usar as habilidades) e o já mencionado HP são definidos pelo time selecionado. No meu tempo com o jogo, observei que o nível dos personagens pode fazer uma diferença enorme, sendo possível que um só ataque seja suficiente para acabar com um oponente mais fraco.

Vale destacar que Puyo Puyo Tetris 2 recebeu um patch de lançamento, o que já afetou um pouco o seu balanceamento. A expectativa é que isso pelo menos fique um pouco mais equilibrado, mas a própria natureza desse sistema de atributos e de níveis traz discrepâncias que não são facilmente corrigidas. E isso é uma pena, pois o conceito de usar habilidades para se proteger, atacar o inimigo ou recuperar sua vida é muito interessante e adiciona novos elementos de estratégia ao jogo.

Há também alguns outros problemas relacionados às Skill Battles. Um deles é o fato de que apenas batalhas de história servem para aumentar o nível dos personagens. Felizmente, todos os aliados já desbloqueados ao avançar pela campanha receberão experiência igualmente, mas não há justificativa para essa separação.

Por outro lado, nas Skill Battles do modo história não é possível editar as equipes. É necessário já ter criado as suas no menu próprio externo. Nas disputas fora do modo história, isso é possível e deveria ser o padrão, já que o jogador pode querer testar outras possibilidades de equipe.

Além desse novo modo, existem o Versus, Party, Big Bang, Swap e Fusion, além de desafios singleplayer chamados Challenges. O Versus é uma combinação pura dos jogos, sendo possível escolher entre Puyo Puyo e Tetris. Ambos os jogadores podem optar pelo mesmo jogo, fazendo uma batalha tradicional do puzzle em questão, ou de títulos diferentes se tiverem preferências divergentes.

O Party é similar, mas adiciona itens que afetam a jogabilidade com efeitos como reduzir visibilidade, proteger contra os combos dos adversários, etc. Já o Big Bang apresenta uma combinação pré-montada de blocos de tetriminos ou puyos. É necessário entender como usar a próxima peça para encaixar no que já está disponível até limpar totalmente a tela. Após um tempo limite, quem tiver feito menos acertos receberá dano de acordo com a discrepância de performance entre os jogadores.

Por fim, Swap e Fusion trazem interessantes combinações dos dois jogos. No primeiro, cada pessoa tem dois tabuleiros (um de Tetris e um de Puyo) e precisa coordená-los. Após um intervalo de tempo fixo, é trocado o jogo. Falhar em qualquer um deles leva à derrota. Já o  Fusion mistura os dois jogos em um mesmo tabuleiro, o que traz interessantes implicações de posicionamento.

Essa variedade de modos é o principal aspecto que faz o jogo valer a pena, oferecendo muitas e muitas horas de jogo. Tanto para quem ainda não conhece bem as franquias quanto para quem já é apaixonado por ambas ou apenas uma delas, é uma experiência bastante rica.

Uma história cômica

Além de poder selecionar um modo específico, Puyo Puyo Tetris 2 conta com o Adventure Mode. Ele apresenta fases que exploram essa variedade de opções do jogo, trazendo desafios específicos para garantir que o jogador tenha a oportunidade de ver um pouco de tudo que o título tem a oferecer.

Apesar de haver em cada mundo chefes que funcionam no modelo Skill Battle, essas fases são raras. Experiência e itens podem ser obtidos realizando essas disputas, mas essa é apenas uma parte bem reduzida da experiência.

Vale destacar que todas as fases possuem três desafios. Usualmente, eles implicam em terminar a fase em X segundos ou fazer Y pontos. No entanto, até mesmo vencer é opcional, sendo possível avançar à vontade pelas áreas, evitando que um modo em que o jogador tem dificuldade de ser bem-sucedido se torne um gargalo para progredir.

Um aspecto muito bom desse modo é a história. Ela é simples e claramente feita para justificar a combinação entre Tetris e Puyo, mas seu tom leve e o uso de muitas piadas e bom humor fazem com que seja charmosa e divertida. Ela é repleta de personagens curiosos e situações ridículas que dão vontade de rir.

Especialmente para os fãs de Puyo, é muito bom rever algumas das figuras exóticas como Arle. Conforme o jogo avança, elas são desbloqueadas, adicionando também mais habilidades disponíveis para o modo Skill Battle. Itens cosméticos como outros visuais para as peças de Tetris e Puyo ou novos avatares também podem ser adquiridos, mas através da lojinha do jogo. Para comprá-los basta gastar créditos que são obtidos ao fim das disputas de quaisquer modos.

Um jogo muito bom para fãs de puzzle

Personagens de Sonic são uma das opções de Puyo custom.
De modo geral, Puyo Puyo Tetris 2 é uma obra de alta qualidade. Com a sua diversidade de opções, o jogo oferece muitas horas de diversão e pode ser aproveitado tanto por novatos quanto por veteranos. Mesmo com os erros cometidos no funcionamento das Skill Battles, é uma excelente pedida para quem quer um novo jogo das séries clássicas de puzzle.

Prós

  • Alta diversidade de modos de jogo com combinações malucas de Puyo Puyo e Tetris;
  • Também conta com a possibilidade de jogar Tetris e Puyo Puyo normais;
  • História divertida repleta de piadas e bom humor;
  • Vários personagens desbloqueáveis;
  • Os pontos obtidos com as disputas podem ser usados para desbloquear itens cosméticos.

Contras

  • Os sistemas de RPG das Skill Battles podem ser bastante desbalanceados;
  • Só é possível aumentar o nível dos personagens nas Skill Battles de história.

Puyo Puyo Tetris 2 — PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS4

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela SEGA


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google