Jogamos

Análise: Kandagawa Jet Girls (PC/PS4) traz um bom jogo de corrida no melhor estilo anime

Apesar de alguns pontos negativos, game é divertido e digno da sua inspiração na franquia Senran Kagura.





Basear um game em um determinado produto pode ser uma tarefa ingrata. Por um lado, focar muito no conteúdo pode torná-lo pouco interessante para o público em geral. Por outro, priorizar a jogabilidade leva ao risco de deixá-lo inacessível para quem só quer ver a sua história favorita. É nessa dicotomia que se encontra Kandagawa Jet Girls (PC/PS4).


Trazendo a premissa também vista na série de anime, o game oferece corridas de jet-ski com direito a armas d’água e manobras radicais. Será que ele conseguiu satisfazer ambos os fãs e os jogadores? Pegue a sua pistola, abasteça o veículo e não esqueça a roupa de banho, pois a análise vai começar.

Dos criadores de Senran Kagura

Publicado pela XSEED Games e desenvolvido pela Honey∞Parade Games, o game foi lançado no ocidente para PC e PlayStation 4 no dia 25 de agosto de 2020. Kandagawa Jet Girls é baseado em um projeto de mídia, que inclui outros produtos como um anime homônimo, cujos criadores também foram responsáveis pela série Senran Kagura. As duas obras, inclusive, guardam muitas semelhanças.
Senran Kagura Burst foi um dos sucessos da franquia
A franquia Senran Kagura gira em torno das aventuras de garotas ninjas, com destaque para a protagonista Asuka. Embora os primeiros games tenham sido do tipo beat ’em up, vários outros gêneros já foram abordados, incluindo até mesmo pinball e cartas. Com o sucesso da marca, boa parte devido às belas e voluptuosas personagens, outros produtos, como animes, bonecos e mangás, foram lançados no mercado.

Kandagawa Jet Girls surgiu primeiro como anime, ainda em 2019, e só agora chegou no mundo dos games aqui no ocidente. Ele traz corridas de jet-ski entre duplas de garotas, onde uma é pilota e a outra atiradora com armas d’água. As protagonistas são Rin e Misa, que se uniram para atingir o topo da competição aquática.
Rin (cabelo curto) e Misa partindo para a aventura
O game tem uma clara proposta fanservice, tal como na série Senran Kagura. Embora isso possa afastar alguns jogadores, o título ainda tem vários méritos interessantes que vão além do visual das personagens. As corridas são cheias de recursos, temos muitas missões para completar e itens para colecionar, além de um modo online robusto.

Uma divertida aventura aquática

O modo história do game começa com as aventuras de Rin e Misa em sua ascensão nas corridas de jet-ski. Ambas as garotas têm fortes relações com o esporte e acabam se tornando grandes amigas no processo. Obviamente, o caminho é repleto de desafios, seja contra outras duplas habilidosas, seja enfrentando os próprios medos.
São muitas duplas para conhecer no game
Após terminar a campanha das protagonistas, as demais equipes têm suas próprias histórias liberadas para serem jogadas. Cada uma delas conta com 12 capítulos que, por sua vez, são compostos por diálogos e uma corrida com três missões secundárias. Ao completá-las, novas missões e itens são liberados. Nada muito original, mas tudo bem executado.

A dublagem das conversas é primorosa, digna dos melhores animes. Junte isso aos gráficos de muita qualidade, sobretudo nas personagens e seus jet-skis, e realmente temos um desenho japonês em três dimensões. É uma pena que várias falas estão descasadas com os movimentos das bocas, tornando algumas cenas ruins.
Jet Girls conta com muitos diálogos entre as personagens
Ainda sobre o trabalho de som, gostei bastante da trilha sonora. Ela realmente captou o espírito do esporte aquático, seja durante as provas ou nos menus que, inclusive, têm um visual moderno e agradável. Meu maior elogio (e surpresa), no entanto, foram as boas ideias utilizadas para criar a jogabilidade de Kandagawa Jet Girls.

Mecânicas surpreendentemente interessantes

Admito que fui surpreendido pelas boas mecânicas de Jet Girls. Mesmo sendo dedicado para um público específico, ele conseguiu entregar várias ideias legais. Por exemplo, para ganhar as corridas é preciso saber como derrapar para fazer curvas fechadas e ganhar turbos, controlar a ponta do jet-ski para mergulhar ou manter-se sob a água, utilizar vários tipos de armamentos, entre outros recursos.
É possível acionar botões e liberar passagens
As armas d’água são inspiradas em itens reais, como bazucas, metralhadoras e carabinas. Para disparar, a perspectiva muda da pilota para a atiradora, favorecendo um tiro certeiro. Rampas, turbos, manobras radicais e outras artimanhas completam as partidas, que ocorrem em uma boa variedade de mapas bonitos e originais.
Escolha sabiamente os seus equipamentos
É uma pena não poder escolher entre só dirigir ou só atirar, o que seria interessantíssimo para um mutilplayer local (mais sobre ele, ou a sua ausência, em seguida). Esse problema, entretanto, é pequeno perto da falta de aprimoramento de certas mecânicas. Derrapar ou atirar podem ser ações bastante confusas.
Acertar as derrapagens é vital para alcançar tempos ainda melhores
A câmera de tiro, por sua vez, é ruim e fica se mexendo de forma aleatória, quase que obrigando o uso da mira automática. Já a derrapagem é meio travada, proporcionando pouca vantagem em certas curvas. A inércia dos jet-skis até que é boa, pois os movimentos são firmes e intuitivos. O que faltou foi um pouco mais de cuidado e tudo seria ótimo.

Um prato cheio para os fãs...

Outro ponto forte de Kandagawa Jet Girls é a quantidade de customizações e itens para encontrar e utilizar. Conforme avançamos na história e completando missões, muitos deles são liberados ou disponibilizados para compra. Além das melhorias dos jet-skis, também é possível escolher adesivos e efeitos luminosos.
São muitas opções para customizar os jet-skis
O destaque, entretanto, fica para as personagens. A quantidade de opções para personalização é enorme e variada, sempre com o alto nível de qualidade visual que o game possui. Vestido de noiva, katanas, armaduras e biquínis japoneses são apenas alguns exemplos das mais de 300 roupas e 400 acessórios diferentes. Também é possível modificar olhos, tom da pele e cabelos.

Essas customizações podem ser aplicadas a qualquer momento; ou seja, o jogador pode curtir todas as cenas e corridas utilizando os visuais que quiser. As personagens têm uma roupa normal e outra de corrida, aumentando ainda mais as possibilidades. Embora eu ache a quantidade de coisas para obter um pouco exagerada, é sempre positivo ter muitas opções para escolher, sobretudo para os fãs do gênero.
As personagens contam com vários visuais diferentes
Falando neles, certamente o jogo foi pensado para atender todo e qualquer fã de animes, pois o nível de dificuldade é baixo. Se, por um lado, isso torna Kandagawa Jet Girls acessível para qualquer jogador, por outro acaba tornando as partidas tediosas. Foram várias as vezes ganhei as corridas com quase uma volta em cima das adversárias, sem qualquer problema.

O sistema de rankings online e seus “fantasmas”, que podem ser baixados para testar as habilidades do jogador contra os melhores tempos da comunidade, dão um valioso fôlego ao game. Somando isso com as várias campanhas e suas muitas missões, ao menos temos muitas opções para continuar jogando.
Pronto para limpar o chão?
Fugindo um pouco das disputas aquáticas, quatro minigames diferentes estão disponíveis em Kandagawa Jet Girls. Perfeitos para obter dinheiro rápido, eles consistem em corrida na esteira, lavar o jet-ski, treinamento de manobras e secar o chão com um rodo. Embora meio bobinhos, eles são legais e quebram um pouco o ritmo básico do game.

... mas meio vazio para os demais

É uma pena que Jet Girls desperdice a oportunidade de ser um game ainda melhor. No final das contas, a situação dele é semelhante à de Senran Kagura Peach Ball (PC): boas ideias, várias mecânicas interessantes e visuais de qualidade, mas com falta de aprimoramento em pontos importantes em detrimento de outros elementos.
O game tem vários problemas, como essa "mini Rin" durante os diálogos
Além dos já comentados nível de dificuldade, sistemas de mira e derrapagem, outros problemas incluem uma baixa sensação de velocidade, telas de carregamento frequentes e ausência de multiplayer local. Esse último ponto é, em minha opinião, um desperdício: ainda que jogos atuais sejam predominantemente online, não custava nada adicionar uma opção para curtir com os amigos do lado. O fato de o jogador controlar a dupla junta também entra na questão.

De certa forma, Kandagawa Jet Girls é um produto pensado principalmente para os fãs de anime e produtos derivados. Afinal, temos boas qualidades que certamente atendem a esse público, mas faltam refinamentos para os demais. Se ele fosse planejado como um título para jogadores em geral e só então recebesse a temática do anime, acredito que teríamos uma experiência melhor e mais interessante.
Embora legais, as manobras poderiam ser mais elaboradas
Reforço que ele ainda é uma boa pedida para quem curte o gênero de corrida com uma pegada mais leve e aprecie visuais no estilo anime. São muitas missões, pistas e customizações para aproveitar. Como o título deverá receber atualizações em breve, o que é praxe na atualidade, espero que os pontos fracos sejam corrigidos ou pelo menos minimizados.

Pronto para o mergulho?

Mesmo com o exigente desafio de equilibrar o seu produto e a produção de um bom jogo, Kandagawa Jet Girls (Multi) conseguiu ter sucesso. Sim, ele ainda leva um banho em aspectos como nível de dificuldade, loadings e outros detalhes. Mesmo assim, no final a experiência é boa e divertida, pois temos várias missões e opções para jogar, além de muito material para desbloquear. Fica a recomendação para fãs de Senran Kagura, corridas diferentes ou amantes de anime em geral.
Escolha as suas favoritas e que comecem as corridas!

Prós

  • Proposta de corrida de jet-skis interessante e com boas mecânicas;
  • Visuais muito bonitos, garantindo uma representação 3D no melhor estilo anime;
  • Muitos modos de jogo diferentes, incluindo várias histórias e minigames;
  • Trilha sonora é empolgante e a dublagem é competente;
  • Grande quantidade de conteúdo, com muitos itens e customizações diferentes;

Contras

  • Nível de desafio é baixo;
  • Pontos variados, como derrapagens, loadings e animações de diálogos carecem de aprimoramentos.
Kandagawa Jet Girls – PC/PS4 – Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela XSEED Games

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google