Jogamos

Análise: Senran Kagura Peach Ball (PC/Switch) é um pinball OK para alguns e ótimo para outros

Game traz muitas atrações para os fãs da franquia Senran Kagura, mas muito pouco para os demais jogadores.

Títulos do estilo fan service são bastante comuns na atualidade, onde a prioridade das produtoras é entregar aos jogadores os seus elementos favoritos. Senran Kagura Peach Ball (PC/Switch) é mais um exemplo, onde charmosas garotas ninjas são colocadas em uma aventura temática com mesas do clássico pinball. Mas será que o game consegue ir além dos fãs? Vamos conferir nesta Análise, lembrando que o jogo tem classificação ERSB para maiores de 16 anos.

Um longo caminho ninja

Para quem não conhece a série da qual o jogo pertence, aqui vai uma breve explicação. Ela começou no Nintendo 3DS com Senran Kagura Burst (Multi), lançado no Japão em 2011 e dois anos depois no ocidente. Ele é um título do tipo beat ‘em up, onde as personagens principais são um grupo de garotas ninjas, com destaque para a protagonista Asuka.
Capa japonesa de Senran Kagura Burst para 3DS
Desde então, a franquia recebeu várias continuações, incluindo mais jogos de ação, além de outros gêneros como de cartas e rítmicos. Todos eles, no entanto, guardam a característica de oferecer várias formas dos jogadores interagirem com a turma de Senran Kagura. Dentre elas, um grande destaque é poder escolher as roupas e acessórios que as personagens utilizam durante os jogos.

Produzido pela Honey ꝏ Parade Games e publicado pela XSEED Games, ambas subsidiárias da empresa Marvelous, Senran Kagura Peach Ball foi lançado em 14 de agosto de 2019 para PC através da loja Steam (a versão para Nintendo Switch foi lançada no mês anterior).
Garotas ninjas + visual de animais fofinhos = fan service
A proposta do jogo é uma espécie de pinball com temática Senran Kagura. Para isso, o game utiliza mesas de fliperama gigantes, repletas de minigames e missões a serem completadas. Asuka e suas companheiras participam diretamente da ação ao estarem posicionadas em um ponto central da história, onde o jogador deve ajudá-las a voltar ao normal.

Uma proposta cheia de recursos e minigames...

O objetivo principal de Senran Kagura Peach Ball é relativamente simples. As garotas ninjas foram transformadas, adquirindo características de animais. Asuka, por exemplo, apresenta orelhas e outros detalhes de uma coelha. Com a ajuda de uma bolinha de pinball especial chamada Peach Ball, o jogador deve ajudar toda a turma a voltar novamente para a forma humana.
Ajude Asuka, Haruka e o resto da turma com a bolinha de pinball especial
Para isso, em cada fase uma das cinco personagens do jogo é colocada em um ponto central de uma mesa gigante de fliperama. Antes de transformar a garota ao normal, é preciso realizar uma série de missões até que um minigame final seja habilitado. Ao concluí-lo, a personagem volta ao normal e recebemos a nota do desempenho da partida.

As missões são bem interessantes, assim como os minigames. As primeiras incluem “acerte certo ponto da mesa X vezes” ou “consiga X pontos sem perder uma bolinha”. Já os segundos apresentam bonequinhos que se movimentam na mesa, aumento do número de bolinhas, alvos móveis, entre outros. Essa boa variedade evita que o game caia em uma jogabilidade repetitiva.
Para transformar a personagem (centro da mesa), primeiro temos que cumprir as missões exigidas (direita)
Do ponto de vista técnico, o game é competente. Os gráficos são bonitos, sendo compostos por animações estilo anime e gráficos em três dimensões com um leve toque cell-shading. Músicas e efeitos sonoros combinam bem com a proposta, lembrando que a dublagem é a original em japonês.

O game contém o modo Story (história), composto por cinco fases para cada personagem, o modo Free (livre), em que as partidas podem ser livremente customizadas, e o modo Dressing Room, que permite ao jogador customizar as personagens, interagir com elas e tirar fotografias. Também temos uma loja e uma opção para acessarmos os itens que obtivemos ao longo da partidas e fases da história.
São muitas opções para adquirir na loja
Embora a história seja simples e forçada, creio que esse não seja um problema grave para um jogo de pinball. Afinal, assim como em jogos de futebol e luta, a jogabilidade e as mecânicas de jogo são mais importantes, merecendo ter mais peso na sua concepção e implementação. Mas é justamente nesse último ponto em que o Senran Kagura Peach Ball decepciona.

... mas para um público limitado

Mesmo sendo inicialmente divertido, o game carece de mais profundidade na sua jogabilidade. Com o (óbvio) propósito de manter o foco nas personagens, além de facilitar a vida de jogadores menos interessados no gênero pinball, o título tem um nível de dificuldade reduzido. Ou seja, não espere grandes desafios em Peach Ball.
São poucas as fases que realmente oferecem desafios de verdade
Talvez por essa razão as recompensas após cada partida são bem reduzidas. O game, entretanto, tem uma grande quantidade de itens, músicas e materiais para serem comprados e desbloqueados. Logo, colecionistas devem se preparar para jogar muitas vezes até conseguirem adquirir tudo que o título tem para oferecer.

A proposta de oferecer também afeta outros pontos do game. A física de movimento da bolinha, por exemplo, é simplificada e não proporciona muita liberdade para o jogador acertá-la no lugar onde ele quiser. De certa forma, é quase como se o jogo criasse uma espécie de “funil” para direcionar os lançamentos para os pontos certos.
A Peach Ball tem movimentos mais fáceis de acompanhar que os jogos de pinball tradicionais
Mais um quesito que fica prejudicado é o tamanho das mesas. Para que a personagem fique mais em evidência, elas são um pouco pequenas, sobretudo se compararmos com máquinas reais. Assim, poderíamos ter um pouco mais de elementos nas mesas. A presença das missões e dos minigames, no entanto, consegue compensar (em parte) essa limitação.
Apesar de poucas, as mesas são coloridas e cheias de estilo
Outra crítica vai para o excesso de telas de carregamento. Elas aparecem em vários momentos e são relativamente longas, mesmo em configurações de qualidade mais modestas. E se levarmos em conta que o game não é nenhuma super produção grandiosa, esse defeito é ainda mais irritante.
Acostume-se com a tela de loading: você vai vê-la várias vezes no game
No final das contas, Senran Kagura Peach Ball é um título com menos competição e mais entretenimento. Se por um lado temos muitas opções para customizar, interagir e admirar Asuka e suas colegas, por outro temos poucos desafios e mecânicas simplificadas de jogo. 3D Pinball Space Cadet (PC), por exemplo, é significativamente mais instigante do ponto de vista competitivo. A questão é saber o quê o jogador está procurando, e se isso pode ser encontrado em Peach ball.

Para fãs de pinball e de Senran Kagura

Senran Kagura Peach Ball (Multi) pode ser definido como o jogo de pinball da série das garotas ninjas. Ele é divertido, mas apenas mediano, sendo que seus maiores atrativos têm foco em públicos específicos. Se você não é fã de Senran Kagura ou da temática oferecida pelo game, eu sugiro deixar ele de lado. Agora, se você curtiu os títulos anteriores da franquia e a proposta do jogo, então ele certamente é uma boa escolha.
Peach Ball é um fan service razoavelmente divertido

Prós

  • Jogo de pinball simples e divertido;
  • Produção faz jus a franquia Senran Kagura, com destaque para o visual que mistura cenas no estilo anime com gráficos em três dimensões;
  • Grande quantidade de itens e desbloqueáveis;
  • Partidas contam com vários minigames e missões diferentes, que tornam a jogabilidade mais variada;

Contras

  • Foco na interação do jogador com as personagens acaba prejudicando os outros elementos do jogo, afetando, por exemplo, o nível de dificuldade, a história e as físicas de movimento da bolinha na mesa;
  • Recompensas de cada partida poderiam ser maiores dada a quantidade de itens e desbloqueáveis;
  • Telas de carregamento são frequentes e demoradas.
Senran Kagura Peach Ball - PC/Switch - Nota: 6.5
Versão utilizada para avaliação: PC
E você, leitor?  O que achou do pinball Senran Kagura Peach Ball? Deixe a sua opinião.

Análise feita com cópia cedida pela XSEED Games
Revisão: Raphael Barbosa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google