Dicas e Truques

The Last of Us Part II (PS4) – Guia de Troféus

Veja como obter a cobiçada platina na sequência da aclamada franquia da Naughty Dog.

Depois de uma espera de quase exatos sete anos e um desenvolvimento conturbado marcado por adiamentos, vazamentos e uma pandemia real, finalmente temos o privilégio de apreciar The Last of Us Part II, um dos projetos mais audaciosos da Naughty Dog e forte candidato a jogo do ano de 2020, além de ser o título que pode marcar essa geração.


Neste guia daremos dicas de como obter todos os 26 troféus disponíveis no game, incluindo a valiosa e cobiçada platina. A ausência de troféus online e que estejam diretamente ligados à dificuldade torna-o muito mais amigável para completar do que seu antecessor em 2013. Prepare seu equipamento e vamos lá.

Informações Gerais

Dificuldade: 2/10
Tempo médio para obter todos os troféus: 25 a 35 horas (dependendo do nível de dificuldade que você escolher jogar)
Total de troféus: 26 (contando com o troféu de platina)
Número de troféus perdíveis: 0 (é possível selecionar os capítulos concluídos da história)
Troféus com problemas: 1 (consulte o troféu ‘Turista’ para saber os detalhes)
Troféus online: 0
Troféus offline: 25
Mínimo de conclusões da campanha: 1 (termine o jogo uma vez para conseguir o troféu ‘O Que Eu Tive Que Fazer’ e jogue pela segunda vez no modo Novo Jogo + para completar os aprimoramentos das armas e habilidades, mas sem precisar terminar o jogo)

Dicas Importantes

A maneira mais tranquila de conseguir a maior parte dos troféus é jogando na dificuldade mínima e ativando algumas funções no menu de acessibilidade. Entretanto, tenha em mente que quanto mais peças para melhorias de armas e suplementos para melhorias de jogador você conseguir coletar na primeira sessão, menos serão necessárias para completar todos os aprimoramentos de armas ao jogar pela segunda vez.

Para facilitar a busca pelos coletáveis (munições, peças, suplementos e colecionáveis), vá até Opções > Acessibilidade > Navegação e orientação > Modo de escuta aprimorada > Faixa de varredura: 30m e tempo de varredura: 1 segundo. Feito isso, ao pressionar R1 + CÍRCULO durante o modo de escuta, uma espécie de sonar vai destacar na tela as posições de todos os itens coletáveis dentro do raio de atuação ajustado no menu, facilitando sua busca pelos itens durante o jogo.


Alternadamente a isso, você também pode ativar, ainda no menu de acessibilidade, a função de alto contraste. Uma vez ativada, deslizar o dedo para a esquerda no touchpad vai mudar o visual do jogo, destacando os personagens jogáveis e aliados na cor azul, os inimigos em vermelho e os itens em amarelo, quando na configuração padrão.


Para acompanhar seu progresso, a tela de seleção de capítulos mostra uma lista dos coletáveis disponíveis e os que já foram pegos pelo jogador. Um backup do arquivo de salvamento de seu jogo concluído também é recomendado.

AVISO: há detalhes de troféus relacionados à história principal, podendo comprometer sua experiência com o enredo do jogo.

Lista de Troféus

Até Não Sobrar Nenhum (Platina)

Conquiste todos os troféus

O Que Eu Tive Que Fazer (Ouro)

Conclua a história em qualquer nível de dificuldade para obter o troféu.

Especialista em Sobrevivência (Ouro)

Aprenda todas as melhorias de jogador

Você precisa aprender todas as melhorias, distribuídas em dez árvores de habilidades. Oito delas são liberadas com o uso de manuais de treinamento (consulte o troféu ‘Profissional’). Cada uma possui cinco melhorias que são ativadas com o uso de suplementos. Para aprender todas as melhorias, são necessários 1900 suplementos.

Mestre de Armas (Ouro)

Melhore totalmente todas as armas

Você precisa fazer todos os melhoramentos das doze armas do jogo. Cada uma possui 4 melhorias disponíveis, que são feitas em bancadas usando peças coletadas durante a campanha. Para conseguir melhorar totalmente todas as armas, são necessárias 1920 peças.

Arquivista (Ouro)

Encontre todos os artefatos e registros de diário.

Existem 127 artefatos espalhados pelo jogo. A maioria são papéis como bilhetes, cartas e documentos. A maneira mais eficaz de encontrar os objetos é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Os registros de diário exigem que o jogador interaja com o cenário, fazendo com que Ellie pegue seu diário e faça um registro de algo nele. Alguns deles são ativados ao pegar um item ou entrar em algum local. São 20 no total.

Conjunto Completo (Ouro)

Encontre todas as cartas colecionáveis

Existem 48 cartas colecionáveis no jogo, que podem ser obtidas na primeira metade da campanha. A maneira mais eficaz de encontrá-las é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Numismata (Ouro)

Encontre todas as moedas

Existem 32 moedas no jogo, que podem ser obtidas na segunda metade da campanha. A maneira mais eficaz de encontrá-las é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Preparada para o Pior (Ouro)

Encontre todas as bancadas

As bancadas são usadas para fazer as melhorias nas armas. Existem 25 espalhadas pelo jogo. A maneira mais eficaz de encontrá-las é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Mecanicista (Prata)

Melhore totalmente uma arma

Realize todas as melhorias possíveis em uma das armas e o troféu será seu.

Especialista (Prata)

Aprenda toda uma linha de melhorias de jogador


Aprenda toda uma linha de melhorias em qualquer uma das árvores de habilidades e o troféu será seu.

Arrombadora (Prata)

Abra todos os cofres

Existem 14 cofres espalhados pelo mundo do jogo. Abra todos e o troféu será seu. As combinações podem ser obtidas durante a coleta dos artefatos, mas você pode abri-los sem saber a combinação. Basta prestar atenção no som ao girar o segredo. Você escutará um clique sutilmente diferente quando colocá-lo na posição correta. O uso de um headset é altamente recomendável para abrir os cofres desta maneira.

Turista (Prata)

Visite todos os locais do centro de Seattle

Você naturalmente conseguirá este troféu ao seguir o roteiro de coleta de itens. Por esta ser a maior seção de mundo aberto do jogo, você precisa explorar minuciosamente cada local dela. Sempre que um ponto de interesse for encontrado, ele será marcado com um ícone de interrogação no mapa. São 10 no total. Ellie irá circulá-lo toda vez que você tiver iniciado uma exploração no local. Ao coletar tudo, ela riscará o “?”, indicando que não tem mais nada lá.
Mapa detalhado do centro de Seattle
Há relatos sobre um problema neste troféu, onde ele não é obtido após explorar todos os locais. Se isso ocorrer, jogue o capítulo 9 novamente, refaça as atividades e o troféu será registrado. Confira abaixo um guia em vídeo para obtê-lo.

Profissional (Prata)

Encontre todos os manuais de treinamento

Existem 8 manuais de treinamento que podem ser encontrados no jogo: 4 na primeira metade e os outros 4 na segunda metade. A maneira mais eficaz de encontrá-los é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Treinamento de Sobrevivência (Prata)

Aprenda 25 melhorias de jogador.

Aprenda qualquer uma das melhorias de jogador usando os suplementos. A maneira mais eficaz de encontrá-los é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior. Ao completar 25 melhorias, o troféu será seu.

Chumbo Grosso (Prata)

Encontre todas as armas

Existem 12 armas no jogo. Todas são encontradas naturalmente durante a campanha. Colete-as e o troféu será seu.

No Campo (Prata)

Encontre 12 bancadas

As bancadas são usadas para fazer melhorias em suas armas. Encontre 12 das 25 e o troféu será seu. A maneira mais eficaz de achá-las é ativando as opções de acessibilidade citadas no tópico anterior.

Ferramentas do Ofício (Bronze)

Fabrique todos os itens

Existem 12 itens fabricáveis no jogo. Fabrique todos pelo menos uma vez. Alguns necessitam de melhorias de jogador, que são habilitadas com manuais de treinamento.

Só na Gambiarra (Bronze)

Melhore uma arma

Faça o melhoramento de uma arma qualquer pela primeira vez.

Aprendiz (Bronze)

Aprenda uma habilidade de jogador

Aprenda uma habilidade de jogador pela primeira vez.

Kit Básico (Bronze)

Encontre 5 cartas colecionáveis

Seguindo com a coleta de colecionáveis, ao obter a quinta carta o troféu será seu.


Em Ótimo Estado (Bronze)

Encontre 5 moedas

Seguindo com a coleta de colecionáveis, ao obter a quinta moeda o troféu será seu.

Ficou Bonitão (Bronze)

Ponha um chapéu em seu companheiro


No capítulo 15, Joel leva Ellie para visitar o museu de Wyoming. Chegando no local, na entrada logo à direita, há um chapéu pendurado em um móvel. Pegue-o. Na sala de exibição seguinte, onde há algumas ossadas de dinossauros, ponha o chapéu na cabeça das ossadas para liberar a opção de colocá-lo em Joel. Coloque o chapéu na cabeça dele e o troféu será seu. Confira a seguir um passo a passo para obtê-lo.

Atirador de Elite (Bronze)

Vença a Competição de Tiro ao Alvo

Na segunda metade do jogo, no início do capítulo 24, você tem a opção de entrar em uma sala de tiro e competir pela melhor pontuação. Vença e o troféu será seu. Se tiver dificuldades, você pode ativar a função de mira automática no menu de acessibilidade do jogo. Veja a seguir como obter a pontuação.

Na Mosca (Bronze)

Consiga a melhor pontuação no jogo de arco e flecha

Na segunda metade do jogo, no início do capítulo 29, você tem a opção de ativar um minigame de tiro com arco. Acerte mais de 10 alvos espalhados pelo cenário antes do tempo acabar para obter este troféu. Se tiver dificuldades, você pode ativar a função de mira automática no menu de acessibilidade do jogo. Confira a seguir o melhor caminho para atingir o objetivo.

Relíquia dos Sábios (Bronze)

Encontre o artefato estranho


No capítulo 28, pouco depois do seu início, chegando no distrito de Chinatown há algumas lojas em uma rua. Entre na última loja do lado esquerdo e suba as escadas.


Você encontrará dois estaladores (clickers). Mate-os, salte da varanda para a loja do outro lado da rua e você chegará a uma sala com um buraco no chão. À direita do buraco, você encontrará o artefato em uma mesa. É uma referência ao jogo Jak and Daxter. O caminho para chegar até ele está aqui.



Tão Grandioso e Tão Pequeno (Bronze)

Encontre o anel gravado (Bronze)


No capítulo 9, no centro de Seattle, há um banco na área inferior esquerda do mapa. Vá até lá, derrote os inimigos, abra o cofre do banco (60-23-06) e, dentro dele, no fundo à direita, há uma gaveta com um anel. Pegue-o e o troféu será seu. O anel possui a inscrição ‘Sic Parvis Magna’, uma referência a Uncharted. Veja abaixo o trajeto para localizá-lo.


Revisão: Davi Sousa
Fonte: Powerpyx

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google