Stage Select

Hotline Miami (Multi): Decadence é um dos cenários cruciais para Jacket e o enredo

Muitos estágios e cenários definem um jogo completamente e Decadence se encaixa nesse seleto grupo.

Olá, é a ‘Kate’ do Hotline, serviço de encontros de Miami. Nós marcamos um encontro para você esta noite. Ela está esperando por você na SouthWest 53rd Place. Como de costume, não esqueça de vestir algo sofisticado.

Esta é a mensagem deixada na secretária eletrônica de Jacket antes do jogador iniciar o cenário Decadence em Hotline Miami (Multi), da Dennaton Games. É interessante notar que é nesta mensagem que se encontra a justificativa para o título do game, bem como uma menção indireta à necessidade do primeiro protagonista em utilizar máscaras.
Blusão universitário e em companhia de Richard (a máscara de galo): perfeito!



Hotline Miami dispensa maiores apresentações, sendo um dos mais bem sucedidos indies de todos os tempos e um dos melhores jogos já lançados para a 7ª geração de consoles. A jogabilidade frenética, somada à alta dose de violência, um enredo enigmático, o estilo retrô em 8 bits e uma trilha sonora matadora (com o perdão do trocadilho não intencional) transformaram o título em mais do que um simples produto de entretenimento, mas também em um dos ícones cult do entretenimento eletrônico.

Decadência não é um adjetivo aplicado aqui

A trilha sonora de Hotline Miami é composta por Sun Aaraw, Perturbator, Scattle, Eirik Surhke, Niklas Akerblad, Elliot Berlin, Coconuts, Sonic, BENNI MOON e Shelby Cinca (em parceria com Akerblad em Daisuke). A canção Hydrogen, de responsabilidade de MOON e executada na maior parte do estágio Decadence é uma das representações máximas do título.

A música começa com linhas de baixo que logo são acompanhadas por contra-tempos de bateria eletrônica, as quais inserem elementos de música eletrônica, alterando cada vez mais para batidas em Techno, aumentando não apenas a tensão no jogo, como também incutindo no jogador a necessidade de urgência.

Filmes adultos: onde nascem estrelas

A missão de Jacket consistirá em invadir um local utilizado para a gravação de filmes adultos, cujo líder, conhecido apenas como The Producer (que possui ligações com a Máfia), é o responsável pelo ambiente. Enquanto capangas são massacrados pelo protagonista, é possível observar The Producer assistindo à chacina mediante monitores de segurança, comendo pipoca e protegido em sua sala.

Também é possível observar a presença de uma garota em trajes íntimos sobre uma cama, chamada Rachel Ward, que tem à sua volta algemas e uma seringa. Por sinal, ela é a mesma atriz de Midnight Animal, filme que retrata os atos de Jacket em Hotline Miami 2: Wrong Number.
Da esq. para a dir.: Rachel "The Girl" Ward, Jacket e The Producer.
A sala é composta de dois andares, sendo que o primeiro é composto por quatro salas (incluindo a que The Producer se encontra) e oito guarda-costas, ao passo o segundo piso é composta por duas salas, com nove homens. Todos fazem a segurança do antagonista, que também é o primeiro chefe do jogo e estão estrategicamente alocados em corredores e esquinas, a maioria deles fortemente armados.


Um dos destaques deste estágio é a mesa de sinuca, disposta em um dos ambientes do segundo andar e que possui uma das armas “exclusivas” do jogo, um taco de sinuca, necessário para a conquista de um dos vários troféus do jogo. Ao derrotar todos os seguranças, o próprio The Producer toma a dianteira da empreitada, deixando seu paletó na sala e indo ao encontro de Jacket. Por possuir tamanha força e estar de uso de um colete à prova de balas, o boss só pode ser morto com de armas de fogo, sendo necessários três disparos de espingarda para detê-lo, quando então poderá ser “finalizado” com as mãos.
Andar superior em Decadence.


Ao se aproximar de Rachel, ela dirá “acabe logo com isso, eu sabia que terminaria assim”. Jacket, num dos poucos momentos em que revela algum ato de consideração por outro ser vivo, carrega a atriz em seus braços e a leva para seu apartamento, oferecendo-lhe abrigo e proteção.
Jacket põe um fim ao sofrimento em The Producer.


Decadence é um estágio bastante curto, como quase todos em Hotline Miami. No entanto, é o primeiro a oferecer um desafio real ao jogador a partir do momento em que dispõe de inimigos em locais estratégicos que só serão vistos com a ampliação do campo de visão. O fato da maioria deles fazer uso de armas de fogo amplia essa dificuldade, sendo um teste para os demais desafios que virão. E quanto a vocês, quais seus cenários favoritos em Hotline Miami? Compartilhem conosco!

Revisão: Giba Hoffmann

Mineiro, apaixonado por livros, música, filmes, discussões, Magic: The Gathering e, claro, jogos eletrônicos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google