Top 10

Os melhores games de Harry Potter

O mundo mágico de J.K. Rowling nos jogos eletrônicos.

O universo de fantasia urbana criado pela escritora britânica J.K. Rowling é uma saga de livros que narra as aventuras do herói Harry Potter, seus amigos bruxos e outros personagens da icônica escola de magia de Hogwarts. Sucesso editorial e cinematográfico, a franquia chegou também aos videogames. No clima de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (David Yates, 2018), trazemos um Top 10 com os melhores jogos do mundo mágico de Rowling.

10) Harry Potter: Hogwarts Mystery

O mais recente título da franquia nos games, o RPG Harry Potter: Hogwarts Mystery (Android/iOS), da Jam City, ocupa a décima posição de nossa lista. Apesar de ter um conceito que agrada todo fã, colocar o jogador como aluno de Hogwarts, o alto consumo de bateria, conexão obrigatória com a internet, microtransações para avançar e o tamanho elevado para um jogo mobile são pontos contra a obra.


9) Harry Potter: Quidditch World Cup

O esporte mais famoso do mundo bruxo, o quadribol, ganhou um jogo próprio, Harry Potter: Quidditch World Cup (Multi), da EA, lançado em 2003. A proposta do game é adaptar a competição de quadribol no formato de um jogo esportivo padrão. O jogador integra a Copa de Quadribol de Hogwarts, competindo como parte do time de uma das quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa.


8) Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Adaptação do livro e filme homônimos, o game Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (Multi), da EA, foca em lições de magia e investigação com a nova mecânica de três personagens. Além de Harry Potter, o título permite jogar com Hermione e Rony em um ambiente de mundo aberto com vários segredos a serem descobertos.


7) Harry Potter and the Order of the Phoenix

Desenvolvido com a ajuda e feedback de um grupo de fãs, a aventura Harry Potter and the Order of the Phoenix (Multi), da EA, adapta a história do quinto livro e filme. Através de um gameplay de mundo aberto, a novidade da sequência fica por conta dos duelos de varinha com outros estudantes de Hogwarts.


6) Book of Potions

Versão aprimorada do título anterior, Book of Spells (PS3), o jogo de realidade aumentada Book of Potions (PS3) adapta o livro escrito pelo mestre de poções de Hogwarts, Zygmunt Budge, para um formato que permite ao jogador aprender lições de magia e criar inúmeras poções em seu caldeirão.


5) Book of Spells

Já imaginou como seria a experiência de ler um livro mágico aos moldes das aulas de Harry Potter? Em Book of Spells, da SCE London Studio, o jogador assume a posição de um estudante enquanto usa o controle PlayStation Move para interagir numa interface de realidade aumentada que reproduz a experiência de aprender feitiços com os livros do universo de J.K. Rowling.


4) Harry Potter and the Half-Blood Prince

Com uma saga cinematográfica bem-sucedida, o jogo Harry Potter and the Half-Blood Prince (Multi), da EA, foi um dos pioneiros da série em trazer no elenco de dubladores o cast dos filmes. O game contou com a voz dos atores Tom Felton (Draco Malfoy) e Warwick Davis (Professor Flitwick) e a atriz Bonnie Wright (Gina Weasley).


3) Harry Potter and the Chamber of Secrets

Considerado pela crítica como o melhor jogo da franquia Harry Potter, o game de aventura Harry Potter and the Chamber of Secrets (Multi), da EA aperfeiçoa as mecânicas de seu antecessor e apresenta uma obra completa que adapta eventos do filme e avança para acontecimentos do próprio livro de J.K. Rowling com gráficos evoluídos para a época.


2) Lego Harry Potter

A aclamada série de humor Lego não poderia ficar de fora de nossa lista, sua comédia ao melhor estilo pastelão e paródia sempre figura entre os títulos favoritos de qualquer série de jogos. A Traveller's Tales produziu games para todos os livros principais e filmes da franquia Harry Potter, os títulos Lego Harry Potter: Years 1–4 (Multi) e Lego Harry Potter: Years 5–7 (Multi) ganharam uma recente versão em coletânea, o Lego Harry Potter Collection (Multi) que traz todo conteúdo bem-humorado dos sete anos de Harry Potter.


1) Harry Potter and the Philosopher's Stone

A primeira vez nós nunca esquecemos, o jogo de estreia Harry Potter and the Philosopher's Stone (Multi), da EA, lançado em 2001, continua sendo o melhor game da franquia Harry Potter. O título de aventura com um gameplay no formato de mundo aberto traz o protagonista em seus primeiros dias em Hogwarts, dando ao jogador a chance de viver a experiência de participar de aulas de magia, aprender feitiços, procurar ingredientes e fazer poções enquanto explora o interior e exterior de Hogwarts.


Muitos jogos foram selecionados para este Top 10 e temos plena consciência de que excelentes títulos foram deixados de fora. Contudo, quais são os seus games favoritos de Harry Potter?

Revisão: Link Beoulve

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google