Blast from the Past

Como Lollipop Chainsaw (X360/PS3) resgata a narrativa clássica dos games em uma era moderna

É interessante como um outsider veio de Hollywood e concebeu um jogo virtualmente desprovido dos vícios da indústria cinematográfica que incorporamos ao longo do tempo.


Muito antes de James Gunn se tornar um nome conhecido do grande público — para o bem e, mais recentemente, para o mal —, ele começou a traçar seu caminho no meio nerd e da cultura popular. Junto de trabalhos bem aceitos no cinema como o remake de Madrugada dos Mortos (2004) e outros nem tanto, como o live action de Scooby Doo (2002), ele ajudou na concepção do roteiro e atuou em Lollilove, um falso documentário a respeito de um casal californiano que acredita estar fazendo a diferença na vida dos sem-teto ao lhes distribuir pirulitos.


O filme de 2004 não seria o único de seus trabalhos em que o doce em questão seria um recurso temático de relevância para a obra. Em 2012, James Gunn, ao lado da Grasshopper Manufacture de Suda51, foi responsável pela história e concepção geral de Lollipop Chainsaw (X360/PS3). O resultado dessa união foi um estiloso e nonsense game de ação hack and slash recheado de referências à cultura pop, com trilha sonora memorável e jogabilidade envolvente.



O game é protagonizado por Juliet Starling e se passa no dia de seu aniversário de dezoito anos. Atrasada para o colégio onde iria se encontrar com seu namorado, Nick, ela se depara com uma invasão zumbi vinda de outro plano de existência. Para sua sorte, caçar essas criaturas é um negócio de família e, munida de sua motosserra, consegue abrir caminho até a escola. Entretanto, era tarde demais: seu amado Nick havia sido mordido e apenas um ritual de bruxaria poderia salvá-lo, mas isso o transformaria em uma cabeça falante sem corpo — lembrando bastante a condição das personalidades históricas representadas em Futurama.

A verdade é que essa invasão zumbi foi promovida por Swan, um gótico recluso cansado de sofrer chacota de seus colegas de sala. Além de promover o caos ao trazer os habitantes do mundo pútrido para a sua realidade, ele invoca também quatro zumbis supremos, dotados de inteligência. A graça por trás deles é que cada um é a encarnação de um gênero musical específico, o que reflete nas fases que chefiam e na trilha sonora correspondente a cada uma.


Zumbis, Motosserras e Rock and Roll

Ao todo, contando com o prólogo, são sete estágios temáticos. O primeiro inimigo a ser derrotado, na fase do colégio, é Zed, o Desajustado do Punk Rock. O segundo é Vikke, o zumbi Rei do Viking Metal que domina os céus com seu navio voador. Quando derrotado, ele pousa na fazenda dominada por Mariska, a Rainha da Psicodelia. Durante essa viagem alucinógena, Juliet descobre que sua irmã mais nova, Rosalind, foi sequestrada.

O responsável é Josey, o Mestre do Funk, que fez do fliperama da cidade de San Romero o seu lar. Durante a empreitada, o pai de Juliet, Gideon, também compra a briga contra quem raptou sua caçula. Com a derrota do zumbi da funk music, restava um último oponente a ser batido: Lewis Legend.

O Zumbi do Rock and Roll aparentava ser a ameaça final, com sua motocicleta que lança chamas e se transforma em um robô-elefante, só que tudo não passava de um plano de Swan para invocar o maior dos mortos-vivos: Killabilly. Inspirado por Elvis Presley, o Zumbi dos Zumbis é o desafio gigante e supremo enfrentado por Violet, invocado após a morte dos chefões anteriores, que acabaram servindo como sacrifícios que possibilitaram sua vinda.

Depois de um final apoteótico para a divertida aventura, mais uma terça-feira monótona se encerra na vida dos Starlings. Eles se reúnem junto de Nick, que conseguiu resolver seus problemas de carência corporal, e cantam parabéns à heroína, felicitando-a por seu aniversário.


Com a direção (criativa) de Suda 51

Algo que aconteceu durante o período promocional de Lollipop Chainsaw é que sua autoria foi constantemente atribuída a Suda 51. Apesar de ter sido o seu estúdio, a Grasshopper Manufacture, que o desenvolveu, é notável que o conhecido designer de games trabalhou menos na direção direta e mais na concepção criativa e temática, tendo muito menos influência do que aconteceu em títulos anteriores que carregam seu nome.

Isso não privou, entretanto, que o game carregasse o DNA do estúdio, da jogabilidade visceral à série de referências à cultura popular presente em outros trabalhos, como No More Heroes (Wii) e Shadows of the Damned (X360/PS3). De certa forma, é como se o estilo de Gunn combinasse perfeitamente com a filosofia punk da empresa, resultando em um produto carregado de carisma em que zumbis derrotados explodem em sangue e dinheiro, usado para comprar updates e novas roupas para Juliet, tornando o jogo bem diverso nesse quesito da evolução do personagem.



Entretanto, isso também não isentou Lollipop Chainsaw dos problemas recorrentes do estúdio. O gameplay, apesar de divertido, é lento em alguns momentos por conta dos movimentos pesados de Juliet. A trava de mira mais a atrapalha do que ajuda e a câmera é desregulada, ficando completamente confusa com certa frequência. Os cenários também são muito repetitivos e, apesar de ostentarem suas ambientações de forma marcante, o level design em si é bem genérico e linear.

Por outro lado, as batalhas contra os chefões são extremamente divertidas, como se fossem remanescentes dos anos oitenta e noventa, quando havia esforço na concepção de tais combates para torná-los memoráveis. A dificuldade apresentada é na medida, sendo levemente complicadas e até intensas. Contudo, elas não causam frustração, normalmente resultante de mortes ocorridas de maneira sucessiva, algo que é constantemente recorrente nos dias de hoje por conta de games cuja proposta é justamente a dificuldade elevada, mas artificialmente promovida.

Visualmente, o game não impressiona. Afinal, não é como se tal estilo gráfico não tivesse sido realizado antes em algum momento. Entretanto, é injustiça não dar moral para a belíssima temática de gibi que o game traz em sua identidade visual, executado de forma competente. A atrocidade dos zumbis e o visual fofo e alto-astral de Juliet é a verdadeira junção contrastante do caótico com o sublime, em perfeita harmonia. Some isso à trilha sonora que, mesmo trazendo uma penca de músicas licenciadas, consegue brilhar com temas marcantes próprios de gêneros diversificados, espelhando a temática dos vilões roqueiros.


Lollipop Chainsaw foi concebido para ser um jogo de videogame — e isso é lindo

Em tempos de megalomania midiática que assolou a indústria de games ao ponto de se venderem como grandes produtos narrativos complexos, imersivos e revolucionários, Lollipop Chainsaw é um game desenvolvido sem quaisquer pretensões além de simplesmente divertir a partir do esdrúxulo. Uma líder de torcida que utiliza uma motosserra para combater zumbis roqueiros invocados por um gótico recluso após a aula é uma sinopse que segue na verdadeira contramão de outros enredos que trazem discussões sociais elaboradas e visam promover a mudança na sociedade através do impacto.

Isso tudo é lindo porque, apesar das tais narrativas elaboradas serem a evolução natural dos videogames — e não há nada de errado com isso, vale ressaltar—, Lollipop Chainsaw não nos deixa esquecer de onde viemos originalmente: de uma indústria cuja narrativa mais simbólica e clássica é um encanador que decide resgatar uma princesa de uma tartaruga gigante que cospe fogo em um reino de cogumelos.

Revisão: Link Beoulve

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google