Top 10

Os melhores jogos gratuitos do Steam

Descubra alguns dos melhores games gratuitos da plataforma.

Há quem diga que de graça até injeção na testa vale a pena, mas nos dias de hoje não existe a necessidade de tão pouca exigência. Jogos free-to-play são conhecidos pelo risco de microtransações abusivas e falta de qualidade, porém, os últimos anos trouxeram ao Steam uma gama de jogos mais justos, divertidos e o mais importante: acessíveis para todos. Nesse top 10, reunimos algumas das melhores experiências que o Steam tem a oferecer sem custos iniciais.

Alien Swarm: Reactive Drop (PC)

Muitos dos jogos disponíveis gratuitamente no Steam são construídos na Source Engine e tiveram origem em modificações para Half-Life 2. Lançado em 2017 com o objetivo de estender o conteúdo do jogo original, Alien Swarm: Reactive Drop (PC) é um belo exemplo de quando esse tipo de projeto amadurece e se torna algo mais.


No game de tiro em terceira pessoa de perspectiva aérea, até 8 jogadores podem juntar-se para completar campanhas cooperativas, enfrentar desafios, competir com amigos no modo PvP e deixar sua marca entre os melhores. Com integração à Steam Workshop, ambientação charmosa, boa variedade de aliens, armas e conquistas desbloqueáveis, Alien Swarm: Reactive Drop é diversão garantida até para quem prefere jogar sozinho, pois é possível formar grupos com unidades de inteligência artificial. E o melhor de tudo? Zero microtransações.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP
Processador: Pentium 4 3.0GHz
Memória: 2 GB Ram
Vídeo: Placa de 128 MB compatível com Shader Model 2.0; ATI X800, NVidia 6600
DirectX: Versão 9.0
Armazenamento: 4 GB disponível
Internet: Não

Path of Exile (PC/XBO)

Se você gosta de MMOs e games no estilo Diablo, não pode deixar de dar uma chance a Path of Exile (PC/XBO). Na pele de um exilado, o jogador deve enfrentar os perigos do continente de Wraeclast e obter poder através de mecânicas de RPG de ação. Assim como era de se esperar, o jogo conta com uma variedade imensa de classes, equipamentos, desafios, além de uma árvore de talentos gigantesca, responsável por tornar cada jogador uma figura única entre a comunidade.


Entusiastas de sistemas de moradia também não vão se decepcionar. Conforme o progredir do game, jogadores desbloqueiam esconderijos especiais. A Grinding Gear Games, desenvolvedora do jogo, sempre faz questão de expor que o jogo não garante benefícios abusivos para quem resolve gastar com microtransações, além de frequentemente atualizar o MMO com novo conteúdo a fim de atrair novos jogadores e não perder veteranos.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP SP3
Processador: 1.4GHz compatível com estruturas x86
Memória: 2 GB Ram
Vídeo: GeForce 7800 GT ou ATI Radeon X1950 Pro
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 5 GB disponível
Internet: Sim

Spiral Knights (PC)

Caso a ideia de missões em constante mudança automatizada lhe pareça uma boa ideia, Spiral Knights (PC) lhe agradará de forma única. Originalmente desenvolvido por um estúdio de desenvolvimento da SEGA denominado Three Rings Design, o objetivo do jogador no game é explorar com outros jogadores os múltiplos andares de um gigante mecanismo em funcionamento constante.


Em um gameplay relativamente simples mas nem por isso entediante, existem diversas missões para serem completadas e materiais encontrados em aventuras podem ser utilizados para construir novas armas e equipamentos. A trilha sonora incrível, arte cartunesca e sistema de energia (que pode ser contornado por itens comprados com dinheiro real ou do jogo através de outros jogadores) tornam o jogo uma opção interessante para computadores antigos e ingressantes no estilo.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP/OS X 10.6.3
Processador: 1.3GHz
Memória: 1 GB Ram
Vídeo: 64MB (GeForce Série 5, ATI Radeon 8500) com driver atualizado
Java: Versão 1.6 ou superior
Armazenamento: 700 MB disponível
Internet: Sim

Paladins (Multi)

Apesar de conhecido como um clone gratuito de Overwatch, Paladins (Multi) tem sistemas interessantes para aqueles que curtem abundância de estratégia e ação combinados. Em um universo de fantasia hero-based, é improvável que o jogador não encontre um personagem com quem se identifique ou pelo menos goste de jogar.


Se depender da desenvolvedora do jogo, fãs do modo Battle Royale também terão um motivo para jogar Paladins, que conta com atualizações frequentes e desbloqueáveis variados. Reunir uma turma nas noites do final de semana para desbravar times adversários pode ser uma ótimo ideia. Disponível para PS4, XBO e PC.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP SP2/OS X 10.10
Processador: Intel Core 2 Duo 2.4GHz ou AMD Athlon X2 2.7 GHz
Memória: 2 GB Ram
Vídeo: 512MB VRam que suporte Shader Model 3.0+
Armazenamento: 10 GB disponível
Internet: Sim

Trove (Multi)

Também envolvendo exploração e customização em fartura, Trove (Multi) é um MMORPG de ação em terceira pessoa com arte voxel e um sistema de construção capaz de agradar muitos jogadores. Se você tem apreço por Minecraft e Terraria, pode desenvolver grande interesse e investir centenas de horas de jogo em Trove.

Trove recebe atualizações constantes e está disponível para as plataformas PS4, XBO e PC.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows Vista SP2 32 bits/OS X 10.7.5
Processador: Intel i5-2XXX 2.0GHz ou AMD Phenom II X4 2.6GHz/Intel i5
Memória: 1 GB Ram
Vídeo: Intel HD Graphics 3000/Intel HD 4000
Armazenamento: 1 GB disponível
Internet: Sim

TERA (Multi)

Primeiramente lançado em 2011, o MMORPG de ação TERA (Multi) passou por problemas significativos e teve de ser reformulado. Uma das mudanças feitas para impulsionar os resultados do game foi torná-lo free-to-play. No momento, ele é um dos MMORPGs gratuitos mais próximos do estilo de The Elder Scrolls Online e Final Fantasy XIV. Para incentivar que novos jogadores deem as caras e experimentem o jogo, a En Masse Entertainment, responsável por publicar o jogo, frequentemente distribui itens gratuitos com a introdução de novas versões.


Jogadores podem comprar itens cosméticos com dinheiro real. No ano passado, o jogo recebeu versões para PS4 e XBO.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows 7 32 bits
Processador:  Intel i3 2130 ou AMD FX 4130
Memória: 4 GB Ram
Vídeo: GeForce 9800 GT ou Radeon HD 3870
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 45 GB disponível
Internet: Sim

Robocraft (PC)

Quem gosta de LEGO e explosões tem motivos de sobra para conhecer Robocraft (PC). O game se trata de uma arena de batalha de robôs criados pelos jogadores através de peças desbloqueáveis. Contando também com vários modos de jogo, o jogador pode construir tanto robôs aéreos quanto terrestres. Os gráficos são relativamente simples, mas quando a briga por um ponto de captura começa a esquentar, os efeitos visuais podem desafiar a capacidade de computadores mais simples.


Em Robocraft, é possível usar dinheiro real para adquirir peças de forma mais rápida e para adquirir customizações exclusivas.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows 2000
Processador: Intel Dual Core que suporte SSE2 ou equivalente da AMD
Memória: 4 GB Ram
Vídeo: Placa compatível com Shader Model 3.0
DirectX: 9.0c
Armazenamento: 1 GB disponível
Internet: Sim

Relic Hunters Zero (PC)

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Rogue Snail, Relic Hunters Zero (PC) é completamente gratuito, cômico e muito caprichado. Com 44 conquistas para alcançar, modo cooperativo local de até dois jogadores, seis personagens jogáveis, desenvolvimento aberto para a comunidade e um modo endless, o jogo de tiro oferece muitas horas de entretenimento acessível.


Além disso, Relic Hunters Zero não precisa de conexão com a internet e ocupa provavelmente menos espaço do que a sua pasta de imagens do Windows no momento. Com 100 MB de armazenamento disponível, você já consegue se aventurar pelo game.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows 7/OS X 10.9
Memória: 4 GB Ram
Vídeo: 512 MB VRam e suporte Shader Model 2.0
DirectX: 9.0c
Armazenamento: 100 MB disponível
Internet: Não

Warframe (PC/PS4)

Com qualidade áudio-visual estonteante, Warframe (PC/PS4) é uma boa pedida para quem gosta de games de ação, tiro e ficção científica. Em seu lançamento original em 2013, o jogo também contava com problemas significantes, mas conseguiu dar a volta por cima e hoje está entre os gratuitos mais famosos e populares do Steam. Além de um universo envolvente, Warframe conquista jogadores através da liberdade de customização de personagens, de estilo de jogo e de "moradia" (nave).


É possível adquirir itens de forma mais rápida por dinheiro real e visuais especiais, mas a graça do game está em evoluir equipamentos ao decorrer da história e conquistar materiais para assimilar diferenciais de batalha. Se o jogador estudar o mercado do jogo, pode facilmente conseguir a moeda cash (Platina) para comprar visuais. Movimentos frenéticos, explosões de luzes, diferentes modos de jogo e uma multidão de planetas para visitar, tornam Warframe uma experiência de qualidade similar a jogos de alto preço.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP SP3
Processador: Intel Core 2 Duo e6400 ou AMD Athlon x64 4000+
Memória: 2 GB Ram
Vídeo: GeForce 8600 GT ou ATI Radeon HD 3600
DirectX: 9.0c
Armazenamento: 25 GB disponível
Internet: Sim

Team Fortress 2 (Multi)

Também em continuação a uma modificação de Half-Life (Team Fortress), Team Fortress 2 (Multi) é um dos grandes ícones do Steam. Com uma história repleta de personagens carismáticos e uma economia mega desenvolvida, jogadores podem fazer mais do que defender e/ou atacar seus objetivos. Lançado em 2007, o jogo conta até hoje com uma quantidade de jogadores enorme e atualizações significativas de balanceamento e novo conteúdo.


E quando o jogador se cansar de brincar de banco imobiliário e dos modos originais do jogo, a comunidade tem alternativas interessantes como Death Run (modo em que um escolhido deve ativar armadilhas para evitar que os outros jogadores cheguem no final de um percurso) e Freak Fortress 2 (onde um escolhido se torna um personagem poderoso e famoso da internet ou do cinema e deve derrotar todos os outros jogadores antes de ser derrotado).

Team Fortress 2 foi disponibilizado também para PS3 e X360 através da The Orange Box (Multi).
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows 7 32 bits/OS X 10.5.8/Ubuntu 12.04
Processador: 1.7GHz/Intel ou AMD Dual Core 2.8GHz
Memória: 1 GB Ram
Vídeo: NVIDIA GeForce 8 ou ATI X1600 ou Intel HD 3000
DirectX: 8.1
Armazenamento: 15 GB disponível
Internet: Sim

Menções Honrosas

Existem vários outros jogos gratuitos do Steam que merecem destaque e também são divertidos apesar de acessíveis. Entre estes jogos, estão também:
Unturned (PC)
Battlerite (PC/XBO)
Smite (Multi)
Wakfu (PC)
Duelyst (PC)
Dota 2 (PC)
Midair (PC)
Tree of Savior (PC)
Brawlhalla (PC/PS4)
Black Squad (PC)
Yu-Gi-Oh! Duel Links (PC)
Neverwinter (Multi)
Dungeon Fighter Online (PC)
Maple Story (PC)
PlanetSide 2 (PC/PS4)
Digimon Masters Online (PC)
Idle Champions of the Forgotten Realms (PC)
War Thunder (Multi)
World of Warships (PC)
World of Tanks Blitz (Multi)
Realm of the Mad God (PC)
The Elder Scrolls: Legends (PC)
EVE Online (PC/Mobile)
AdventureQuest 3D (PC/Mobile)
Magic Duels (Multi)
Champions Online (PC/X360)
Darwin Project (PC/XBO)
DC Universe™ Online (Multi)
BRAIN / OUT (PC)
Transformice (PC)
Revisão: Joao Telhada

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google