Top 10

De Monster Hunter: os monstros mais emblemáticos da franquia

Com o lançamento de Monster Hunter World (Multi) relembre os monstros-capa mais memoráveis.

Se pudéssemos elencar uma característica da franquia Monster Hunter para ser seu marco, sem dúvida seria seu bestiário. As criaturas esbanjam criatividade e diversidade, dando um show de design de monstros para várias outras franquias. Além disso, a complexidade com que se constrói tanto os comportamentos como os habitats desses monstros só os torna mais incríveis ainda! Monster Hunter conta com um conceito chamado de flagships, que são as criaturas que recebem a honra de ser a capa de algum (ou alguns) dos jogos da franquia. Ao longo dos anos, vários monstros entraram para esse “panteão” e vamos aqui elencar 10 das melhores criaturas que deram as caras nas artes de capa dos jogos da série.

10 - Tigrex

Esse é um clássico instantâneo e por isso vamos começar nossa lista com ele! Tigrex é um Flying Wyvern que foi capa de Monster Hunter Portable 2nd (PSP) no Japão e também de Monster Hunter Freedom 2 (PSP). Tigrex trouxe uma dinâmica muito interessante para os combates, pois mesmo sendo do grupo das Wyverns voadoras, o monstrengo é especialista em ataques terrestres e em escaladas. Quando em Monster Hunter 4 Ultimate a mecânica de escalada foi introduzida, ele foi um dos monstros que mais se aproveitou disso. Como sua principal movimentação é semelhante à  de animais quadrúpedes, suas asas evoluíram para pernas dianteiras, o que permite que ele se movimente de forma muito prática e ágil, sendo um choque na época que surgiu na série. Se você nunca ficou surdo com um rugido, você não sabe o que é enfrentar um Tigrex irritado.


09 - Seregios

O nono lugar dessa lista fica para aquele que foi capa de Monster Hunter 4G (3DS), lançado no Japão. Seregios é relativamente novo na franquia, mas foi muito bem visto pelo público, principalmente em Monster Hunter 4 Ultimate (3DS) aqui no ocidente. Membro do grupo de espécies Flying Wyvern, a criatura lembra bastante uma ave de rapina, seja por conta de sua movimentação ou pelos sons que emite. Um dos elementos que mais chama atenção em Seregios é seu método de combate. Como se fossem penas, Seregios consegue arremessar algumas escamas como tiros que acertam os caçadores a grandes distâncias.


08 - Kushala Daora

O único Elder Dragon da lista dos “flagships” é bastante presente na série também. Kushala Daora foi capa de Monster Hunter 2 (PS2) em 2006 e sem dúvidas foi um oponente e tanto para os caçadores da época, sendo até pouco visto no jogo, já que para enfrentá-lo o jogador precisava avançar bastante nas missões. O dragão metálico tem suas habilidades todas voltadas para a manipulação de ventos fortíssimos que dão bastante trabalho para os caçadores. Suas asas poderosas são cortantes e alcançar essa majestosa criatura para derrubá-lo com ataques corpo-a-corpo é um dos maiores desafios, visto que a criação de ciclones ao seu redor mantém um campo seguro para o monstro e mortal para quem tenta enfrentá-lo.


07 - Mizutsune

Dividindo a capa de Monster Hunter X (3DS) com outros três grandes monstros, resolvemos manter somente Mizutsune na lista. Ele é um dos conceitos mais diferenciados da série atualmente e, por conta disso, está no sétimo lugar da nossa lista. O leviathan é capaz de baforar bolhas em seus inimigos e também produzir essas bolhas através da sua pele. Ao mesmo tempo que as usa como ataque, também são sua defesa, pois o torna mais escorregadio e, assim, se torna muito mais difícil pará-lo. Mizutsune lembra bastante um dragão chinês e é, até o momento, uma das criaturas mais elegantes e belas da franquia. Mas não se engane, enfrentá-lo não é uma tarefa fácil, pois suas bolhas, além de facilitar sua movimentação, dificultam a estabilidade dos caçadores durante os combates.


06 - Lagiacrus

Lagiacrus apareceu pela primeira vez em Monster Hunter Tri (Wii) e rapidamente ficou famoso, principalmente por ser praticamente implacável num campo relativamente novo, o aquático. Lagiacrus foi capa de Monster Hunter Tri e merece todo o respeito dos caçadores, por ser uma criatura tão formidável e perigosa. Combinando o grande tamanho, uma imensa agilidade e a mescla mortal de eletricidade e água, o primeiro confronto contra um desses monstrengos sempre é devastador. Lagiacrus pode manipular relâmpagos para arremessá-los nos alvos desavisados à distância ou então acertar alvos próximos com uma explosão estática. Em momentos de fúria, ele é capaz de transmitir raios para a sua boca e dar mordidas elétricas nos inimigos, o que não é nada legal quando você é o inimigo.


05 - Glavenus

A quinta posição da nossa lista fica com este, que ao lado de Deviljho, é um dos monstros mais horrendos do bestiários de Monster Hunter. Surgido mais recentemente, na segunda parte da quarta geração de jogos da franquia, Glavenus foi capa de Monster Hunter Generations (3DS). O Brute Wyvern é devastador onde passa e sua marca registrada é a cauda. Um poderoso aglomerado de músculos que equivale em tamanho e peso a quase 50% do seu corpo. Glavenus raspa sua cauda em rochas para afiar suas grossas escamas, ao ponto de criar até faíscas com ela, fazendo-a entrar em combustão em alguns momentos. Uma curiosidade a respeito desse predador é que, até então, não foi avistada nenhuma fêmea da espécie. Deixando os caçadores curiosos e amedrontados a respeito dessa fera.


04 - Brachydios

Mesmo que não tenha aparecido em uma capa ocidental do jogo, Brachydios foi capa de Monster Hunter 3G (3DS/Wii U), no Japão. O monstro, tal como Glavenus, é uma Brute Wyvern poderosa e devastadora. Ao contrário da maioria dos membros de sua família, esses monstro possuem membros mais desenvolvidos, dando a eles mais agilidade que a maioria das Brute Wyverns. Mas sua principal ameaça não chega a ser sua velocidade, esses lagartos gigantes têm um costume bem peculiar: passam um muco originário de sua saliva em seus membros dianteiros e em seu grande chifre. Esse muco, é uma combinação de sua saliva com uma espécie de fungo simbionte que, ao ser separado de sua carapaça, sofre uma reação química que causa uma forte explosão. Como se já não fosse ameaçador o suficiente um réptil coberto por obsidianas que pode chegar a quase 20 metros, ele ainda possui saliva explosiva!


03 - Zinogre

O terceiro lugar desta lista fica sem dúvidas para o Caçador Relâmpago, Zinogre. Mesmo que tenha aparecido somente na capa do jogo japonês Monster Hunter Portable 3rd (PSP), Zinogre é sempre lembrado pelos caçadores como um dos mais belos e ferozes monstros a se enfrentar. Mesmo que não esteja entre as mais poderosas criaturas da série, encarar um Zinogre pela primeira vez é algo sempre marcante na vida dos hunters. Os principais ataques do lobo gigante são os raios e relâmpagos além, é claro, das suas poderosas garras. Mas sua eletricidade não é gerada através de espinhos como ocorre nos Lagiacrus. Zinogre usa o seu uivo para juntar centenas de insetos elétricos ao seu redor que reagem com a pele do lobo e passam parte de sua carga para ele. O resultado dessa combinação é simplesmente devastador, além de causar uma bioluminescência leve que dá uma beleza mortal à criatura. Só não pare muito para apreciar, pois pode ser a última coisa que você irá fazer.


02 - Gore Magala

A posição de prata dessa lista vai ficar para um dos monstros mais recentes da franquia, estreando em Monster Hunter 4 Ultimate (3DS). Gore Magala é horripilante e macabro, um ceifador de vidas de primeira que possui habilidade até então únicas na série. Gore Magala é um dos casos curiosos de monstros que possuem o tipo “???” na sua descrição. Isso sugere que a espécie é desconhecida por alguns fatores específicos que impedem que ela seja catalogada nas definições já existentes. Ele tem o Frenzy Vírus como sua principal habilidade, que é um vírus que afeta outras criaturas invadindo o seu sistema nervoso central e bloqueando a sensação de dor, além de causar um estado de frenesi e fúria incontrolável.


01 - Rathalos

O campeão da nossa lista não poderia ser ninguém menos que Rathalos, o senhor dos céus. O Wyvern voador é um dos mais antigos monstros da franquia, surgindo lá no primeiro Monster Hunter, para PS2. Além de ser capa do primeiro jogo da franquia, encabeçou também Monster Hunter G, Monster Hunter Portable 2nd, Monster Hunter Freedom e sua subespécie, Azure Rathalos, também foi capa de Monster Hunter 3 Ultimate. Já foi divulgada a capa de Monster Hunter World (Multi) e temos um retorno do Rei mais uma vez. Além dessa presença constante na franquia, Rathalos é um clássico entre os monstros, pois os embates de todos contra ele ou contra sua contraparte feminina, Rathian, são sempre memoráveis.



Rathalos é um Flying Wyvern, e como tal, possui quatro membros e uma longa cauda, sendo que, na maioria dos casos, dois desses membros são grandes asas. Entretanto, entre as Flying Wyverns, Rathalos é o possuidor de um dos maiores pares de asas. Sobrevoando seu território, o terrível monstro voador consegue localizar mais facilmente presas e atacá-las numa investida surpresa incrível, utilizando garras, cauda e dentes para causar o maior número de dano possível no menor período de tempo. Isso é o terror para caçadores, já que, na maioria das vezes, a única coisa que eles veem é uma sombra e quando olham para ela já é tarde demais.

O melhor bestiário do mundo dos games

Monster Hunter é uma série que surpreende bastante pelo design de suas criaturas. Aqui nós vimos algumas das feras que marcaram presença nas capas dos mais variados jogos, mas não se esqueçam também das diversas criaturas que até hoje não chegaram a encabeçar nenhum título da franquia. Monstros memoráveis como Diablos, Deviljho e Rathian são criaturas clássicas que são muito reconhecidas pelos fãs da série, mesmo não sendo consideradas flagships. Num bestiário tão completo e tão variado, escolher 10 monstros para uma lista é uma tarefa e tanto! A dúvida que fica é: Quantas espécies inéditas ainda veremos em Monster Hunter World?



Revisão: João Paulo Benevides 

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google