Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Gore Magala, o horripilante

Monstro presente somente em terras orientais, Gore Magala será carro chefe de Monster Hunter 4 Ultimate e trará para o ocidente toda a agonia e horror de enfrentá-lo. Conheça agora um dos monstros mais sinistros da franquia.

Monster Hunter 4 Ultimate está cada vez mais próximo de ser lançado e muito se espera desse que será o jogo com a maior quantidade de monstros da franquia até agora. Nessa lista de criaturas, como de costume, temos vários “rostos” conhecidos e vários estreantes também. Dentre as novidades, um dos monstros que mais se destaca sem dúvidas é essa horripilante criatura, que não se sabe ao certo de onde veio. Suas habilidades demoníacas e aparência anormal lhe dão um tom macabro que justifica esse perfil temático.


Gore Magala é uma criatura terrível, um assassino voraz. Suas habilidades são tão macabras quanto sua aparência e seu comportamento. Mas acreditem se quiser, muita coisa precisa ser dita antes que vocês, caçadores, saiam por aí tentando encontrar essa criatura. Ele será bem recorrente já nos primeiros Ranks do jogo, mas não se enganem! Não se esqueçam que Brachydios e Lagiacrus, por exemplo, também aparecem no início de Monster Hunter 3 Ultimate e nem por isso são “água com açúcar”.

Um monstro tipo “???”

Gore Magala é um dos casos mais curiosos da franquia. Alguns monstros possuem o tipo ??? na sua descrição. Isso sugere que a espécie é desconhecida por alguns fatores específicos que impedem que ela seja catalogada nas definições já existentes. No caso de Gore, ele tem o comportamento de um Wyvern tradicional, como Rathalos ou Rathian, entretanto seu corpo possui características marcantes que o deixam mais próximo dos Elder Dragons. Uma delas é o fato de possuir seis membros (quatro patas e duas asas), algo muito comum nos dragões anciões, como por exemplo, Alatreon.



Outra característica marcante nessa criatura é o exoesqueleto de um negro profundo jamais antes visto na série. Em seu crânio, existe um par de chifres que fica dobrado, fazendo o contorno da sua cabeça. Quando irritado, ele levanta esses chifres se tornando mais ameaçador. Um fato mais que pertubador em Gore Magala é a característica peculiar de não possuir olhos visíveis. O que lhe deixa com uma aparência que lembra muito criaturas como o Alien, o qual estreou o “simpático” jogo horripilante Alien: Isolation há pouco tempo.

Por fim, suas asas não são das mais tradicionais. Seus membros que possuem a prolongação das asas são bem maiores e mais fortes que suas patas. Além disso, suas garras no alto das asas possuem um formato que o deixam com uma espécie de polegar opositor, o qual lhe dá muito mais mobilidade. Como se não bastasse, suas asas quando fechadas ficam em um formato que lhe dá a aparência de possuir uma capa negra, como uma espécie de Conde Drácula. Isso o deixa mais macabro e faz o seu andar ser uma espécie de rastejo grotesco que chega a dar agonia de ver.

Apenas uma criança

Sim, é isso mesmo que você leu! Gore Magala não é um adulto totalmente formado. Ele é a forma juvenil de algo muito mais monstruoso, mas bem menos macabro: Shagaru Magara. É difícil imaginar uma criatura que mede de 15 a 21 metros de altura como um mero adolescente, mas é o que Gore é.  Essa espécie difere tanto da sua forma adulta que é separada em duas espécies totalmente diferentes, algo semelhante ao que ocorre com o casal Rathalos e Rathian.


Gore Magala passa a juventude voando de território em território. Basicamente ele vai aonde tem comida e faz isso por bastante tempo. Pelo fato de suas asas serem grandes e poderosas, tem a capacidade de voar longas distâncias e até atacar navios em alto mar. Quando é chegada a hora, Gore voa para as montanhas para uma espécie de hibernação, onde ele troca de escamas e atinge a maturidade, transformando-se em Shagaru Magara.

No quesito dificuldade, esse monstro é mais superior do que a maioria pode imaginar. Mesmo que não seja o maior dos monstros, ele possui habilidades singulares que lhe dão vantagem até contra máquinas de matar como Deviljhos ou Zinogres. Uma dessas armas, caçadores e caçadoras, é o Frenzy Virus.


Resident Evil? Acho que aqui é bem pior…

Gore produz no interior de suas asas uma substância porosa que cobre todo o seu corpo. Esses esporos lhe dão uma aura sombria e causam um escurecimento do ambiente no qual ele está, o que lhe deu a fama de Black Eclipse Wyvern (algo como Wyvern do Eclipse Negro, em tradução livre). Entretanto, esses esporos não lhe dão somente um “visual bacana”. Sua importância é bem maior e mais macabra.



Dentro desse material encontra-se o Frenzy Virus, um vírus que afeta humanos e monstros, porém de formas diferenciadas em cada um. Nos humanos, esse vírus causa fadiga e diminuição da força, além de impossibilitar a cura natural dos caçadores. Já nos monstros, o efeito é bem pior. O vírus invade o sistema nervoso central das criaturas, bloqueando a sensação de dor e causando um estado de frenesi e fúria incontrolável, seja o monstro pacífico ou não. Por fora, a aparência dos monstros também se modifica Todos ficam com uma coloração mais escura na pele, tombando para tons de roxo.



Contra caçadores, a infecção desses monstros é terrível, pois Gore consegue criar um verdadeiro exército de zumbis que não sentem dor e lutarão ignorando todos os danos causados a eles. Além disso, no momento de alimentar-se, ele pode simplesmente infectar um monstro muito maior e sair de perto, só esperando que ele morra de fadiga e, mais tarde ir tranquilamente se alimentar da vítima. Até o momento, somente espécies gigantes como Daren Mohran e Jhen Mohran não são afetados pelo vírus. Talvez por conta dos seus tamanhos colossais, o vírus não é o bastante para afetar o sistema nervoso central dessas criaturas.

Não só de vírus vive Magala

Além dessa tenebrosa habilidade de criar “zumbis” enfurecidos, Gore também possui uma gama de outras habilidades que lhe fazem uma máquina de combate digna de colocar Freddy e Jason para correr. Para começar, a ausência de olhos não é um ponto fraco (e sim um ponto forte), já que ele possui visão de calor. Sendo assim, é praticamente impossível surpreender uma criatura dessas.



Ele apresenta também uma força física estupenda, combinada com agilidade digna de Zinogres e Nargacugas. Com suas musculosas asas, ele consegue quebrar o chão sem muito esforço, o que dificulta bastante o combate corpo a corpo. Além disso, ele salta de um lugar para outro rapidamente, confundindo os caçadores. Esse movimento é bem semelhante ao de alguns wyverns como Barioth

Entre os seus diferenciais, está também o fato de balancear de forma incrível os ataque de baixa, média e longa distância, além de ter ótimas habilidades tanto no solo quanto no ar. São poucos os monstros que possuem uma habilidade de combate tão completa e poderosa ao mesmo tempo.


Vencê-lo? Boa sorte!

Nada muito significativo foi descoberto até agora sobre os pontos fracos específicos no corpo de Gore Magala. Só o que se sabe é que ele possui fraqueza contra ataques elementais que utilizem fogo, eletricidade ou o elemento dracônico. Isso já é uma boa dica para começar a se preparar contra essas criaturas.



Sobre o vírus, antes de ser infectado o caçado precisa comer uma frutinha chamada Nulberry que tem a capacidade de retardar os efeitos do vírus. Não é uma cura, mas pelo menos nos poupa do efeito imediato dos pólens dessa monstruosidade. Ao ser infectado pelo vírus tendo comido antes uma Nulberry, o caçador experimenta um período curto de força aumentada, semelhante ao que os monstros sentem. Isso pode ser uma boa arma contra o próprio Gore.

Com um exército de zumbis, aparência de Alien, visão de Predador, asas no melhor estilo Drácula ou Ceifador e poder comparável ao de um Elder Dragon, Gore com certeza será marcante na série e fará muito sucesso em sua estreia ocidental. Nos resta esperar ansiosamente para encontrar essa criatura vinda direto dos nossos piores pesadelos. Mas e vocês? Está ansioso para enfrentar essa criatura? E qual será o próximo perfil de monstro aqui no Blast? Não deixem de comentar!

Jogos nos quais Gore Magala aparece:
  • Monster Hunter 4 (2013/ 3DS).
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Stenafo Genachi 




Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google