Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Glavenus, a lâmina jurássica

Retornando aos perfis de Monster Hunter, vamos conhecer Glavenus, que chega para elevar ainda mais o nível de desafio da franquia.

A franquia Monster Hunter ( ou “MonHun” para os íntimos), nasceu na 6ª geração de consoles com o seu jogo estreante lançado em 2004 para o PlayStation 2. Desde então, a franquia cresceu, se aperfeiçoou e ganhou o mundo. Suas marcas registradas continuam sendo o alto nível de dificuldade e a qualidade excepcional da inteligência artificial de cada monstro, além da enorme variedade de armas e jogabilidade ímpar. Recentemente, já com mais de dez anos de vida, a franquia da Capcom recebeu seu mais novo jogo no ocidente, Monster Hunter Generations (3DS). Com ele, quatro novos titãs foram mostrados como “capa” da aventura, entre eles, está o jurássico e tirano monstro Glavenus. Afiem suas armas e vamos à caçada!


 O dinossauro laminado

Glavenus é um tipo de Brute Wyvern, assim como Brachydios, Barroth e Deviljho. Como tal, suas principais características são: a postura bípede, fruto da adaptação total a vida em terra firme (sem se aventurar nos mares ou no céu); o poderoso corpo musculoso, desenvolvido para resistir a incríveis batalhas contra poderosos inimigos e; claro, a defesa adaptada através de armas naturais, como sua cauda semelhante a uma lâmina.

Glavenus lembra bastante um dinossauro carnívoro, como os Carnotauros, daí exatamente é que veio a inspiração para seu design, principalmente a cabeça, que possui protuberantes massas ósseas que formam chifres sobre seus olhos, dando ao monstro um ar muito mais ameaçador. Essas massas ósseas cobrem toda a extensão superior do seu corpo, o que ajuda ainda mais a dar ao monstro uma aparência gigantesca.

Porém, como já começamos falando, sua marca registrada é a cauda. Um poderoso aglomerado de músculos que equivale em tamanho e peso a quase 50% do seu corpo. Glavenus raspa sua cauda em rochas para afiar suas grossas escamas, ao ponto de criar até faíscas com ela, fazendo-a entrar em combustão em alguns momentos.

Uma cauda multifuncional

Como falamos acima, a marca registrada de Glavenus é, sem dúvida, sua cauda afiada. Entretanto, sua arma natural possui mais funções do que normalmente encontramos em um monstro da classe dele. Por motivos adaptativos, Glavenus aprendeu a utilizar as afiadas escamas de sua cauda de diversas formas, dando a essa parte do seu corpo três fases distintas.

  • Fase afiada: nesta fase, Glavenus inflige poderosos golpes com sua cauda em movimentos que lembram uma espada ou lança. Com grande alcance e agilidade excepcional para o seu tamanho. A melhor forma de escapar desses ataques é utilizando rolamentos tão rápidos quanto a criatura;
  • Fase maçante: essa fase acontece quando o monstro passa a usar sua lâmina literalmente como um porrete, como se ela fosse uma maça de guerra. Ele, então, golpeia o chão de forma muito violenta, causando grande dano, mas perdendo um pouco de agilidade. Escapar para os lados e se afastar da cauda é a solução;
  • Fase aquecida: a fase mais marcante. Aqui Glavenus raspa a ponta de sua cauda afiada no chão a fim de criar faíscas o suficientes para aquecer suas escamas ao ponto delas entrarem em combustão. A criatura fica com a cauda acesa, podendo causar danos poderosos de fogo, mas também consegue acumular calor em sua garganta, arremeçando bolas de fogo de forma semelhante ao antigo Rathalos.

 Além das três poderosas fases de sua cauda, a poderosa criatura ainda consegue morde-la de forma a criar um efeito de estilingue, enquanto ela está acesa. Ao soltá-la da boca, gira de forma muito rápida causando uma explosão com o impacto da cauda. Esse é um de seus golpes mais fatais e rápidos. Por incrível que pareça, rolar na direção do monstro, focando suas patas, pode ser uma boa estratégia de desviar dessa investida.

O Brute Wyvern mais imponente

Glavenus são considerados predadores formidáveis em seu habitat natural. Normalmente são vistos somente em locais em florestas abissais, terras vulcânicas ou outros lugares quentes. Territórios como Volcano, Volcanic Hollow, Dunes, Jurassic Frontier e Ingle Isle são habitats possíveis de se encontrar essa fera colossal, que geralmente domina a cadeia alimentar dessas regiões, subjugando até grandes feras como o voraz Deviljho.

Chegando a medir mais de 30 metros da ponta da cauda até o focinho curto, Glavenus são considerados uma das espécies mais fortes e inteligentes de Brute Wyverns. Usam seu peso monumental em ataques rápidos e não perdoam nenhum animal que tenta adentrar em seu território. Flying Wyverns como Rathian e Rathalos facilmente são derrotados por essa monstruosidade jurássica.
Uma curiosidade a respeito desse predator é que, até então, não foi avistada nenhuma fêmea da espécie. Deixando os caçadores curiosos e amedrontados a respeito dessa fera. A exemplo de outras criaturas como Diablos e a própria Rathian, é possível que futuramente seja descoberto que a fêmea de Glavenus tenham outro tipo de comportamento a ponto de serem consideradas outra espécie distinta ou, então, uma subespécie do monstro, tendo até mesmo outra aparência. Porém, só o tempo dirá.

Sobre subespécies, Glavenus não as possui até então. Entretanto, existem seres dessa espécie considerados como Desviantes (Deviants), os quais não se caracterizam como outra espécie independente e nem derivada da original, mas sim como indivíduos que agem de forma separada dos demais da espécie, por conta de batalhas passadas das quais eles sobreviveram para guardar história.

Estes desviantes, no caso, são chamados de Hellblade Glavenus, uma variação do Glavenus muito mais furiosa que o normal. Estes são Glavenus que se mantiveram na forma aquecida por tempo demais, se fixando nela. Os Glavenus desviantes são maiores, mais brutos e com aparência que lembram magma incandescente. Se o monstro em sua forma natural já é ameaçador, essa fera avermelhada consegue elevar o nível de desafio a um novo patamar.


Superando a brutalidade jurássica

Como tudo que aparece na franquia Monster Hunter, eles são grandes, são fortes, são absurdamente inteligentes e habilidosos, mas nunca são imortais. Se tem uma coisa que os caçadores experientes sabem (e os novatos aprendem com o tempo) é que todo monstro cai com a combinação certa de equipamentos, movimentos e paciência, com Glavenus não seria diferente.

As patas do monstro são a parte mais vulnerável dele. Abusar de golpes ali é o ideal, porém é importante sempre tomar cuidado com os poderosos golpes com a cauda, uma vez que rapidamente o dinossauro gigante se afasta do caçador e o acerta com uma das fases de sua arma biológica. Além disso, suas protuberâncias ósseas nas costas, assim como sua cabeça, possuem partes quebráveis que garantem itens específicos para os capacitados a causar danos nessas partes mais resistentes. Esses ataques são facilitados com o Aerial Style, que ajuda na investida montada nesses monstros, vale a pena dar uma atenção a mais no caso.

Atenção especial com a cauda. Ela é passível de ser cortada, reduzindo consideravelmente a capacidade de ataque do monstro. Porém, o que torna essa missão difícil é o fato dela só ser arrebentada nos momentos que se encontra incandescente. Caso não esteja “acesa”, a cauda não poderá ser cortada, uma vez que sua resistência será muito grande.

Dica especial também para a garganta de Glavenus, que quando acesa se torna mais vulnerável. Caso o caçador acerte golpes certeiros ali, o monstro cairá e a incandescência da garganta cessará. Essa é uma boa investida, porém, bastante perigosa, por isso saiba o momento certo de tentá-la. Os elementos água e dragão são os mais indicados contra ele.

Uma boa história para contar

Com isso tudo, podemos ver como Monster Hunter cada vez mais consegue superar seus limites com monstros criativos e cada vez mais obliteradores. Com tamanho desafio, uma coisa é certa: ganhando ou perdendo, vocês terão muitas histórias pra contar sobre os encontros que tiverem com esse terrível monstro. Glavenus, sem dúvida, merece estar na capa do novo jogo da franquia.

Mas e vocês caçadores? Já tiveram alguma experiência interessante com Glavenus que queiram compartilhar aqui? Lembrando que os perfis “Direto de Monster Hunter” já estão há bastante tempo no site e outros monstros podem ser encontrados por aqui em análises como esta. Querem algum outro monstro esmiuçado no GameBlast?  Comentem suas preferências que mais cedo ou mais tarde ele estará em nossa lista!
 Jogos nos quais Glavenus aparece:
  • Monster Hunter Generations (2016, 3DS).
Revisão: Ana Krishna Peixoto


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google