Top 10

Os melhores games para se jogar em família

Seja no fim de semana ou dias festivos, jogar com parentes e amigos virou rotina e não faltam opções para uma diversão garantida.



Reunir a família em casa pode se tornar uma experiência das mais divertidas, principalmente se houver um videogame para animar o encontro. Se antes os jogos eletrônicos eram vistos como empecilhos ao aprendizado das crianças, hoje a história é outra e sua cultura entrou de vez na rotina de pais, filhos, netos e avós. Nesse sentido, a indústria ainda mantém um foco enorme na produção de títulos voltados para qualquer idade e com experiências casuais que garantem a diversão de todos.


Com os mais diversos gêneros disponíveis no mercado, desde jogos de dança, música, cooperativos de aventura, fantasia, mundo aberto, plataformas e até mesmo títulos que forçam a lógica e a criatividade, reunimos abaixo alguns representantes considerados indispensáveis para uma jogatina recheada de diversão. A lista tomou como base jogos relativamente recentes e fáceis de serem encontrados tanto em mídia física como digital. Muito bem recebidos pela crítica e jogadores, esses jogos estreitam os laços e garantem outra dinâmica aos momentos de lazer em família.

10 – Plants vs Zombies: Garden Warfare 2

Migrando dos celulares para os consoles, a franquia Plants vs Zombies ampliou a mecânica anterior e trouxe uma experiência de tiro em terceira pessoa que transforma qualquer guerra entre zumbis e plantas em uma grande brincadeira.
Uma guerra alucinante entre plantas e zumbis. Prepare as sementes de girassol!
Em Plants vs Zombies: Garden Warfare 2 (Multi) a PopCap Games recheou de conteúdo o modo offline, permitindo a criação de partidas personalizadas locais com tela dividida, além de trazer de volta o já consagrado modo online, com mapas mais extensos e detalhados. Destaque também para a localização em português que transmite de forma fiel todas as expressões e piadas típicas do título.

09 – 1-2-Switch

Entre os títulos de lançamento do Switch, a Nintendo trouxe ao público uma experiência de jogo capaz de atrair toda a família em um dia de festa. Em 1-2-Switch, somos apresentados a 28 minigames que utilizam os recursos do novo console híbrido em brincadeiras engraçadas e até então inimagináveis.
São 28 minigames que utilizam os novos recursos do Switch e garantem aquele momento "vergonha alheia" em família
A proposta de reunir as pessoas, como o praticado com a série Wii Sports, apesar de não ter o mesmo apelo, ainda consegue divertir e cativar. Afinal, não é todo dia que podemos ordenhar vacas, disputar duelos de bang-bang, ver quem come mais hambúrgueres e diversas outras “pagações de mico” em grupo.

08 – Tearaway Unfolded

Lançado originalmente para PS Vita, Tearaway Unfolded chegou ao PS4 com nova adaptação de jogabilidade e mais áreas disponíveis para exploração. Trata-se de um título focado no uso da criatividade do jogador através de todos os recursos presentes no console. A ambientação trabalhada em um universo de dobraduras e desenhos em papel é uma obra de arte desenvolvida pela Media Molecule, mesma produtora de LittleBigPlanet (PS3).
Uma ótima opção para usar e abusar da criatividade
Com uma história envolvente e narrada como se fosse uma peça teatral, a aventura garante boas horas de diversão, uso criativo dos controles, possibilidade de alterar o cenário e experimentar mecânicas diferentes para solucionar desafios. Uma boa opção para unir pais e filhos.

07 – Super Mario 3D World

Que a franquia Mario é sinônimo de boas risadas e jogatinas em grupo todos já sabem, e Super Mario 3D World (Wii U) eleva a experiência consagrada dos jogos de plataforma do bigodudo. Com um visual impecável, jogabilidade simples e voltado para até quatro jogadores locais, os fins de semana em família certamente terão um gostinho especial.
A diversão e cooperação trazidas por Super Mario 3D World são perfeitas para reunir toda a família em casa
A ação ocorre com todos ao mesmo tempo na tela unindo forças para coletar itens e chegar ao final de cada fase. A graça está exatamente na forma como tudo acontece, muitas vezes com os parceiros provocando momentos hilários ao tentar ajudar ou atrapalhar no comando de Mario, Luigi, Peach e Toad. Mais uma amostra da Nintendo sobre como agradar todos os públicos.

06 – Just Dance

Uma ótima pedida para reunir a família toda em frente à televisão. A franquia Just Dance, desenvolvida pela Ubisoft, ainda segue firme e forte entre os títulos mais procurados para mexer o corpo e causar boas risadas (e por que não bons micos) em galera. Além de colocar todo mundo para dançar, é possível compartilhar a performance nas redes sociais e interagir ainda mais com familiares e amigos.
Animação do começo ao fim é a proposta de Just Dance
Sua versão mais recente, Just Dance 2017 (Multi), apesar de oferecer menos músicas que nos jogos anteriores, traz no repertório uma mistura de hits do momento, a exemplo de Bang, da cantora brasileira Anitta, junto a clássicos como Don’t Stop Me Now (Queen)I Love Rock ‘N’ Roll (Joan Jett & The Blackhearts) e até mesmo o brasileiríssimo Tico-Tico no Fubá.

05 – Mario Kart

Nada como reunir a família e os amigos para altas disputas em Mario Kart. Correndo o risco de gerar boas gargalhadas ou colocar a relação em xeque, a franquia cumpre há anos seu papel como opção garantida de diversão. E tudo elevado a enésima potência com o lançamento de Mario Kart 8: Deluxe (Switch), a versão definitiva do título que já havia consagrado seu sucesso no Wii U. Com todas as pistas desbloqueadas, mais personagens e o retorno do tradicional modo balloon battle, as chances de passar horas em frente a televisão são enormes.
Seja nas corridas ou arenas, a fórmula de diversão de Mario Kart atrai qualquer um

04 – LittleBigPlanet

Desde o primeiro título da franquia, lançado em 2008, LittleBigPlanet tornou-se um ótimo exemplo de jogo plataforma para toda a família. Além do visual artístico inconfundível criado a partir de elementos lúdicos, como papel, madeira, tecidos e vários outros materiais, a jogabilidade simples é um convite para qualquer um apreciar o trabalho desenvolvido pela Sumo Digital e exclusivo dos consoles da Sony.
Com a adição de novos personagens, LittleBigPlanet 3 eleva ainda mais o carisma já consagrado da série
Em sua aventura mais recente, LittleBigPlanet 3 (PS3/PS4) apresenta novos companheiros para o já conhecido Sack Person (Sack Pessoa), cada um deles com habilidades diferentes e que transformam totalmente a experiência de jogo. E falando em experiência, tudo fica mais divertido jogando em grupo, fator considerado o ponto mais forte da série.

03 – Rocket League

Fenômeno de 2015, Rocket League (Multi) é uma mistura inusitada de futebol com jogos de corrida que agradou um grande público, entre casuais e veteranos. A premissa, por mais maluca que seja, cumpre um papel importante em oferecer experiências inusitadas e divertidas na indústria de games. Em um estádio caótico, as regras do futebol se aplicam a jogadores que controlam carros e caminhões em partidas alucinantes atrás da bola. Não existe lateral, linha de fundo ou faltas. Tudo é permitido e a confusão criada rende ótimas gargalhadas.
Jogar futebol nunca foi tão divertido

02 – Splatoon

Em se tratando de jogos que reinventam conceitos já estabelecidos, Splatoon (Wii U) traz novos ares aos títulos de tiro em terceira pessoa. A Nintendo soube exatamente como transformar esse gênero em algo acessível a todos e repleto de diversão. As partidas multijogadores não se resumem apenas em derrotar o adversário, mas também em preencher o cenário de tinta, como se fosse uma competição maluca de paintball, e os personagens (Inklings) ainda podem se transformar em pequenas lulas e se movimentar pela sujeira.
Eleito o melhor jogo multijogador de 2015, Splatoon literalmente trouxe novas cores ao gênero de tiro em terceira pessoa
Cores vibrantes, personagens bem trabalhados, várias opções de customização e modos online e offline são os grandes chamarizes. Uma ideia que deu tão certo que sua continuação, Splatoon 2, dará as caras esse ano no Switch.

01 – Lego (franquia)

Desde 1997, a gigante dos brinquedos investe no ramo de videogames. Primeiramente voltados ao público infantil, hoje os títulos da série Lego são um convite a toda família, com alguns jogos baseados em parcerias com estúdios de cinema e que proporcionam ótimas experiências em cada lançamento.
Unindo grandes referências do cinema com sua jogabilidade divertida, a série Lego desponta como um dos melhores exemplos de jogos para a família
Já tivemos adaptações multiplataforma das séries O Hobbit,  Batman,  Vingadores,  Indiana Jones,  Jurassic WorldHarry PotterPiratas do CaribeStar Wars, o bem recebido Lego City Undercover (Wii U) — que chega também este ano em versões para Switch, PS4, XONE e PC — e vários outros com foco em uma jogabilidade simples, intuitiva e voltada para a ação cooperativa. Some-se a isso os diálogos hilários e ambientação toda construída em torno das pecinhas inconfundíveis.

Menções honrosas

Apesar de ser um Top 10, vários outros títulos também merecem destaque por proporcionar ótimas experiências multijogador para toda a família, como é o caso de Trackmania Turbo (Multi), Terraria (Multi)Rayman Legends (Multi) e também das franquias musicais Guitar Hero e Rockband.

E você? Costuma reunir a família para jogatinas no fim de semana ou em dias festivos? Não deixe de comentar e também citar outros títulos que mereçam seu lugar entre os melhores jogos para se divertir em casa com os parentes e amigos.

Revisão: Luigi Santana

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google