Top 10

Batman: Relembre as melhores aventuras do Homem-Morcego

Das primeiras às últimas gerações, conheça todos os detalhes dos jogos que fizeram história na saga do herói.




Não é novidade nenhuma que, mesmo com os bugs na versão para PC, Batman: Arkham Knight foi um dos títulos mais esperados desse ano. Por isso, nada mais justo do que fazer uma viagem no tempo e relembrar os jogos que abriram caminho para que essa obra-prima seja produzida.


De clássicos da era 8-bits até lançamentos das últimas gerações, vamos relembrar o que há de melhor nos jogos do Homem-Morcego. Estão prontos? Então vamos lá!

10 — Batman (PC) / 1986

Antes de mais nada: não taquem pedras só de olhar o gráfico, ok? O primeiro Batman foi um jogo no estilo 3D isométrico criado pela Ocean. Nesse clássico, você é o Batman e precisa andar pela Batcaverna juntando peças para reparar o Batmóvel e finalmente salvar o Robin. Fim.



Certo, podem tacar pedras agora.O fato é que esse pode não ser o melhor dos jogos, mas certamente foi responsável pela diversão de milhares de fãs ao redor do mundo em uma época onde conseguir jogos dos seus herois favoritos não eram nem de perto algo fácil — esse jogo sequer foi para os EUA inicialmente, tendo o seu lançamento focado apenas no mercado europeu.

Desse modo, por abrir caminho para todos os demais jogos do nosso herói, Batman ganhou o seu lugar na lista.

9 — Batman Forever (Multi) / 1995

Se você nunca jogou esse clássico, não sabe o que está perdendo! Apesar de parecer apenas mais um hit ‘em up entre tantos da época, Batman Forever merece destaque por colocar uma imensa quantidade de detalhes em um jogo tão simples.


A primeira coisa que chama a atenção são os controles, que vão além do clássico “ataque forte” e “ataque fraco”. Junte isso a uma grande quantidade de aparatos estratégicos e você tem a fórmula certa para um Bat-jogo de sucesso.

Com um combate inovador para os jogos do Batman, armas que podem causar status negativos aos inimigos e um level design que exigia a resolução de quebra-cabeças para se seguir adiante, Batman Forever não é só um dos melhores jogos do Batman – é um dos melhores hit ‘em up já feitos.

8 — LEGO Batman (Multi) / 2008

Pessoalmente, considero esse um dos melhores jogos da série Lego — e não é pelo fato de você poder literalmente explodir os seus inimigos.


LEGO Batman permite que você explore as diferentes fases do jogo repetidas vezes, acumulando moedas que podem ser eventualmente trocadas por conteúdo extra, como novos personagens. Cada personagem tem um conjunto único de habilidades, garantindo horas extras de diversão em um jogo que por si só não é nada curto.

Por trazer uma grande variedade de personagens e garantir horas extras de diversão, LEGO Batman mereceu o seu lugar na lista.

7 — Batman: Vengeance (Multi) / 2001

Criado pela famosa Ubisoft, Batman: Vingança é baseado na bem-sucedida série animada. É bem verdade que a jogabilidade era bastante restrita e isso limitava muito o jogo, mas Batman: Vingança foi um marco da época por trazer para os videogames os mesmos dubladores da série animada, levando à loucura os fãs.


E foi justamente por combinar tão bem um jogo com um dos desenhos animados mais famosos da época, Batman: Vingança conquistou a sua posição na lista.

6 — Batman: Return of the Joker (NES, Mega Drive, GB) / 1991

Esse título foi o segundo jogo do Batman lançado para a plataforma da Nintendo e foi um dos primeiros a tentar equiparar o jogo com a HQ. O resultado disso foi uma divertida mistura de progressão e shoot ‘em up, com um Batman capaz de atirar dezenas de bugigangas contra os seus inimigos.



Apesar de ser basicamente uma nova versão do clássico Contra, mas com o Batman como protagonista, esse jogo é frequentemente aclamado como um dos melhores jogos já lançados para o Nintendinho.

Batman: O Retorno do Coringa trouxe níveis desafiadores e uma quantidade infinita de coisas para se atirar nos inimigos — mesmo que o gráfico do Nintendinho não permita que a gente diferencie uma bolinha colorida da outra — e por isso esse jogo merece estar em nossa lista.

5 — Batman: Rise of Sin Tzu (Multi) / 2003

Apesar de não figurar entre os títulos mais famosos do universo do Batman, A Ascenção de Sin Tzu merece destaque pela mera presença do vilão Sin Tzu. Criado pelo lendário Jim Lee e com um passado parecido com o da Arlequina, Sin Tzu nasceu na série animada — mas não ganhou popularidade entre os fãs, o que fez com que essa fosse sua última aparição.


A Ascenção de Sin Tzu quebrou a sequência de jogos de plataformas de ação e introduziu um hit ‘em up digno dos clássicos arcades, além de ter trazido um novo vilão. E é exatamente por isso que ele merece estar em nossa lista.

4 — Batman: The Brave and the Bold (Wii, DS) / 2010

Se você é fã de Batman e beat ‘em up é o seu estilo de jogo, esse título é a sua escolha perfeita! Baseada na série animada, The Brave and the Bold traz uma boa dose de humor e personagens divertidos, em um título onde cada fase é apresentada como um episódio da série.


Com a participação de grandes nomes como Arqueiro Verde e Aquaman, Batman: The Brave and the Bold é uma obrigação se você procura aventuras do Homem-Morcego!

3 — The Adventures of Batman & Robin (SNES) / 1994

Assim como O Retorno do Coringa, esse também foi um título produzido para uma clássica plataforma da Nintendo. Mas o contraste entre os dois jogos é notável: enquanto o primeiro trazia toda a ação digna de um shoot ‘em up, este nos trouxe gráficos coloridos e uma jogabilidade mais lenta, onde a escolha das armas e itens usados pelo nosso herói realmente importa.


Por ser um dos primeiros jogos com a jogabilidade mais focada nos bat-acessórios, esse título merece seu destaque nessa lista.

2 — Batman Begins (Multi) / 2005

Um dos primeiros jogos do Batman a finalmente trocar o sistema de combate direto por um sistema que valorizava a furtividade, simulando uma experiência mais parecida com a do verdadeiro herói, Batman Begins é bem mais do que apenas um jogo inovador.


O ponto alto aqui é mais do que a jogabilidade. A dublagem de voz dos personagens ficou a cargo de ninguém menos que... todos os atores do filme.

Isso mesmo! Batman Begins foi o primeiro jogo do Homem-Morcego a buscar um nível de realismo que vai além da jogabilidade, trazendo os atores do filme homônimo para dar vida a seus personagens. Por isso, esse título mais do que merece estar entre os melhores dessa lista.

1 — Batman: Arkham Asylum (PS3, Xbox 360, PC) / 2009

É impossível fazer uma lista de jogos do Batman sem incluir Arkham Asylum. Dos lindos cenários magnificamente renderizados, passando pela excelente dublagem dos personagens, Arkham Asylum tem tudo: ação, furtividade, progressão de personagem personalizada e uma narrativa sublime — incluindo uma louca Arlequina liberando todos os prisioneiros de Arkham.


Por combinar gráficos, jogabilidade e história em uma mistura quase perfeita, Arkham Asylum é uma obrigação no topo dessa lista! Bom... ao menos até a chegada de Arkham Knight.

E no final...

Desde 1986 o Cavaleiro das Trevas figura entre os heróis que ganharam seu próprio jogo. Dos 8-bits até a geração atual, Batman tem protagonizado diversos jogos de sucesso, o que torna escolher entre literalmente dezenas de títulos um desafio.

Então me digam vocês: concordaram com a lista? Existe algum jogo que vocês acrescentariam aqui?

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Fabricio



Thiago Fernandes é game designer, community manager e tradutor de jogos, com participações em sucessos como Pokemon GO. Sua especialidade é usar o poder das narrativas para criar experiências épicas para os jogadores.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google