Discussão

Hearthstone e o silêncio: qual a lição aprendida?

Como Hearthstone inibe o cyberbullying e situações desagradáveis em jogos online

A pouco tempo atrás tivemos o lançamento oficial de Hearthstone (PC/Mac/iPad), o card game baseado no universo de Warcraft. Com mecânicas simples, dublagem em português de alta qualidade e a facilidade de se jogar uma partida naqueles quinze minutos de folga, o título ganhou enorme popularidade. Inclusive, nós do GameBlast preparamos um guia especial com tudo para você começar a curtir o jogo, mas não sabe por onde começar.

Particularmente, eu também fui conquistado pela febre deste jogo de cartas. Como fã do gênero, já passei brevemente por Magic: the Gathering e Pokémon, fui jogador assíduo de Yu-Gi-Oh! a alguns anos atrás e atualmente estou envolvido em disputas pelo famigerado Trono de Ferro no LCG de Game of Thrones. Além de Hearthstone, é claro, que me conquistou pelas mesmas razões descritas no parágrafo acima e por mais uma razão, que abordo nos parágrafos seguintes.

Jogando Like a Sir

A impressão que tenho ao jogar Hearthstone, na maioria das vezes, é a de estar duelando contra um simpático senhor de monóculo. É estranho dizer isso quando estamos tratando de um jogo online, no qual, por muitas vezes, o caos e as ofensas parecem reinar. Não é incomum ouvirmos histórias sobre demonstrações de homofobia, misoginia e xenofobia em partidas multiplayer pela rede, entre outros.

Brutalize seu oponente, mas seja cordial
Claro que não estou jogando com um senhor de monóculo. O motivo pelo qual tenho essa impressão em minhas partidas é a ausência de uma ferramenta de conversação dentro do jogo. Seis emotes são disponibilizados, entre eles expressões como “Saudações!”, “Obrigado” e “Bem jogado”, feature que proporciona a comunicação entre os jogadores. Além disso, não há outra forma de se conversar com seu oponente, a não ser que ele seja seu amigo na Battle.Net.

Com a limitação quase que total do diálogo, ofender ou ser ofendido pelo seu adversário beira o impossível. Se, mesmo assim, seu oponente inundar a partida com a repetição de emotes, é possível silenciá-lo completamente ao clicar em seu ícone, selecionando a opção correspondente. Com isso, Hearthstone se torna um local seguro para quem não se sente confortável nos ambientes online dos MMOs e até mesmo para os pequenos, que podem jogar sem o risco de se expor a eventuais ameaças ou linguajar inapropriado.

Barrar a comunicação pode ser um mau sinal

Por outro lado, Hearthstone acaba por evitar o aprofundamento das relações online. Mesmo com toda a insegurança e a possibilidade de agressões pela web, não se pode negar que muitas amizades podem ser formadas nestes ambientes. Afinal de contas, até mesmo casamentos entre pessoas que se aventuravam nos universos digitais de jogos icônicos como Ragnarok Online e World of Warcraft já aconteceram.

Outro ponto relevante a ser considerado é que, aparentemente, a política adotada por Hearthstone acaba por não combater os problemas citados anteriormente, se limitando a “construir um cercado” para que possamos nos divertir em segurança. Não há como culpar a produtora, principalmente quando o principal objetivo de um jogo é entreter e não necessariamente apoiar uma ou mais causas.
Eu não posso negar: eu amo o cercado. Me permite jogar em paz nos curtos períodos de tempo livre que tenho. Embora tenha mencionado logo acima que a política adotada em Hearthstone não procura combater diretamente agressões e perseguições em ambientes digitais, o próprio fato deste tipo de política ser adotada traz uma questão. Se chegamos ao ponto em que adotar uma política que restringe a comunicação se torna uma opção bem vinda, não seria a hora de reavaliarmos nosso comportamento em jogos online? Encerro por aqui, mas espero poder debater a questão com você logo abaixo na seção de comentários!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Doug Fernandes


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google