Dicas e Truques

Quer começar a jogar Hearthstone? O GameBlast te ajuda com o básico do novo game da Blizzard

Se você nasceu na década de 1990 ou um pouco antes disso, com certeza deve ter gasto uma boa parte da sua infância jogando algum trading c... (por João Pedro Meireles em 22/02/2014, via GameBlast)

Se você nasceu na década de 1990 ou um pouco antes disso, com certeza deve ter gasto uma boa parte da sua infância jogando algum trading card game. Yu-gi-oh, Pokémon, Magic, todos eles fizeram, e fazem, muito sucesso até hoje devido à variabilidade de estratégias possíveis e, é claro, pela diversão que esses proporcionam. Eis que agora a toda poderosa Blizzard resolveu entrar nesse maravilhoso mundo com Hearthstone: Heroes of Warcraft. Curioso para jogar mas não sabe nem como começar? O GameBlast está aqui para te ajudar!

Começando pelo começo

Hearthstone é um jogo free to play em que dois personagens se enfrentam em uma batalha de cartas, cujo objetivo é levar os pontos de vida de seu oponente a zero. Para isso o jogador conta com cartas conhecidas como lacaios, que possuem pontos de ataque e vida, e cartas de feitiço com os mais variados efeitos. Apesar de parecer extremamente simples, esse é um jogo difícil de ser dominado devido à grande variedade de cartas e seus efeitos únicos, cabendo ao jogador saber utilizá-los da melhor forma possível.
Aqui é onde a parte mais básica será ensinada

Seu primeiro passo será jogar uma espécie de tutorial no qual as coisas mais básicas (como o sistema de mana e a troca de dano entre lacaios) serão explicadas. Entretanto, algumas peculiaridades das classes e das habilidades dos lacaios não são cobertas pelo modo inicial.

Primeiros Passos

Após completado o tutorial, você estará no menu inicial com os modos jogar e treino disponíveis (falaremos da Arena, que começa desabilitada, posteriormente) e a personagem Janna (Maga) habilitada para uso. Seu primeiro objetivo, é claro, será desbloquear todos os outros personagens, para isso será necessário derrotar classe a classe no modo treino. Após realizada essa tarefa você ganhará a sua primeira recompensa no valor de 100 moedas de ouro. Ainda que seja o suficiente para você comprar um pacote, nós aconselhamos fortemente que você não o faça, pois esse ouro será usado de melhor forma para pagar sua entrada na arena.
Se possível enfrente o Sacerdote por último, vai por mim

Além disso, após você chegar no nível 10 com uma classe pela primeira vez, mais 100 moedas cairão gentilmente em seu bolso. Agora que todas as classes foram derrotadas, você terá a chance de enfrentá-las novamente na dificuldade mais avançada, o que renderá, caso você vença todas, mais uma recompensa. Depois dessas batalhas não há mais motivos para você continuar jogando contra a IA do game, visto que, além de desafiar pessoas render mais XP para seus personagens, ao jogar três vezes nesse modo você obtém a quarta das cinco conquistas iniciais do jogo. Duas opções estão disponíveis no modo jogar, sendo tanto encarar uma partida casual ou ranqueada.

É importante que você troque de classe a cada vez que uma delas chegar ao nível 10, pois além de lhe permitir aprender mais sobre as peculiaridades de cada uma, algo importante quando você for jogar contra outras pessoas, você chegará mais perto da última conquista básica: levar todos os personagens para o level 10. Chegou até aqui? Parabéns! Você já deve ter adquirido experiência o suficiente para o modo mais divertido do jogo, e que já estará disponível para uso, a Arena.
Agora você já está pronto para desafios maiores

Gladiadores, à Arena!

Sem sombras de dúvidas chegamos à parte mais divertida de Hearthstone, o modo que impede que o jogo vire um pay to win, o modo que o fará quebrar a cabeça e conhecer cartas novas: a Arena. Nesse modo, que custa 150 moedas de ouro para ser jogado (entendeu o porquê da economia inicial de moedas?) você terá que montar um deck e escolher seu herói, em um conjunto de três possibilidades. Ou seja, para cada 30 das possíveis peças para seu baralho você terá três opções para adicionar ao seu deck, sendo que essas três cartas randômicas não são necessariamente as que você possui.
Escolha sabiamente. Você nunca sabe se determinada carta aparecerá de novo

Ta, você pode ter achado toda a ideia de montar o deck de forma semi randômica interessante mas deve estar se perguntando o porquê de valer a pena gastar 150 moedas a partir da sua segunda tentativa (já que a primeira é de graça). A grande vantagem desse modo é que, além de você se divertir e ter a chance de usar algumas cartas raras ou lendárias, você é recompensado baseado no quão bem você se saiu. Quanto mais vitórias você conquistar antes de ser derrotado mais de três vezes, mais ouro pó de encantamento (falaremos disso mais tarde) você ganhará, sendo que, se ao menos sete partidas forem vencidas, você paga o preço da Arena com sua recompensa. E para os mais pessimistas, não importa o quão mal você vá, um pacote sempre é dado como “prêmio de participação”.
Se você for bem o bastante grandes recompensas o esperam

Tudo está nas cartas

Como todo bom TCG o foco de Hearthstone são as cartas que compõem o jogo. O título possui mais de 350 cartas colecionáveis dividias entre lacaios, e feitiços e suas raridades. Ao todo existem cinco tipos de raridade: As básicas, que não possuem gema alguma em sua carta e são aquelas que começam presente no jogo e as que você ganha ao subir de nível com os personagens; As comuns, que possuem uma gema branca; Épicas e suas gemas azuis; Raras com gema roxa e as todas poderosas lendárias que, além de possuir uma gema laranja, possuem uma moldura em forma de dragão.

A grande maioria dos lacaios possuem efeitos especiais que podem ser usados das mais diversas formas e, apesar desses poderes possuírem uma breve descrição ao se passar o mouse sobre a carta, aqui vai uma explicação um pouco melhor sobre alguns dos efeitos mais vistos no jogo (com algumas dicas):
  • Grito de Guerra: Caso alguma carta possua essa habilidade significa que o efeito que ela possui só será usado no momento em que ela for jogada da sua mão para o campo, ou seja, invocações especiais como renascimentos não aplicam o efeito.
  • Investida: Carta que possui a habilidade de atacar logo no turno que entra em campo. Evite jogar essas cartas na mesa sem um objetivo específico (como derrotar um lacaio importante do inimigo ou até mesmo derrotá-lo).
  • Combo: Esse poder só é utilizado caso outra carta já tenha sido invocada por você, sendo que seu poder heroico não conta enquanto que a moeda conta para esse efeito.
  • Escudo Divino: Essa criatura terá o primeiro dano causado a ela ignorado (ou seja, não o sofrerá). Utilize esse poder para matar lacaios inimigos sem ter que sacrificar suas criaturas.
  • Enfurecer: O poder é ativado quando o lacaio receber dano pela primeira vez, sendo que independente desse ser curado, o efeito persistirá.
  • Congelar: Impede o lacaio, ou herói, atingido de atacar.
  • Furtividade: Essa carta não pode ser atacada nem sofrer com uma magia de dano ou poder heroico diretamente contra ela até que a mesma ataque. Vale lembrar que habilidades com efeito de dano em área atingirão essas criaturas independente dessas estarem com o efeito ativo ou não.
  • Provocar: Talvez um dos efeitos mais úteis do jogo, ele impede que o oponente ataque qualquer coisa que não seja a carta possuidora dessa habilidade. Portanto, o melhor uso dele é para proteger algum lacaio importante, logo evite usar uma criatura com provocar quando o tabuleiro estiver vazio.
  • Sobrecarga: Esse tipo de carta, normalmente com um poder muito elevado se comparado com seu custo de mana, só existe no deck de xamã e no turno seguinte ao seu uso, consumirá um determinado valor de mana.
  • Dano Mágico: Para cada criatura com essa habilidade que você tiver em campo, seus feitiços causarão mais um de dano extra (feitiços que não possuem dano embutido em seu efeito não sofrem alteração).
  • Silenciar: Essa carta faz com que o efeito de uma carta no campo seja anulada. Portanto, use-a em cartas com efeito contínuo (nada de gastar isso em um grito de guerra), em especial nas cartas com provocar. Também pode ser usada para cancelar bônus de dano ou vida que um lacaio tenha adquirido por meio de outros efeitos (incluindo os de feitiços).

Um herói para a todos derrotar

O que difere Hearthstone de outros TCG é que cada personagem possui cartas e estilos próprios. Apesar de cada herói permitir diversos tipos de estratégias, alguns traços são perceptíveis independente da escolha do jogador. As classes presentes no jogo são:
  • Caçador: Com um deck baseado em feras, normalmente seu objetivo é acabar o jogo rapidamente ou com um combo devastador. Seu poder heroico permite causar dois pontos de dano diretamente ao oponente.
  • Mago: Com grande foco nos feitiços de dano, essa forte classe possui muitas magias com capacidade de limpar a mesa ou causar grande estrago ao oponente diretamente. Seu poder heroico permite causar um de dano ao adversário ou um lacaio.
  • Bruxo: Essa é uma das classes mais interessantes do jogo. Com um deck composto por cartas que exigem sacrifícios (como perder uma carta da mão ou alguns pontos de vida), o bruxo é especialista em controlar seus recursos para destruir o adversário. Seu poder heroico consome dois de vida dele em troca da compra de uma carta.
  • Paladino: Um herói normalmente focado no fim do jogo, possui cartas que podem deixar lacaios extremamente poderosos. Além disso, possui muitas criaturas, ou feitiços, com o poder escudo divino, tornando-o uma força assombrosa a medida que o jogo passa. Seu poder heroico invoca uma criatura 1\1.
  • Sacerdote: Considerado por muitos jogadores a classe mais poderosa do jogo, esse mago foca grande parte de seus esforços em curar e aumentar a vida de seus lacaios, além de usar cartas que permitem o controle de lacaios do oponente ou criar cópias das cartas do mesmo. Seu poder heroico cura dois de vida de um personagem.
  • Xamã: Com seu grande poder residindo no controle de tabuleiro (possuir mais lacaios que o oponente), esse herói possui diversas cartas com o efeito sobrecarga em seu deck, tornando-se uma ameça em qualquer parte do jogo. Seu poder heroico invoca um totem aleatório.
  • Ladino: Especialista em cartas de feitiço com custo baixo e cartas com combo, possui diversas formas diferentes de destruir um único lacaio, fazendo com que invocar lacaios poderosos contra ele se torne um risco iminente. Seu poder heroico invoca uma arma com um de dano e dois de durabilidade.
  • Guerreiro: Com diversas cartas de arma e lacaios com investida em seu deck, o guerreiro é um dos heróis com maior possibilidade de burst (dano rápido) do jogo. Seu poder heroico lhe dá dois de armadura.
  • Druída: Com diversas cartas extremamente poderosas e resistentes (incluindo alguns com efeito provocar), o druída usa cartas que lhe permitam mana extra para invocar cartas com custo alto mesmo no começo do jogo. Seu poder heroico lhe dá um de dano por um turno e um de armadura permanente.
    E aí, qual você escolhe?


Hora de fabricar

Outra interessante possibilidade dentro do jogo é a de fabricar e destruir cartas para moldar seu arsenal de acordo com seu interesse. Isso é feito com um recurso chamado pó de encantamento, que pode ser conquistado ao se desfazer de cartas ganhas em pacote (as chamadas cartas de perito) ou recebendo-o como recompensa na arena. Quanto mais rara for a carta, mais pó você ganha ao desencantá-la, e mais cara ela custará para ser fabricada.
Cartas lendárias são bem caras

Uma boa dica é se desfazer de cartas douradas que você não tenha interesse em possuir. Pois além dessas darem um bônus considerável no ganho de pó, elas não possuem nenhuma vantagem em relação à sua contraparte normal, a não ser, é claro, seus efeitos super legais.

Algumas dicas de um noob

Antes de encerrar gostaria de lembrar que não sou nenhum expert em Hearthstone e que o objetivo desse pequeno guia não é torná-lo um profissional mas sim orientá-lo no começo do jogo para que não faça alguns dos erros que eu cometi. Então antes de terminar, permitam-me dar algumas dicas de quem já se viciou nesse jogo.
  • Não use feitiços de dano no oponente ou em lacaios sem motivo. Muitas vezes guardá-los para um momento mais oportuno é muito mais útil.
  • Como diria o Galvão o jogo só acaba quando termina. Não entregue os pontos caso você esteja com poucos pontos de vida, viradas são algo comum em Hearthstone já que os principais fatores para ganhar um jogo são o controle do tabuleiro e o número de cartas que você possui na mão.
  • Assista a alguns jogadores que fazem stream como TrumpSC ou Kripp, para aprender como reagir em algumas situações que você não conseguiria sem a devida experiência.
  • E o mais importante de todos os ensinamentos: Sempre conte quanto de dano você pode causar no turno. Pode parecer bobagem, mas muitas vezes as pessoas não fazem isso e acabam prologando um jogo que já estava vencido, permitindo até mesmo a virada do oponente.

Com vontade de jogar? Esse guia ajudou em algo? Não deixe de comentar e quem sabe nós não duelamos um dia!

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google