Blast Track: Main Theme (Cave Story)

Faixa: Main Theme. Compositor: Daisuke "Pixel" Amaya. Jogo: Cave Story. Plataformas: Windows, Mac, Linux, Wii, 3DS, DSi. Desenvolvido pelo Studio Pixel e publicado de forma independente.




Lançado em 2004 gratuitamente para o PC, Cave Story se tornou um clássico dos jogos eletrônicos independentes por, dentre vários aspectos, seu dinamismo incorporado ao gênero plataforma — seus elementos de shooter desempenham papel fundamental no processo.

Desenvolvido integralmente por Daisuke "Pixel" Amaya, o título ganhou polimento em versões subsequentes no PC (Cave Story +) e em plataformas Nintendo, como o Wii, o 3DS e o DSi. Para quem curte um desafio bidimensional repleto de ação, o game é um prato cheio.

A música de Amaya para seu jogo possui particularidades muito interessantes, a começar pelas ferramentas utilizada para a composição: Pixel desenvolveu uma série de softwares de edição de chiptune para escrever a trilha de Cave Story. Estes programas podem ser baixados gratuita e legalmente no site do game.

O tema original do título segue a tendência de jogos de plataforma clássicos ao incorporar elementos do pop e do funk em sua melodia e rítmica. Esta música, no entanto, possui certa complexidade na organização de suas partes, em que conta com passagens pouco cantabiles e que resvalam no universo do improviso do jazz.

Na versão do Co-Op Players, as repetições de cada seção ganham pequenas diferenciações rítmicas e esse caráter jazzístico é expandido. Ganha uma vida extra quem adivinhar qual música é citada no final da interpretação.


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google