Top 10

Dia dos namorados: Relembre romances dos RPGs

Embora nem sempre o romance seja o foco da narrativa, esses relacionamentos definitivamente contribuíram para tornar esses jogos inesquecíveis.



Dia 12 de junho é o nosso Dia dos Namorados e, para comemorar, decidi trazer para vocês alguns dos relacionamentos mais marcantes dos meus jogos favoritos. Como sabemos que o RPG é um gênero que muitas vezes está presente dentro de outros gêneros, alguns dos jogos que vocês verão nessa lista podem não se enquadrar no conceito simples de role playing game.


Mas não deixe que isso te impeça de aproveitar essa lista e vem comigo relembrar alguns dos romances mais legais já representados!
ATENÇÃO: O texto a seguir poderá conter spoilers sobre os jogos citados. Leia por sua conta e risco.

10 - Tidus x Yuna — Final Fantasy X (Multi)

 “Eu… eu aprendi a sorrir. Mesmo quando eu estou triste”



Não é novidade alguma que os jogos da série Final Fantasy quase sempre trazem algum subplot de romance. Mas Tidus e Yuna fogem do clichê e representam uma relação que vai além da atração pelo “heroi que resgata a princesa em perigo”. A jornada dos herois expressa o romance de uma maneira convincente — até o incrível plot twist que apaga a existência de Tidus, levando à jornada de Yuna em busca do seu amor perdido, em Final Fantasy X-2.

Por sair do clichê e levar o jogador em uma jornada emocional fantástica, Final Fantasy X conquistou o direito de estar nesta lista.

9 - Alice x Yuri — Shadow Heart (PS2)

“Eu nunca vou esquecer dessa jornada. E de ter te encontrado. De estar com você.”



São raros os RPGs capazes de sustentar uma história em torno de um relacionamento, mas Shadow Heart faz isso com maestria. Apesar de começar com o clichê de comédia romântica — o velho casal que vive brigando —, a série transforma o romance em uma jornada intensa que une verdadeiramente o casal, culminando com o sacrifício maior: Alice sacrifica sua própria vida para tentar salvar a alma de Yuri.

Destruído pela perda, Yuri embarca em uma jornada para buscar um significado para sua vida, sonhando constantemente com Alice e buscando maneiras de trazer o seu amor de volta do mundo dos mortos — tudo isso enquanto batalha com uma maldição que rouba suas memórias e experiências de vida, incluindo as lembranças de seu tempo com Alice. No final, cabe ao jogador decidir se Yuri encontrará ou não uma maneira de estar novamente com sua amada.

Por mostrar a dureza de ter que lidar com a perda, Shadow Heart merece estar nesta lista.

8 – Tifa x Cloud — Final Fantasy VII (Multi)

“Você também se esqueceu da promessa...”



Escolher o casal de Final Fantasy VII foi fácil. O casal Tifa e Cloud possui aquele elo especial que só aqueles que cresceram juntos desde a infância podem desenvolver — algo que vai além de um puro interesse romântico.

Quase todo mundo já teve uma paixão na infância e é exatamente por isso que os flashbacks que mostram o elo entre Tifa e Cloud podem ser tão bem compreendidos pelos jogadores. No final, Tifa e Cloud acabam não ficando juntos quando adultos — mas quantos amores de infância realmente duram?

Por nos lembrar da pureza de algumas paixões de infância, Final Fantasy VII ganhou sua posição nesta lista.

7 – Estelle x Joshua — The Legend of Heroes (Multi)

“Joshua… eu te amo!”



Ok, esse é um pouco polêmico. Estelle e Joshua começam a série como irmãos adotivos, ou seja, sem nenhuma relação sanguínea. Eles vivem brigando, mas se importam um com o outro, como verdadeiros irmãos. Entretanto, com o passar do tempo, Estelle percebe que seu sentimento vai além da relação familiar: ela realmente o ama.

Mas a natureza bruta de Joshua faz com que ela não tenha coragem de revelar seus sentimentos e ela segue em frente tendo que lidar sozinha com suas emoções, até finalmente encontrar a coragem necessária para revelar o que pensa.

Por mostrar que o amor nem sempre é simples e que é preciso coragem para lidar com os seus sentimentos, The Legend of Heroes conquistou o seu lugar nesta lista.

6 – Geralt x Yennefer — The Witcher (Multi)

“Não confunda o céu noturno com o reflexo das estrelas em um lago.”



Não, não. Eu não vou entrar na discussão Geralt - Triss - Yenn. Vamos focar só em Geralt e Yenn por aqui, ok? Ora, o amor mais do que sobrenatural de Geralt por Yennefer é tão forte que o persegue mesmo durante sua amnésia — um amor que ecoa ao longo de sua aventura através de contos de bardos e do fantasma de suas lembranças.

Yennefer morre tentando salvar Geralt. Yennefer é trazida de volta à vida. Yennefer é sequestrada. Geralt sacrifica sua vida para salvar Yennefer e o ciclo se completa: cada um se sacrificou uma vez para salvar a vida do outro.

Por mostrar que o amor pode ser forte o suficiente para durar além da vida, The Witcher ganhou sua participação nessa lista.

5 – Adol x Dogi — Ys (Multi)

“...”



Adol Christin é perito em duas coisas: salvar o mundo e partir corações. Ao longo da série, praticamente todas as personagens femininas caem aos pés de Adol, mas nenhuma obtém êxito em conquistar o espadachim.

Com o passar dos jogos, a série dá mais destaque a Adol, que passa cada vez mais tempo junto de Dogi — seu melhor amigo e companheiro. Apesar de sua natureza solitária, Adol se vê cada vez mais compelido a ficar ao lado de Dogi. Sem deixar claro, o final da série foca especialmente nessa espécie de bromance, deixando a entender que o motivo pelo qual Adol nunca encontra a mulher certa, é porque ele pode já ter achado o homem certo.

Por mostrar que existem várias formas de amor, Ys ganha destaque nesta lista.

4 – O jogador x Alistair, Morrigan, Leliana, Zevran, Isabela, Merrill, Anders, Fenris ou Sebastian — Dragon Age (Multi)

“Eu não me sentia tão próximo de alguém há muito tempo. Eu realmente gosto da sua companhia...”



Não é novidade nenhuma que um jogo da Bioware esteja nesta lista, afinal, a empresa é famosa por permitir diversas opções de relações pessoais em alguns de seus principais títulos. Mas o que chama a atenção em Dragon Age não é apenas a existência de romance – e nem o fato do jogador ter que, de fato, se dedicar a cortejar e conquistar suas escolhas românticas.

Os personagens de Dragon Age possuem um caráter forte e marcante, e seus relacionamentos se desenvolvem não apenas por diálogos românticos, mas em um sistema no qual as opiniões e ações dos jogadores para com o mundo se refletem em como o personagem principal se relaciona com seus companheiros.

Pelo nível de profundidade e complexidades das relações entre os personagens, Dragon Age mais do que merece estar nesta lista.

3 – Winston Chu x Peggy Li — Sleeping Dogs (Multi)

“Se alguma coisa – qualquer coisa – acontecer comigo, tome conta das nossas pessoas, ok? Nós somos uma família e família deve permanecer unida.”



Sleeping Dogs é muito mais do que um jogo sobre um policial infiltrado na máfia. O jogo explora não apenas as missões do policial Wei Shen, como também o modo como estar infiltrado faz com que ele desenvolva verdadeiras afeições pelas pessoas que ele deveria prender.

A história principal leva o jogador a conhecer as pessoas por trás da máfia de Hong Kong, incluindo o casamento de Winston e Peggy – com direito a compra de presentes e resgate do bolo de casamento sequestrado. Com diálogos intensos e muito bem estruturados, Sleeping Dogs torna impossível ao jogador não se deixar cativar por seus personagens.

Por explorar o lado humano do relacionamento de alguns vilões da história, Sleeping Dogs merece estar na nossa lista.

2 – Aribeth x Fenthick — Neverwinter Nights (PC, Linux, Mac)

“O dever é tudo. O maior dos prazeres, a maior das tristezas.”



Lady Aribeth de Tylmarande é uma paladina da justiça, conselheira do líder de Neverwinter e amante do clérigo Fenthick. Tentando salvar Neverwinter de uma praga sobrenatural, ambos embarcam em uma jornada em busca da cura, mas Fenthick acaba sendo enganado por um culto sombrio e ajuda a espalhar a praga, ao invés de evitá-la. Por seus crimes, Fenthick é condenado à forca.

A dor da perda faz Lady Aribeth questionar sua fé e tudo em que ela acreditava, culminando com a traição maior: Lady Aribeth vira as costas para seu deus e sua fé e trai Neverwinter, unindo-se ao mesmo culto que enganou seu antigo amor.

Por fim, cai nas mãos do jogador a opção entre matar Lady Aribeth ou convencê-la a se entregar para a justiça, o que inevitavelmente resultaria em uma pena de morte.

Por mostrar que a inocência do amor nem sempre resulta em finais felizes, Neverwinter Nights conquista o seu espaço em qualquer lista sobre casais nos RPGs.

1 – Inarius x Lillith — Diablo (Multi)

“Nós criamos um novo mundo. Nós podemos viver em paz aqui. Eu chamei esse mundo de… santuário”



O arcanjo Inarius e a demônio Lillith são o clássico exemplo dos opostos que se atraem. Em nome do amor, esse casal fez o impossível: criou uma terra onde anjos e demônios poderiam conviver em paz. Eventualmente, os dois se casam e dão origem aos nephalem — os antepassados da raça humana.

Infelizmente, a paz não durou muito e a guerra logo acometeu o santuário, arrastando Inarius e Lillith consigo, além de inúmeros anjos e demônios. Mas… ei! Valeu a tentativa, não?

Por trazer um amor tão forte que foi capaz de, mesmo temporariamente, unir pacificamente anjos e demônios (e ainda criar a humanidade), esse casal de Diablo é uma obrigação nesta lista.

E muito, muito mais...

É claro que seria impossível listar aqui todos os jogos que representam romances – especialmente se incluirmos aqueles que não são nem de perto RPGs. Mas é sempre bom lembrar dos demais títulos que também retratam relacionamentos de uma maneira marcante: Half-Life 2, Gears of War, Mass Effect, Persona, Prince of Persia, Heavy Rain, Gone Home, Enslaved, Assassin’s Creed, Catherine, To the Moon…  todos mereciam estar, de algum modo, nesta lista.

E vocês, curtiram a lista? Têm algum jogo que vocês gostariam de acrescentar?


Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Fabricio


Thiago Fernandes é game designer, community manager e tradutor de jogos, com participações em sucessos como Pokemon GO. Sua especialidade é usar o poder das narrativas para criar experiências épicas para os jogadores.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google