Conhecendo HearthStone, parte final: do novato ao veterano

Aqui chegamos ao final de nossa introdução ao mundo de HearthStone. Algumas dicas sobre como montar seu primeiro deck e onde conseguir recursos.

Nas últimas semanas nós falamos um pouco sobre HearthStone. Quem não conhecia teve a oportunidade de conhecer o que é um card game, como funciona e como são as suas principais diferenças para o jogo digital. Entendemos também como funcionam os combates entre amigos, partidas casuais e ranqueadas. Caso você ainda assim não tenha jogado HearthStone, aconselho que o faça agora! O jogo é gratuito, não precisa de um computador incrivelmente potente para rodá-lo, e no final das contas essa experiência básica (mesmo que seja uma horinha) será necessária para entender o que falaremos hoje. Então puxe uma cadeira e aconchegue-se nessa gostosa taverna regida por partidas épicas.

Vamos criar cartas

Antes de qualquer coisa você precisa de um deck (baralho). Sabemos que as limitações desse deck é a quantia de 30 cartas, sendo que caso queira usar cartas repetidas você pode, mas no limite de duas daquela mesma carta. Cientes disso, também precisamos relembrar das limitações por classe! Quando um deck é montado, você deve primeiro escolher seu herói, como falamos na semana passada. Então é permitido escolher entre cartas de dois grupos: cartas especiais da classe do herói (mage, druid, paladin, por exemplo) e cartas neutras. Essas cartas neutras podem ser usadas por qualquer herói, mas um Mage não pode usar uma carta exclusiva de um Paladin, por exemplo. Ah sim, outra dica que vale citar: se você possuir apenas uma unidade daquela carta e decide colocá-la em seu deck de Mage, ainda poderá usá-la ao mesmo tempo em seu deck de Paladin (se essa for uma carta neutra). Entendido? Dessa maneira, é desnecessário ter uma terceira unidade da mesma carta (de qualquer carta que seja). Para facilitar nossa vida, no menu do Crafting Mode, ele logo indica quantas cartas "extra" você tem (separadas por raridade) e quanto "pó arcano" você pode conseguir ao desconstruí-las. Verifique isso e faça sempre que possível.

Cartas têm raridade. Um Booster Pack vem obrigatoriamente com pelo menos uma carta rara (gema azul), mas pode vir mais de uma, e também podem vir cartas épicas (gema roxa) ou lendárias (laranja). Com muita sorte é possível tirar duas lendárias, uma rara, e duas comuns, por exemplo. No Crafting Mode é possível construir todas as cartas do jogo, até mesmo aquelas que você nunca viu durante partidas. Você ainda tem um sistema de busca que pode buscar cartas pelo custo de mana ou nome, caso esteja procurando alguma carta que viu em algum guia pela internet. Quanto maior a raridade, maior o custo de "pó" (dust) que será necessário para construir aquela carta. E como dito, você pode desconstruir suas cartas (extras ou não) e transformá-las em pó para criar cartas que você precisar. Há cartas que não têm raridade (não tem gema abaixo da ilustração), que são aquelas cartas básicas com as quais você começa o jogo. Essas cartas não podem ser desfeitas ou construídas (novas delas são obtidas quando se passa de nível com a classe).

Precisamos montar um deck

Primeiro você precisa identificar qual é o seu estilo de jogo. Você gosta de causar muito dano em pouco tempo? Gosta de ter controle do jogo? Gosta de ter resistência e uma boa recuperação de vida? Não tem como eu falar "se você gosta disso, esse é o deck que deve usar". Aconselho que joguem com os heróis que chamarem sua atenção, usem o Poder Heróico, e escolham um (ou alguns) com qual mais simpatizou. Outra dica que posso dar é: se você escolheu seis dos nove heróis, por exemplo, desconstrua as cartas que receber das outras três classes. No começo é bem difícil sustentar mais de dois decks, mas caso tenha alguma classe que você planeja jogar no futuro, guarde apenas as cartas épicas e lendárias que conseguir daquela classe. As cartas raras, apesar do nome, são bem simples de conseguir e baratas de construir.


Ao montar um deck, você deve ter em mente que partidas de HearthStone duram cerca de 10 ou 15 minutos. Muitas partidas acabam antes do décimo turno. Geralmente, os três primeiros turnos são onde o jogo está sendo construído, os jogadores estão conseguindo recursos para suas estratégias. Do quarto turno até o sétimo é onde geralmente a ação acontece: lacaios com elevado custo de mana, lacaios que pareciam fracos ficando fortes e causando dano de tremer a mesa (literalmente). Com base nisso, eu aconselho deem atenção para cartas com custo de mana  (cristais) inferior a 4. Se você não fizer alguma coisa no começo do jogo, esteja certo de que seu oponente fará. E há decks que conseguem vencer o jogo antes mesmo do quarto ou quinto turno sem dificuldade. Sim, cartas com elevado custo de mana geralmente têm efeito significativo pelo qual vale pagar aquele custo. Mas um deck cheio de cartas com custo de mana 7 ou superior é muito perigoso. No primeiro turno, quando você pega suas primeiras cartas, antes mesmo da partida começar de verdade, eu aconselho que fiquem com cartas com custo de mana até 3 ou 4, cartas que você consiga usar nos primeiros turnos. Não é uma boa ideia começar com uma mão em que você tem 4 cartas com custo superior a 7 sendo que tem apenas um cristal, e no próximo turno terá dois. Druid e alguns heróis conseguem gerar mana mais rápido que outros heróis por meio de feitiços, então isso deve ser considerado também.

The Arena

O modo "The Arena" é um modo especial onde você pode entrar gratuitamente na primeira vez. Após adquirir experiência é necessário pagar uma taxa de 150 gold para participar. Nesse modo você deve escolher entre um dos três heróis que são apresentados aleatoriamente para você. Seguindo por esse caminho você tem três cartas, e ao escolher uma delas, novas três cartas surgem. Esse processo se repete até você completar suas trinta cartas do deck. Diferente das partidas comuns, nesse modo você pode ter mais de duas cartas iguais em seu deck. Esse é um bom modo para conhecer cartas e combinações, não apenas pelo o que você fará, mas também pelo o que seus oponentes farão. Esse é um modo que testa muito a habilidade do jogador, e não as cartas que ele possui, já que não é permitido decidir quais cartas terá no meio de toda essa aleatoriedade.


Mas não é apenas por experiência de combate que o The Arena está no jogo. Para comprar um Booster Pack no game você gasta 100 gold. O The Arena custa 150 gold, mas quanto mais longe você for, melhor é a premiação que você receberá. Você pode vencer doze vezes ou perder três vezes. Claro que se vencer doze vezes (antes de perder três vezes) sua premiação será incrível, mas mesmo que você perca as três vezes, desde que tenha vencido uma ou duas partidas, já pode te garantir uma premiação legal. Quase sempre receberá um Booster Pack (que já vale 100 dos 150 gold investidos) e pode receber uma quantia em gold, uma quantia de pó, ou cartas muito raras. Já deve ter ficado evidente que o The Arena, apesar de bizarro pela sua aleatoriedade, é o melhor caminho para conseguir cartas melhores e até mesmo pó para construir novas cartas.
Então é isso. Como dito no começo, não há muito que possa ser passado apenas em texto, no máximo algumas dicas. Encorajo vocês a jogarem partidas ranqueadas, pois não é difícil chegar no Rank 15, e isso já garante o prêmio da temporada (o necessário para isso é Rank 20). E se você tem amigos que já jogam os jogos da Blizzard, perfeito, você pode convidá-los para jogar HearthStone e melhorar suas habilidades em divertidas partidas com amigos.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google