Blast Log

Diário de bordo E3 2014: Toda a grandiosidade das conferências pré-E3

O dia que antecede a E3 foi recheado de novidades, grande anúncios e eventos badalados por toda cidade de Los Angeles, que hospeda a feira de games mais aguardada do ano.

Com menos de 24 horas para a abertura dos portões do Los Angeles Convention Center, lar da E3 2014, a equipe GameBlast viajou aos quatro cantos da cidade californiana para comparecer, conferir e trazer em primeira mão à você, leitor, as nossas impressões das conferências que antecedem a abertura oficial da maior feira de videogames do mundo. Confira!

Sinal verde para começar

A primeira parada de um longo e abarrotado dia foi na conferência da Microsoft promovendo seu Xbox One, no Galen Center, um ginásio esportivo da Universidade da Califórnia do Sul. Com um atendimento surpreendentemente eficaz e cordial por parte da equipe da Microsoft, rapidamente recebemos nossos códigos de acesso e uma estranha pulseira de silicone. Portando esses artigos, pudemos entrar através de filas organizadas e sem correria, garantindo assentos em meio à multidão que se locomovia pelos estreitos corredores da arena até a arquibancada, onde víamos um imenso telão e projetava luzes verdes por todo o local, imergindo o ambiente — e todos nós —  na simbólica cor da marca.

Durante a conferência, uma surpresa! Os braceletes que todos usavam se acenderam logo que a introdução em vídeo da conferência começou a rodar, piscando e mudando de cor de acordo com a intensidade e o ritmo dos vídeos. Nesse aspecto, um dos momentos mais interessantes foi durante o trailer de Ori and The Blind Forest (XBO). Em certa parte, o protagonista encontrava-se num escuro campo onde alguns pontos de luz lentamente começaram a surgir. Nesse momento, os braceletes também acenderam vagarosamente por todo o ginásio, expandindo o que era visto no telão e imergindo todos os presentes no trailer.

Ao final da apresentação, os braceletes que outrora eram sincronizados com o telão passaram a ter uma função de detecção de movimento, mudando de cor a cada vez que batíamos palmas e fazendo a arena cintilar em sua última salva de aplausos. Durante a tumultuada saída, também tivemos a oportunidade de receber de brinde camisetas de jogos anunciados como Scalebound, Forza, Halo e Phantom Dust. Mal tivemos tempo de conferir as estampas, contudo, já que uma outra conferência estava prestes a começar.

Galera correndo os acessos do Galen Center freneticamente.

O anfitrião mais rico da festa

Poucos minutos depois do término da conferência da Microsoft, a EA já aguardava para nos receber no Los Angeles Shrine Auditorium, um amplo salão de eventos a poucas quadras do local onde ocorreu a conferência da Microsoft. Apesar de uma pequena confusão na entrada para a obtenção de passes e credenciais, logo pudemos colocar pulseiras autorizando a entrada pelo salão bem mobiliado de cadeiras e mesas. Para os azarados que não conseguiram chegar a tempo de conseguir um lugar para sentar, um mezanino também permitia assistir ao espetáculo de pé. Para todos os atendentes ao evento, também havia à disposição várias bebibas que ajudariam a resfriam um pouco o calor das novidades do dia. Já para quem pôde se sentar, uma caixa com rosquinhas, disposta em cada mesa, podia ser saboreada.


Durante a apresentação de Dragon Age Inquisition (Multi), uma porção da parede abaixo do telão se levantou e deu espaço para uma artista realizar sua performance de violoncelo juntamente com o trailer do jogo que se passava na tela. Logo que a conferência terminou com o anúncio do beta de Battlefield Hardline, máquinas para teste foram reveladas por detrás de cortinas para os convidados jogarem em multiplayer e darem sua impressão sobre o jogo. O tempo para teste era curto, entretanto, pois alguns ônibus já aguardavam os jornalistas para encaminhá-los à próxima conferência do dia.

Ficando em forma (e da cor do pecado)

Nossa chegada bem cedo (e corrida!) ao Orpheum Theatre, um salão teatral do centro de Los Angeles escolhido pela Ubisoft para sua conferência, acabou nos custando um belo bronzeado graças ao escaldante sol do verão estadunidense. Depois de quase 40 minutos de espera até o horário de entrada, a fila começou a fluir mais rapidamente e permitiu que todos adentrassem e se acomodassem. No luxuoso teatro, cada cadeira possuía um bracelete idêntico ao da conferência da Microsoft, mas que, dessa vez, reluzia na cor azul da Ubisoft. Diferente da Microsoft, entretanto, cada bracelete possuía um código no seu lado interno que garantia acesso exclusivo a conteúdo adicional na uPlay, o serviço digital da Ubisoft.

Durante a apresentação de Just Dance Now, o palco foi invadido por diversos dançarinos que sincronizaram seus aparelhos celulares em conjunto com o telão, usando-os como o próprio controle. Um ranking entre todos os dançarinos era elaborado em tempo real e no final da música foi revelada uma dançarina que atingiu o maior número de pontos entre todos os artistas participantes.


Depois do término de sua conferência, mais alguns ônibus aguardavam os jornalistas restantes para a última e, talvez, mais aguardada conferência do dia.

Fechando o dia em Estado Play

O Los Angeles Memorial Sports Arena, local novamente escolhido pela Sony para seu grande evento da linha PlayStation, era visivelmente o maior dentre todas as conferências que visitamos no dia, mesmo visto de fora. Logo na chegada, na qual fomos prontamente atendidos e equipados de braceletes elásticos, um pátio exterior continha barracas que distribuíam comes e bebes gratuitamente, o que serviu como uma luva para uma equipe que não parou o dia todo. Com a chegada do momento da conferência, a movimentação em direção à arena se intensificou, indicando que era hora de se dirigir aos seus lugares.

Por dentro, o Memorial Sports Arena era imenso, mesmo quando a Sony usava apenas metade do estádio para sua apresentação. Um longo e recurvado telão permitia que os atendentes pudessem ver os trailers e teasers em primeira mão independente de onde estavam sentados. A maior surpresa do dia fica ao mérito de Batman: Arkham Knight (Multi), apresentado durante esta conferência. Durante a apresentação do trailer de jogo detalhado, alguns artefatos do palco como os holofotes coloridos e lançadores de fumaça começaram a dar pane e a imagem do telão demonstrava falhas técnicas. Os defeitos foram se agravando até que o vídeo, em certa parte, congelou completamente, para a confusão da platéia. Tudo, entretanto, não passava de uma pegadinha que introduziu uma transmissão do Espantalho no trailer do jogo. Ufa!


Depois de um susto bem-humorado e do encerramento da última conferência do dia, a equipe GameBlast pôde voltar à sua estadia e se preparar para testar em primeira mão os jogos mais aguardados do ano na abertura oficial da E3. Continue conosco e até mais!


Confira como foi o dia anterior da Equipe GameBlast na E3 2014:
Diário de bordo E3 2014: chegada da equipe, The Witcher 3, Game Dude, Santa Mônica e mais

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Jaime Ninice

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google