EA realiza a segunda conferência pré-E3 com Dragon Age, Battlefield e muito esporte

RPGs, jogos esportivos e FPS: acompanhe o que foi apresentado hoje pela EA em sua conferência na E3 2014.


Depois da conferência recheada de jogos e trailers que a Microsoft apresentou nesta segunda-feira, foi a vez da Eletronic Arts realizar o seu evento pré-E3 2014. Começando às 16 horas, horário de Brasília, a EA trouxe um bom número de títulos, entre óbvias séries anuais e alguns outros aguardados por muitos jogadores. Confira com a gente o que a empresa apresentou.

Em uma galáxia distante...

Antes mesmo da entrada de Andrew Wilson, CEO da EA, no palco para começar a apresentar o evento, foi mostrado um trailer referente à Star Wars Battlefront, focado em mostrar como o pessoal do desenvolvimento pretende fazer o jogo que os fãs da saga sempre quiseram. Eles visitaram as localidades de filmagem das películas e também os arquivos da Lucas Films para desenvolver "um dos jogos mais ambiciosos da EA", o que foi apontado pro Andrew tão logo adentrou o palco.

Depois de dar as boas vindas a todos, ele afirmou que a empresa coloca os jogadores em primeiro lugar, dando início a uma conferência que falou muito em nova geração, narrativa e história nos jogos e em sentimento e emoção. 

Foco na BioWare

Os primeiros jogos apresentados depois da entrada de Wilson estão sendo desenvolvidos nos estúdios da BioWare. O primeiro, Dragon Age: Inquisition já tinha dado as caras na conferência da Microsoft. Porém, ao som do violoncelo tocado ao vivo, mostraram mais um trailer focado nas localidades do jogo. A promessa é de um jogo com jogabilidade em mundo aberto, com foco na narrativa (o próprio Andrew Wilson falou que a desenvolvedora reúne os grandes contadores de história dos jogos) e que será a entrada definitiva da equipe na nova geração.

O mais interessante foi o momento em que mostraram uma missão do jogo. Os quatro companheiros contra um grande dragão. A mecânica gira em torno da utilização do poder e especificidade de cada um deles, alternando entre os personagens para vencer o desafio. Foi indicado, mas não mostrado, a possibilidade de uma abordagem mais tática para as batalhas. Por fim, mostraram mais um vídeo, dessa vez focado no grupo de guerreiros e nas perspectivas da história. 
Parece que vamos caçar uns dragões novamente, agora em Dragon Age: Inquisition.
Seguindo através da ideia da capacidade dos desenvolvedores da BioWare em construir histórias, foi mostrado imagens bem bonitas do protótipo conceitual do novo Mass Effect. Por fim, anunciaram um projeto ainda sem nome que está em um inicial estágio de desenvolvimento, mas que promete usar uma jogabilidade aberta focada na ambientação, e uma forma contemporânea de narrativa (seja lá o que isso for).

Jogos esportivos para todos os gostos

De repente, surge Bruce Lee no telão falando sobre como o lutador deve ser igual à água: fluída, veloz, moldável mas implacável. Logo em seguida Dana White, Jon Jones e outros nomes do UFC enalteceram o papel do lutador e ator chinês que, não coincidentemente, será um lutador jogável no próximo game da franquia que, antes distribuída pela THQ, agora está nas mãos da EA. Mostraram uma luta entre Lee e o lutador BJ Penn que trouxe basicamente o que já está presente na demo do jogo. O lançamento de UFC será no dia 17 de junho.
Ainda bem que o mestre Bruce Lee venceu essa luta aí
Do octógono para o gelo, a EA prometeu uma mudança drástica em seu NHL 15 para os consoles da nova geração (Xbox One e PS4) e mostrou um breve trailer do jogo. Após, mostrou um pouco de sua série de Golfe, PGA Tour.

Para Madden NFL 15 a promessa é de uma melhora substancial na parte defensiva do jogo, como novo ajuste de câmeras que possibilitam ler as táticas ofensivas do outro time, além de mecânicas de defesa que aprimorem as possibilidades de se defender na partida. Outro enfoque será nas reações dos jogadores e na emoção dentro de campo. A parte gráfica do jogo parece estar bem competente.

Um pouco mais pra frente na conferência, foi a vez de FIFA 15 tomar as atenções para si. Novamente foi falado muito sobre emoção e experiência. E como a ideia da nova entrada da franquia é que os boleiros de plantão sintam o jogo através da personalidade e emoções dos jogadores do seu time, eles responderão de maneira diferente em cada contexto de jogo. Além disso, também foi apontado um maior foco no realismo físico (tudo bem, a gente sabe que todo ano prometem maior foco na física do jogo), inclusive com grama e terra sendo levantadas do chão pela chuteira dos craques, que também ficará suja. 
Todo ano as promessas são as mesmas. A física sempre vai ser revolucionária dessa vez.

Um pouco de tudo

Um game que foi apresentado com muito entusiamos foi The Sims 4. A nova entrada da franquia quer expandir as capacidades do jogo ao aumentar a inteligência e personalidade dos sims. A ideia é que o jogador defina a personalidade de seu avatar e que esse jeito de ser dele influa em diversos momentos do jogo. A palavra emoção foi usada novamente para apontar as novas possibilidades do game e das relações sociais nele apresentadas. O que efetivamente foi mostrado foi uma festa na qual o personagem morreu de tanto rir ao ver um avatar semelhante ao presidente americano, Obama, dançar que nem um bobo (!).
Mudando de gênero, Dawngate, o novo MOBA (Multiuser Online Battle Arena) também quer se diferenciar por sua história e narrativa, trazendo personagens que lutem por motivos relevantes e que embarquem em histórias épicas. Vamos ver se esse jogo que "não quer ser um clone dos clássicos, mas emergir deles" conseguirá se diferenciar.

Mirror's Edge 2, um jogo bastante aguardo por aí (e por mim), foi apresentado a partir de vídeos de uma fase bem inicial de desenvolvimento. No entanto, a empresa promete boa história (é, de novo) e uma jogabilidade que demonstre todo o poder e incisão da protagonista Faith. Eles até têm observado e capturado movimentos do pessoal que faz Parkour para desenvolver o game. A Criterion Games trouxe um projeto ainda sem nome, focado em experiências, ATVs, barcos e helicópteros. Ainda que Andrew Wilson tenha dito que era muito cedo para apresentar o jogo, apresentaram mesmo assim como vocês podem observar.
Pena que jogar Mirror's Edge 2 que é bom, a gente só vai poder daqui a uns bons anos!
Por fim, foi o momento de Battlefield Hardline tomar conta da apresentação. A ideia agora é que o jogo ponha os jogadores nas ruas, na guerra entre polícia e bandidagem. A promessa aqui é que o FPS irá entregar tudo o que os fãs querem: veículos, destruição, multiplayer e (de novo) uma boa história, praticamente um drama criminal televiso, e não aquelas geralmente apresentadas em jogos do gênero. O ponto alto, sem dúvida, foi a demonstração de um modo multiplayer que agregará 32 jogadores. A demonstração trouxe muita perseguição, destruições e tiroteio pela cidade. O Gran Finale da apresentação foi o anúncio de que a Beta do jogo estaria disponível, para PC e PS4, a partir daquele exato momento. Adam Boyes da Sony subiu no palco para explicar como os jogadores do console PlayStation poderiam já baixá-la partir de seu console.

A EA disponibilizou vários PS4 para a galera experimentar Battlefield Hardline.

Uma conferência com bastante jogos

Na esteira da Microsoft, que mostrou um jogo atrás do outro, a EA trouxe, também, um bom número de títulos para a E3 deste ano, porém grande parte deles ainda está em uma fase muito inicial de desenvolvimento, o que indica que esses jogos (o novo Mass Effect, Mirror's Edge 2, a nova IP da Bioware, o jogo desenvolvido pela Criterion) chegarão daqui a um bom tempo. O objetivo da empresa parece ser entregar jogos com histórias e personagens que consigam fisgar os jogadores, além de aprimorar os aspectos jogáveis de seus títulos, anuais ou não. Se eles serão interessantes e bons games como pareceram ser hoje na apresentação, só o tempo dirá. Fique atento no GameBlast para mais notícias e informações sobre estes dias tão importantes para a comunidade gamer. E que siga a E3!
Ao final da conferência, nossos jornalistas ganharam um lanchinho para manter forte as emoções para o que ainda está por vir
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google