Top 10

Muitos arrepios e sustos. Conheça os 10 Easter Eggs mais assustadores da história dos jogos

Easter Eggs costumam ser mensagens, cenas ou sequências de ação que ficam escondidas em filmes, jogos ou outras produções da mídia. Muita... (por Unknown em 31/10/2013, via GameBlast)


Easter Eggs costumam ser mensagens, cenas ou sequências de ação que ficam escondidas em filmes, jogos ou outras produções da mídia. Muitas vezes colocados lá intencionalmente como piada ou apenas curiosidade, você precisa procurar por esses extras com muito cuidado, como se estivesse caçando ovos de Páscoa (por isso o nome). Mesmo assim, nada impede que certas empresas e desenvolvedores de jogos tornem os Easter Eggs de suas produções eletrônicas algo nem um pouco engraçado. Diversos títulos trazem extras escondidos que, se não encontrados ao acaso, costumam provocar arrepios e péssimas noites de sono após o jogador tê-los descoberto. Essas pegadinhas assustadoras podem causar belos sustos e é curioso entender o motivo por trás de sua criação. O único problema é quando nem as próprias empresas sabem explicar por que os extras estão em seus jogos e o clima de mistério fica pairando no ar.

10. A verdadeira face do final boss - Doom 2 (PC)

No último estágio desse tenebroso e brutal jogo, Icon of Sin, quando o jogador é teletransportado para a enorme câmara com a cabeça gigante do final bosso do game, um barulho estranho e ininteligível é ouvido. Se tocado ao reverso, podemos entender a seguinte mensagem: “To win this game, you must kill me, John Romero/ Para vencer esse jogo, você deve me matar, John Romero”. O som nada mais era do que a voz destorcida do designer da série Doom, o próprio John Romero. Mas o mais assustador é que utilizando a cheat que permitia atravessar paredes, ao cruzar a cabeçona de caveira do boss, o jogador entrava em um corredor onde se encontra a cabeça degolada do designer. Curioso é que realmente é preciso atirar na pobre cabeça de John Romero para derrotar o boss e vencer o jogo.

Apesar de bizarro, quem diria que o designer de Doom é o último boss?

9. Sussurros mortais - Bioshock Infinite (PC/PS3/XB360)

O primeiro poder especial que o protagonista dessa aventura épica, Booker Dewitt, conquista ao chegar na cidade flutuante de Columbia é o Vigor chamado Possession. Ao utilizá-lo pela primeira vez, pode-se ouvir uma voz sussurrando algo. Tocando o áudio no reverso, a seguinte mensagem é descoberta: “Come, gentle night, come, loving, black-brow'd night. Give me my Romeo; and, when he shall die, take him and cut him out in little stars,/"Venha, noite suave, venha, amor, noite negro sobrancelha. Dá-me o meu Romeu, e, quando ele morrer, levá-o e cortá-o em pequenas estrelas". Como podemos perceber, é um trecho da famosa obra de Shakespeare, Romeu e Julieta. Tudo bem, até aí, seria apenas um easter egg curioso, mas não assustador, não é? O detalhe que torna esse extra bizarro é a figura feminina que cerca os indivíduos possuídos e sussurra essas palavras em seus ouvidos faz eles se suicidarem de formas terríveis depois que os efeitos do Vigor passam. Após usar o poder e ser ajudado pelos seus adversários, é aterrorizante vê-los atirando em suas próprias cabeças ou se jogando de precipícios.

8. Os sons dos zumbis - Half-Life 2 (PC)

Quando nosso mundo virou de pernas pro ar ao cruzar com uma bizarra dimensão alienígena graças a Black Mesa, os estranhos Headcrabs decidiram que seria interessante grudar na cabeça das pessoas. Conectando-se ao sistema nervoso do indivíduo, esses monstros distorcem suas vítimas e as tornam zumbis. Mas você já se perguntou o que eles ficam murmurando quando decidem atacar o corajoso Gordon Freemam? Ao tocar o áudio do jogo ao contrário, pode-se distinguir vozes e gritos de socorro vindo dos monstros que dizem: “God, no God!/Deus, não Deus”, “Lord, help me!/Senhor, me ajude!” ou “Please, help God!/Por favor, socorro Deus!”. Dá até pra ficar com um pouco de pena e remorso por ter matado tantos deles, não é mesmo?

7. Esse ursinho não é brinquedo - Possessed Teddy Bears - F.E.A.R 3 (PC/PS3/XB360)

Um easter egg assustador em um game de horror como F.E.A.R 3 parece até clichê, porém nesse caso, o extra garante vários sustos ao jogador. Apesar de algumas vezes funcionar e outras não, durante a aventura você irá se deparar com vários ursinhos de pelúcia. A maioria desses bichinhos estofados bonitinhos vai aparecer em prateleiras, mas existe um escondido no quarto bem diferente de qualquer brinquedo que você já tenha visto. O ursinho fica no chão, te observando com olhos vermelhos sinistros, como se estivesse possuído. E, se você o encarar por muito tempo, a criatura te ataca sem razão nenhuma, causando muito dano. O curioso é que, ao olhar de volta para o ursinho, após a investida, ele estará normal novamente.

Esse ursinho não é tão fofinho quanto parece...

6. Um fantasma diferente no mundo do encanador - Super Mario 3D Land (3DS)

O universo de Super Mario 3D Land, além de ser muito bonito, possui algumas Ghost Houses com Boos que podem incomodar e atrapalhar bastante a jornada do bravo encanador. No entanto, existe algo mais bizarro que pode ser visto no final do estágio 4 - 4. Na área fora da mansão fantasma, logo ao lado do poste com a bandeira do fim da fase, caso o jogador permaneça cerca de 35 segundos sem sair do nível, próximo a uma parte da grade que mostra a floresta sombria, uma estranha assombração aparecerá. Ela não faz nada e, mesmo assim já é bastante assustadora por si só, não parecendo com nenhuma forma já vista no Reino do Cogumelo. Após 25 segundos, o fantasma desaparece sem deixar rastro. Apesar de jogadores já terem visto essa figura em momentos semelhantes em outras fases de Ghost House do game, a Nintendo ainda não deu uma explicação oficial sobre porque isso ocorre.


5. Convidado nada especial - Bit.Trip Runner 2 (PC/Wii U/PS Vita/IOS/PSN/XBLA)

Em um jogo tão animado, divertido e musical quanto a continuação do cativante e desafiador, Bit.Trip Runner, você jamais poderia esperar encontrar um easter egg tão assustador. Em um nível do terceiro mundo das aventuras do corredor inveterado Commander Video, Bush Wacky, durante a corrida pelo estágio pode-se vislumbrar ao fundo nosso querido e simpático Slender Man, com tentáculos negros saindo de seu corpo. Ele até consegue distrair o jogador e prejudicar a jogabilidade, mas sua presença costuma passar despercebida. O problema é quando se alcança a linha de chegada do nível e, conseguindo todos os bônus, você pode lançar o personagem de um canhão para ganhar mais pontos. Se o jogador demorar para se lançar a imagem começara a dar problemas e uma interferência estática aparecerá, logo mostrando o rosto assustador de Slender Man. Um bom susto para quem faz o Commander Video ficar esperando.

4. Insanidade até demais - Eternal Darkness: Sanity's Requiem  (Nintendo GameCube)

Nesse horrendo jogo de terror, onde manter sua sanidade é o principal objetivo, existe um efeito muito pior do que os ocorridos quando o medidor de sanidade de seu personagem chega à zero, após ser visto por monstros. Como as demonstrações da insanidade costumam variar, não é possível dizer em que momento do jogo a tela vai tremer ou seu personagem e movimento serão afetados. Mas o efeito mais aterrorizante dessa incapacidade mental ocorre quando, ao tentar salvar seu progresso no jogo, o sistema pergunta “Você desejaria deletar todos os seus arquivos de salvamento?”. Mesmo que o jogador responda “Não”, o game irá automaticamente começar a apagar seus arquivos de save, impedindo que o usuário controle qualquer aspecto do menu do sistema. Junte a frustração de ter todo o seu progresso deletado a uma música de fundo tensa e assustadora e você terá uma das brincadeirinhas mais assustadoras para alertar o jogador sobre a importância de sempre manter a mente sã.

O que seria mais assustador para um gamer do que ter todos os seus saves deletados?

3. Uma tela que vale muitos arrepios - Sonic CD (Sega CD)

Os jogos protagonizados pelo querido mascote super rápido da Sega, Sonic, sempre foram títulos de plataforma muito tranquilos com aventuras legais em que você precisa ajudar o ouriço a derrotar o Dr. Eggman e suas criações robóticas para salvar os amigos animais. Sendo assim, até hoje permanece um mistério pelo motivo de existir um Easter Egg tão bizarro e horripilante em um dos jogos de maior sucesso do corredor azul, Sonic CD. No menu do game, selecionando o Sound Test, se o jogador inserisse certas combinações numéricas, poderia visualizar algumas montagens engraçadas (e outras estranhas) de Sonic e seus amigos. Porém, ao selecionar os números 46, 12 e 25, a tela piscava e aparecia uma imagem bizarra com vários Sonics de rosto destorcido ao fundo e a seguinte frase em japonês, no meio da tela: “A diversão é infinita, com Sega Enterprises - Sinceramente, O Diabo”. Pra completar essa cena macabra, a música tema das batalhas dos chefões tocava ao fundo, só que com um tom mais tenebroso. Nem preciso dizer que qualquer criança jogando que acidentalmente colocasse o código e visse a tela, ficaria traumatizada, né? O pior é que a Sega nunca deu uma explicação oficial sobre essa aparição misteriosa.

2. Figuras misteriosas - Super Mario Galaxy 2 (Wii)

Que Super Mario Galaxy 2 se tornou um game de sucesso do encanador com sua jogabilidade e beleza incríveis, já é um fato indiscutível. Mesmo assim, até hoje a Nintendo não explicou o que são as três misteriosas figuras que surgem em um dos níveis da aventura, ShiverBurn Galaxy, e parecem seguir cada passo de Mario com seus olhos brancos e fixos. Essas formas podem ser vistas no topo de uma montanha da galáxia quando a vista do jogador é alterada para primeira pessoa. As figuras fantasmagóricas não fazem nada, apenas parecem acompanhar cada passo do encanador com seus olhos. O curioso é que, ao analisar o código fonte do jogo e, mais especificamente, o código do estágio, descobre-se que as figuras estão associadas a skybox (textura do céu do nível) com o nome de “hellvalleyskytrees”, algo como “Árvores do céu do vale do Inferno”. O nome, além de tenebroso, não demonstra muito sentido já que as formas não se parecem com árvores e ninguém sabe qual a razão delas estarem lá.

Amigos ou inimigos do bigodudo? Ninguém sabe...

1. Menos surreal e mais assustador - Yume Nikki (PC)

Yume Nikki é um jogo ao estilo RPG para PC lançado em 2003. O título é pouco conhecido, mas certamente você ficará com vontade de saber mais sobre ele após conhecer uma das sequências mais perturbadoras da aventura da personagem Madotsuki. No jogo, você precisa atravessar os sonhos da personagem com direito a todo o tipo de imagens e formas estranhas que podem existir na mente de uma garotinha comum. A parte mais tenebrosa da jornada da jovem ocorre durante o capítulo 4, onde depois de atravessar um corredor de portas, ela chega em uma simples floresta. Ao entrar dentro de uma casa escondida entre as árvores, você encontra o quarto de uma garota, com uma menina no meio do aposento. Ela não faz nada e a única coisa que pode ser feita aqui é apertar um botão para desligar as luzes. Se o jogador apagá-las, sair do quarto, voltar e repetir o processo várias vezes, eventualmente a bizarra face da personagem Uboa vai aparecer no lugar da menina do quarto. O local terá seus móveis e paredes distorcidos e com formas surreais, tudo acompanhando por uma música de fundo pavorosa. A tela treme e não é possível sair do quarto. Se o jogador chegar perto de Uboa, ele será teletransportado para um local mais bizarro ainda onde não há nada a se fazer além de correr por uma planície enquanto uma forma horrenda observa você ao longe.

Extra: Faces vandalizadas - Game boy Camera (Game Boy)

Mesmo fora da lista principal, esse Easter Egg merece ser lembrado. Quando as câmeras digitais não eram tão comuns, o Game Boy Camera surgiu como um acessório bizarro que acoplado ao portátil permitia que os jogadores tirassem fotos de si mesmos. Em tons de cinza e com baixíssima resolução, os usuários podiam brincar com as imagens ou imprimi-las em uma (mais estranha ainda) Game Boy Printer. O problema assustador surge quando alguém inadvertidamente seleciona o botão “Run” do aplicativo ao invés de conferir os minigames ou imagens básicas que vêm na configuração de fábrica do sistema. Ao fazê-lo, a tela do portátil congelava e uma face horrivelmente vandalizada aparecia com a frases “Who are you running from?/ De quem você está correndo?” ou “Don’t be so silly!/ Não seja tão bobo!”. Para traumatizar mais ainda as crianças, as imagens bizarras eram acompanhadas de um som tenebroso que tocava ao fundo. Até hoje a Nintendo não explicou oficialmente quem foi o responsável por esse extra tão aterrorizante.

Afinal, o Game Boy Camera servia para tirar fotos ou traumatizar crianças?
Então, após de conhecer esses Easter Eggs assustadores e bizarros você ainda teria coragem para procurar os extras secretos de um jogo ou acha que certos segredos devem permanecer ocultos?

Revisão: Bruna Lima
Capa: Sybellyus Paiva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google