Item Box

Tome um Vigor de Columbia: os poderes da ciência nas palmas de suas mãos

Esqueça os tônicos que prometiam curar a calvície e fazer o cabelo crescer ou outros que anunciavam tratar de problemas de sono. Os Vigor... (por Unknown em 26/04/2013, via GameBlast)


Esqueça os tônicos que prometiam curar a calvície e fazer o cabelo crescer ou outros que anunciavam tratar de problemas de sono. Os Vigors presentes no fantástico universo de BioShock Infinite são muito mais do que isso. Ao tomar uma dose desses maravilhosos elixires, o indivíduo ganha habilidades extraordinárias, como poder lançar bolas de fogo ou disparar choques mortais, e tudo isso diretamente pelas mãos! O gosto de uma bebida tão potente assim pode até não ser bom, mas com certeza a satistação do cliente é garantida!
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou Bioshock Infinite. Leia por sua conta e risco!

Os melhores sabores para todos os gostos!

A origem dos Vigors não é muito clara, porém, quando Booker ouve uma gravação de Voxophone de Jerimiah Fink (o empresário inescrupuloso da companhia de energia de Columbia), ele explica de onde veio a ideia por detrás dos famosos elixires. Por causa dos experimentos dos irmãos Lutece, Columbia estava repleta de brechas no tecido do espaço-tempo, ou as famosas “tears”: rasgos no tempo que permitiam o vislumbramento de outros períodos históricos ou outros universos. Fink conta que através de uma das tears ele teria visto os experimentos de uma famosa bióloga (supostamente a Dra. Brigid Tenenbaum) com uma substância misteriosa que dava poderes sobre-humanos a suas cobaias. Tentando reproduzir a experiência, Fink conseguiu criar os Vigors. A produção da substância foi gerada em larga escala e as fórmulas são comercializadas em garrafas estilizadas, com os poderes gerados pelos Vigors sendo apresentados em feiras por toda Columbia.

Artes conceituais de algumas garrafas de Vigors
Ao contrário dos Plasmids de BioShock, que eram injetados diretamente no indivíduo via intravenosa, assim alterando seu código genético para lhe garantir os poderes sobre-humanos, os Vigors de BioShock Infinite são bebidos como se fossem tônicos energéticos. Eles não alteram o DNA da pessoa e, muito menos, levam seus usuários à loucura por uso excessivo, mas provocam efeitos colaterais momentâneos altamente drásticos. Ao se beber o Devil's Kiss pela primeira vez, por exemplo, a pessoa pode pensar que está literalmente pegando fogo, pois suas mãos começam a queimar até os ossos. Felizmente, esses efeitos não passam de ilusões provocadas pelos efeitos dos Vigors agindo no organismo.
Atenção: o uso de Vigors pode causar efeitos colaterais. Beba com moderação!
A seguir, uma breve explicação sobre as capacidades e poderes de cada um dos Vigors encontrados em Columbia. Todos eles possuem dois modos de serem utilizados: no modo primário, eles disparam todo o seu poder contra o inimigo, já no secundário, eles são lançados na forma de armadilhas que são acionadas quando os inimigos passam por elas.

Deixando a batalha mais "eletrizante"!

  • Possession: Utilizando o poder desse Vigor, uma aparição fantasmagórica salta de suas mãos e possui pessoas e máquinas, tornando-as suas aliadas e fazendo com que lutem ao seu lado. Uma habilidade muito útil em batalhas com muitos inimigos ou quando você pode fazer um turret ou um Mechanic Patriot virar a casaca a seu favor. O interessante é que toda vez que você utiliza esse Vigor, pode-se ouvir um sussurro que, nada mais é do que um diálogo do Ato 3, Cena 2 de Romeu e Julieta, do famoso William Shakespare, falado ao reverso.

  • Undertow: Ficando com as mãos repletas de ventosas e com água correndo entre elas, você pode até ficar parecido com um polvo ao usar esse Vigor, mas graças e ele você é capaz de se livrar de inimigos apenas com um jato de água potente. Além disso, ao se utilizar a função secundária do Undertow, é possível lançar um tentáculo de água que puxa os inimigos distantes até a sua frente para acertá-los. Uma ótima ajuda para se livrar de snippers.

  • Bucking Bronco: Com o poder de um coice de cavalo, as capacidades desse vigor possibilitam a levitação de seus inimigos no ar temporariamente. O vigor é de grande utilidade contra grandes grupos de adversários, pois enquanto estiverem no ar, os mesmos estarão completamente vulneráveis aos seus ataques. Infelizmente, o efeito do Bucking Bronco não funciona contra inimigos mais pesados como Patriots ou Handymen.

  • Shock Jockey: Possuindo poderes similares ao Plasmid Electro Bolt de Bioshock, Shock Jockey dá ao seu usário o poder de disparar choques letais contra seus inimigos. O ataque é muito útil para paralisar adversários, aproveitando para atacá-los. Curioso notar que o Shock Jockey é a principal fonte de energia que alimenta Columbia e gera força para diversas máquinas, tanto que em um cartaz de propaganda do Vigor logo na entrada da Fink Manufacturing pode-se ler: “Shock Jockey: quem precisa da companhia de energia?”

  • Murder of Crows: Quer se livrar de seus inimigos de um jeito bem à la Edgar Allan Poe? Então tome Murder of Crows! Com esse vigor, você invoca uma revoada de corvos famintos que bicam e devoram seus inimigos. Ótima escolha para inutilizar ou distrair inimigos enquanto você dispara uma rajada de balas contra eles.

  • Return to Sender: Se o escudo adquirido por Booker logo no começo do jogo não está sendo suficiente para se proteger dos ataques de seus adversários, tente utilizar os poderes de Return to Sender. Com ele, você pode criar um escudo magnético que bloqueia qualquer projétil. O melhor é que, utilizando as funções secundárias de ataques, além de bloqueá-los você pode disparar uma armadilha ou uma carga letal de energia que destrói seus inimigos.

  • Charge: Uitilizando esse Vigor, você pode carregar suas energias e investir com velocidade contra um inimigo, nocauteando-o, danificando-o, ou ainda, jogando-o para longe. Muito útil para atingir inimigos à distância que estão incomodando durante uma batalha, ou apenas para desnortear um adversário enquanto você lida com problemas maiores, como um Handyman, por exemplo.

  • Devil's Kiss: Capaz de provocar grandes danos e de se tornar o pesadelo de qualquer bombeiro, com o Devil's Kiss você pode lançar bolas de fogo como se fossem granadas, explodindo em chamas logo após caírem no chão. As chamas são tão intensas e poderosas que apenas uma bola pode atingir vários inimigos e queimá-los até que não sobre nada além de seus ossos.
Da mesma maneira que os Plasmids de Bioshock, os poderes dos vigors podem ser melhorados ao se utilizar as máquinas de vendas Veni! Vidi! Vigor! espalhadas por Columbia. Muitas dessas melhorias incluem um aumento na potência ou na duração do efeito de um Vigor sobre os inimigos ou a diminuição do consumo de Salts ao utilizá-los.

Seu inimigo está longe? Sem problemas: Undertow é a solução!
Mas muita calma, ávido leitor! Se você não se sente suficientemente seguro acerca da eficácia ou dos métodos de utilização dos Vigors, preste muita atenção nesses vídeos informativos curtos (mas muito divertidos) que prometem sanar quaisquer dúvidas que inquietem a mente de potenciais consumidores desses maravilhosos elixires!

Sentindo-se desanimado? Tome Salts!

Os Vigors podem ser poderosos, mas as habilidades que eles proporcionam aos usuários duram um tempo limitado. Por causa disso, um elixir de recarga também foi desenvolvido pela Fink Manufacturing. Os Salts, como ficaram conhecidos, eram uma substância de cor azulada que podia ser inspirada pelo usuário, produzida em massa na mesma quantidade que os vigors. Armazenada em pequenas garrafas azuis, elas são distribuídas em máquinas de vendas ou em máquinas de distribuição gratuita limitada.
Ao longo do jogo, Booker também pode obter Salts de fontes bem inusitadas, como xícaras de café ou refrigerantes. Fumar cigarros também irá recarregar as energias, porém vai custar um pouco de saúde porque fumar, afinal, não compensa. E mesmo que essas fontes ofereçam uma recarga bem pequena de Salts, muitas vezes elas já são suficientes para poder continuar utilizando os poderes e prosseguir na batalha.

Se um Vigor não basta, por que não usar dois?
Uma curiosidade sobre os Salts é que seu nome é inspirado na substância de mesma aparência utilizada na Inglaterra durante a Era Vitoriana para reviver pessoas desmaiadas. O pó em questão era o carbonato de amônio ((NH4)2CO3) e ele vinha muito a calhar quando uma dama acabava perdendo o fôlego e desfalecendo por causa dos espartilhos super apertados da época.
Propaganda é a alma do negócio

Revisão: Vítor Tibério
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google