Saudades do que não vimos: os jogos que ficaram de fora da E3 2013

Quando chega a época da E3 todos os jogadores ficam ligados nas notícias, trailers e apresentações para saber o que vem por aí. Em 2013 mu... (por Pedro Vicente em 25/06/2013, via GameBlast)

Quando chega a época da E3 todos os jogadores ficam ligados nas notícias, trailers e apresentações para saber o que vem por aí. Em 2013 muitos títulos foram anunciados, e Sony, Microsoft e Nintendo voltaram suas atenções para a próxima geração. Para os que muito esperavam a feira pode até ter deixado um gosto amargo na boca, mas independente das expectativas sempre sentimos falta de alguma coisa. E se a presença indica o direcionamento que as empresas estão tomando, a ausência também o faz. Reflita conosco sobre algumas faltas da E3 2013.

Fallout

Fallout 3, o último jogo da franquia, trazia um grande cenário destruído por guerras e desastres nucleares, muita briga com armas, gente desfigurada, sistema de Perks muito bom e uma enorme quantidade de coisas para se fazer. Após o estrondoso sucesso de Skyrim, muitos fãs da Bethesda começaram a apostar que a empresa estaria preparando uma nova entrada da série Fallout. Depois de um teaser apresentado poucos dias antes da feira, os boatos aumentaram ainda mais. No começo da apresentação do jogo Mad Max (PS4) muitas pessoas comentaram "Fallout?", e eu inclusive fiquei achando que poderia ser. No entanto, o game não apareceu na E3, assim como não pintou nenhuma novidade sobre Elder Scrolls VI. Claro, há muito chão pela frente e a possibilidade desses jogos darem as caras ainda é bem grande.

Qual cidade, ou país, você gostaria de ver retratado em toda sua destruição no próximo Fallout? E que região de Tamriel (Elder´s Scrolls) surgirá no game?

Gears of War 

Depois do anúncio de que, no primeiro ano de Xbox One, oito títulos novos e sete títulos de franquias já existentes chegarão, não seria estranho ficar no aguardo de um Gears of War para o novo console da Microsoft. Não importa se já foram encerrados certos arcos da história; o mundo da guerra entre humanos, locusts e lampents ainda tem lenha para queimar. O mais estranho da ausência de Gears of War é que se sete games serão lançados no primeiro ano do console (sendo um deles Forza), provavelmente os desenvolvedores estariam relativamente avançados na produção dos mesmos, tendo assim material suficiente para mostrar na E3. De qualquer forma, Gears of War não foi o único carro-chefe que ficou de fora do evento.

Será que veremos essa turminha novamente?

Jogo da Naughty Dog para PlayStation 4

Ainda é cedo e The Last of Us acabou de chegar para a alegria de muitos gamers, mas o anúncio de um jogo da Naughty Dog para PS4, fosse ou não um Uncharted, seria uma cartada segura, porém robusta, da Sony. Um exclusivo como Uncharted ajudaria muita gente a escolher seu console nesses primeiros anos da geração. Claro, o tempo e o trabalho do pessoal da ND trarão as novidades que tanto queremos.

Para você a Naughty Dog deve continuar com a série Uncharted e The Last of Us, ou desenvolver algo diferente?

Novos Zelda e Metroid para Wii U

Talvez pela indefinição do mercado até o momento o Wii U não tenha ido tão bem assim. A Nintendo sabe que utilizar suas consagradas franquias é um dos possíveis caminhos para conquistar os jogadores. Mario deu as caras, ainda que muitos esperassem algo mais próximo à Galaxy ou Sunshine. Zelda, no entanto, ficou de fora do Wii U, assim como Metroid. Ambas as séries não precisam de introduções, e nem de defesa de sua qualidade e importância, por isso mesmo seria um bom movimento da Nintendo anunciar tais títulos. Mas se a pressa é inimiga da perfeição, fiquemos ligados nos próximos Nintendo Direct.

Kinect

O novo Kinect causou mais polêmica pela função de estar sempre ligado e atento a tudo (isso mesmo Winston, se esconda no cantinho do quarto que o Grande Irmão não poderá te ver...mas vai te ouvir) do que propriamente por sua capacidade de agregar novas experiências em bons jogos. Está na hora dele deixar de ser um caça-moedas (os títulos de X360 que envolviam o Kinect eram, na sua maioria, ofensivos e gananciosos) e trazer novas possibilidades, ainda mais agora que está mais potente. Microsoft, ou você começa a fazer do Kinect algo útil para os games, até mesmo inovador, ou ficaremos achando que você é maligna e planejou desde o começo um periférico inútil com a intenção de participar dos projetos de controle da Casa Branca.

Você espera o que do novo Kinect? Gostou de alguma experiência com o aparelho no Xbox 360?

PlayStation Vita

Muita gente está achando que a Sony deixou o Vita de lado. E não é para menos, a empresa pouco falou do portátil e não se deu ao trabalho de apresentar nenhum jogo exclusivo e chamativo para o Vita, algo que todos concordam que seria vital para o console. Toda aposta pré-E3 era de que a Sony mostraria no mínimo dois títulos AAA para o PSV buscando alavancar suas vendas. Isso não aconteceu, e ficou uma grande sensação de que o Vita foi deixado de lado.

A Sony está de cabelos em pé em relação ao Vita

The Last Guardian 

Esse aqui foi o mais sentido, pelo menos para mim. Claro, como bom fã de Kingdom Hearts e de Final Fantasy fiquei feliz com o anúncio deles, e também instigado pelo trailer do jogo The Order, mas passei aquela conferência inteira apenas com um título na cabeça: The Last Guardian. Quem jogou ICO e Shadow of the Colossus sabe que pode esperar coisa genial vindo dos desenvolvedores. Porém não só o título não apareceu na E3, como foi anunciado nos dias seguintes que ele está em hiato. Ou seja, não está sendo trabalhado no momento. Espero do fundo do meu coração ver esse jogo ser lançado um dia.

The Last Guardian chegará para PS4, ou será que o game ficará engavetado eternamente?

Novidades

Mais um ano de E3 e parece que as empresas gostam muito da tal zona de conforto. Fora uma surpresa aqui e outra acolá, as desenvolvedoras focam em títulos que já tem uma base instalada. Claro que não podemos ser ingênuos a ponto de acreditar que os produtores têm carta branca para criar seus projetos. Eles são avaliados e podem ou não receber investimento, maior ou menor. É o mundo dos negócios, a indústria de games é uma...indústria. Mas ainda assim, ver gigantes com Sony e Nintendo mostrando pouquíssimas novidades é um tanto desanimador. A Microsoft prometeu oito franquias  novas para o primeiro ano de XOne, o que é um movimento interessante, mas também revelou quase nada. 

A E3 é um momento importante mas não o único para apresentação de jogos. Provavelmente ainda teremos muitos anúncios nesse ano de novos consoles. 

Mais algum título ficou de fora da E3? Quais jogos você gostaria de ter visto na feira?
Revisão: Bruna Lima
Capa: Douglas Fernandes 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu gostaria de ter visto alguma novidade relacionada à série Dragon Quest!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google