Impressões: EA Sports FC 27 mantém a já experimentada base, focando na defesa e em adições pontuais

Apostando em mudanças técnicas na jogabilidade, o novo lançamento promete mais refino em pontos-chave do game.

Mais um ano e mais um título da franquia de futebol mais popular da atualidade está chegando: EA Sports FC 27, previsto para o dia 25 de setembro, promete várias novidades em relação ao seu predecessor. Antes do lançamento propriamente dito, a equipe do GameBlast teve acesso a um pré-beta do game. Nesta matéria especial, vamos conferir as novidades que esta versão trouxe e que devem pintar (ou não) no produto final.

As regras do jogo 

Primeiramente, preciso explicar um pouco sobre a versão que tive acesso. Ela foi do tipo pré-beta e esteve disponível de 30 de julho até 5 de agosto. Somente o modo de jogo Kick Off estava disponível, com opções para partidas contra a máquina ou outro jogador de forma local. As partidas disponíveis eram da Champions League e disputas do tipo Rush, ambas as opções disponíveis para os times masculino e feminino.
Para quem não acompanhou os últimos anos de EA Sports FC, as disputas Rush são do tipo 5v5 dentro de uma quadra reduzida, com algumas regras adaptadas. As equipes masculinas disponíveis foram Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City e Paris Saint-Germain. Já no feminino, foram os times Chelsea, Juventus, Real Madrid e OL Lyonnes.
 
Chegando ao que interessa, a versão pré-beta parece muito com as versões anteriores de EA Sports FC. Aliás, atrevo-me a dizer que, para uma pessoa pouco habituada aos títulos anteriores, o jogo parece não ter mudado nada. Modelos, texturas e animações, de forma geral, mantêm basicamente os mesmos níveis de qualidade dos últimos anos. Particularmente, a torcida pareceu um pouco melhor representada, bem como algumas cenas antes das partidas (com direito a policiamento sobre cavalos).

Mesmo uniforme, preparo diferente

A maior novidade em termos de produção vai para as animações dos atletas, que ganharam alguns movimentos inéditos. Dribles e comemorações de figurinhas famosas do futebol são o destaque, com direito a gol de cabeça com o jogador se ajoelhando no chão. Também temos mais fluidez entre as trocas de movimentos (corrida, passe e corrida novamente, por exemplo).
Essa última, inclusive, torna os atletas mais ágeis, sem perder muito tempo entre as ações em campo. Esse ponto é um dos exemplos das reais novidades que EA Sports FC 27 deve trazer no seu lançamento oficial: aprimoramentos na jogabilidade, que buscam melhorar a experiência dos jogadores. Embora eu precisasse jogar mais, sobretudo de forma online, para fazer uma análise realmente completa, afirmo que algumas mudanças são perceptíveis.
 
Uma das mais significativas é uma alteração técnica na IA defensiva do game. Anteriormente, em muitas jogadas valia a pena deixar para a máquina a tarefa de marcação ativa; agora, ela executará menos roubadas automáticas e pressão efetiva na marcação. Além disso, as roubadas manuais terão um alcance maior e as interceptações mantêm a posse de bola
 
Particularmente, penso que essa é uma novidade bastante significativa e positiva, reforçando os recursos para os jogadores dedicados às partidas. Afinal, deixar tudo na mão da IA do jogo era mais fácil e não incentivava um game mais envolvente. Ainda sobre isso, os passes agora exigem mais cuidado, pois vão sair tortos e fora de ponto caso sejam realizados de forma afobada e desequilibrada.

Mudando a tática

Lembra da questão da fluidez nos movimentos? Como já comentei, a ideia na continuidade das animações não vem só em termos de visual: esse encadeamento mais suave de ações facilita sobretudo ataques mais inteligentes e melhor domínio da bola. Jogadas do tipo toco y me voy também receberam atenção, facilitando tabelas entre os atletas.
Como eu comentei anteriormente, o ideal seria experimentar essas questões em partidas online para confirmar a validade e profundidade das novidades. A franquia é conhecida por ter alguns problemas nas conexões online — a forma mais popular de disputar partidas —, mas espero que EA Sports FC 27 possa melhorar tudo de forma geral. Até porque, temos aqui uma versão pré-beta, com conteúdos sujeitos a mudanças em relação à versão final.
 
Uma das novidades que mais gostei é o sistema de escanteios. Agora essa bola parada é dividida em dois momentos. O primeiro é parecido com o que tínhamos anteriormente, em que escolhemos a força e a direção da cobrança. Já o segundo é a novidade real: antes do cruzamento sair, os jogadores podem posicionar os atletas na área, permitindo uma consolidação das jogadas aéreas (tanto de ataque quanto de defesa).
Provavelmente essa mudança vai carecer de ajustes, mas a ideia por trás dela é muito bem-vinda. Salvo jogadas apelonas, os escanteios sempre pareciam depender mais da sorte do que da habilidade. Os goleiros parecem mais confiáveis e realistas do que no ano passado, contando com movimentos ao mesmo tempo mais realistas e eficientes. Finalmente, mais uma vez temos a questão das opções Competitiva e Autêntica para as partidas.
 
Em linhas gerais, podemos dizer que a primeira é mais arcade — velocidade, responsividade e jogadas facilitadas —, enquanto a segunda é realista — com disputas mais físicas e que exigem mais calculadas. Vale comentar que essa dupla de opções é recorrente dos últimos anos, mas os produtores parecem estar dando mais atenção às diferenças. Ainda que não sejam tão diferentes, admito que as coisas estão mais interessantes do que nunca.

Na torcida pelo lançamento

Mantendo a tradição anual, EA Sports FC 27 chega mantendo o esquema tático já conhecido, mudando pontualmente a disposição de parte da escalação. Enquanto a produção técnica continua basicamente a mesma, o jogo deve focar em mudanças nas animações e, sobretudo, na jogabilidade. A ideia é dar mais poder aos jogadores, seja nos ataques com mais dribles e movimentos ágeis, seja na defesa, com mais foco nos comandos manuais. Agora é esperar pelo lançamento oficial e torcer pelo melhor resultado.
Revisão: Vitor Tibério
Matéria produzida com cópia digital cedida pela EA
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).