Mantendo a tradição da franquia,
EA Sports FC 26 entra em campo para renovar o fôlego da sua marca de futebol digital. Mais do que inovar, a produtora do novo lançamento se esforçou para deixar essas inovações claras para novos e antigos jogadores. Pronto para conferir o que mudou (ou não) no título? Prepare o fardamento e amarre bem os cadarços, pois a análise vai começar!
Que coisa linda é uma partida de futebol?
Para começar, creio que seja importante já falar de um ponto bastante cobrado nos últimos anos: os visuais do game. Mais especificamente, os gráficos de jogadores, bem como das torcidas e dos demais elementos em campo. Nesse sentido, infelizmente, a notícia não é muito boa, sobretudo para jogadores veteranos, que vão perceber que tudo continua basicamente igual.
 |
| Pronto para colocar a bola na rede? |
Ou seja, não tivemos qualquer melhoria visível em termos de texturas, modelos ou animações. Me atrevo a dizer que tudo continua basicamente a mesma coisa já faz alguns anos, com mudanças pontuais aqui e ali. Vale frisar que EA Sports FC 26 não é um jogo feio; pelo contrário, sua apresentação é agradável e funcional. A questão é a ausência visível de inovações significativas ao longo de tanto tempo.
Para ser justo, existem algumas novas animações, sobretudo para os goleiros (mais sobre eles em breve), mas nada digno de elogios. Mesmo os menus e demais apresentações são basicamente as mesmas, reforçando a sensação de estagnação. É óbvio que mudar só por mudar poderia gerar maus resultados, mas não tentar é igualmente frustrante, principalmente para fãs mais antigos.
 |
| Sim, esse é um jogo do PlayStation 5 |
Tecnicamente, o game continua com desempenho suave e funcional, ainda que com eventuais bugs. Em termos de jogabilidade, temos poucas mudanças também, embora, aqui, com mais impacto. Quem jogou os últimos títulos da franquia vai se sentir jogando em casa, pois os comandos e as dinâmicas continuam essencialmente os mesmos. Na realidade, podemos dizer que eles estão até melhor definidos do que antes.
Mudando sem mudar
EA Sports FC 26, conforme amplamente divulgado antes do lançamento, tem agora duas opções de jogabilidade: Autêntica e Competitiva. A primeira é pensada para o off-line, sendo mais cadenciada e física; já a segunda foca no online (também disponível localmente), trazendo mais velocidade e habilidade gerais. Embora muito promovida, essa dualidade não é exatamente uma “novidade”.
 |
| Mais um grande clássico do futebol contemporâneo |
Afinal, os chamados modos “Competitivo” e “Autêntico” já estavam em EA Sports FC 25, no caso com os nomes de, respectivamente, “Clássico” e “Simulação”. O que o novo game fez foi deixar essa dualidade bastante destacada, favorecendo a escolha do jogador. Particularmente, considero as duas opções boas ao seu próprio modo, com o Autêntico mais interessante pelo ritmo mais realista e pelo peso maior na armação das jogadas.
Já o Competitivo favorece bastante o ataque, com jogadores muito ágeis, com e sem a bola. Defender é um martírio na maioria das vezes, pois os defensores parecem ter movimentos mais rígidos. Tabelas do tipo um-dois são bastante apelonas e favorecem os atacantes. Espero que isso seja ajustado em breve, pois um jogador não deveria ser capaz de driblar meio time a cada jogada, mesmo num jogo fictício.
 |
| A bola parada ficou bem difícil nesta nova versão |
Mesmo considerando EA Sports FC 26 um jogo mais arcade do que simulação, ele tem várias situações um tanto exageradas. Além dessa questão da facilidade de movimentação em campo, outros pontos precisam de atenção, como dificuldade dos zagueiros em cortar passes rasteiros na área e os chutes cruzados praticamente mortais.
Apesar desses problemas, a jogabilidade é tão divertida nos modos online quanto nos off-line. É como encarar o futebol de duas formas diferentes, ambas intuitivas o suficiente para proporcionar diversão e desafio. É uma pena que alguns jogadores abusam dos desequilíbrios, repetindo as mesmas jogadas à exaustão. Tomara que os produtores ajustem logo essas coisas, melhorando ainda mais os controles.
A bandeira no estádio é um estandarte
Mantendo praticamente os mesmos modos de jogo vistos nos anos anteriores, temos várias opções para entrar nas quatro linhas. É possível disputar amistosos e campeonatos personalizados com os amigos, tanto localmente quanto online. Também temos a Carreira de Atleta e Treinador que, como os nomes sugerem, coloca o jogador para gerenciar sua vida futebolística, seja dentro ou fora do campo.
 |
| Temos um grande leque de nomes para viver uma carreira de técnico |
Esses modos para um jogador são bem divertidos e proporcionam as melhores e mais envolventes experiências de EA Sports FC 26. Moldar seu atleta para atender às suas preferências de jogo — seja de um centroavante matador, armador carteador ou goleiro protetor — é bem divertido, bem como comandar o elenco por trás das linhas. Cada atuação e escolha gera um efeito na carreira, gerando situações cada vez mais interessantes.
Outras opções de jogo incluem o Clubs e o Ultimate Team, ambas com foco online e mais competitivo. A primeira também te coloca para gerenciar a carreira de um atleta, mas, aqui, em conjunto com outros jogadores, que devem cooperar para levar seus clubes à vitória. O segundo modo é o mais popular da franquia, permitindo a criação de um “time supremo” ao colecionarmos cartas de atletas.
 |
| Marcar aquele golaço ainda é muito divertido |
Admito que eu tenho uma relação de amor e ódio com o Ultimate Team (UT, para encurtar). Essencialmente, ele é divertido e bem produzido, com várias alternativas para obter novas cartas e disputar desafios. O problema é que obter os melhores atletas do UT é algo lento e trabalhoso, salvo se você estiver disposto a gastar dinheiro real em EA Sports FC 26.
 |
| Torneios com regras específicas são boas opções de jogo |
Infelizmente, a política “pay-to-win” é recorrente no jogo, podendo criar partidas com times desequilibrados. A habilidade no controle é o elemento mais importante para garantir uma vitória, mas, se o nível entre os jogadores for minimamente semelhante, a diferença nos elencos pode ser determinante. Um atacante mais rápido ou um zagueiro mais forte tem potencial para mudar os rumos de qualquer disputa.
Quem não faz, leva
Os leitores da matéria que conhecem os jogos anteriores talvez estejam se perguntando o que EA Sports FC 26 traz de novo (além dos já comentados estilos Autêntico e Competitivo). Basicamente, temos diversas mudanças pontuais, todas positivas; é como se os produtores tenham focado mais em otimizar o game e menos em inovar.
 |
| O game conta com toda a mística da Champions League |
Em termos de Clubs, temos novos torneios Rush, a possibilidade de integrar até três equipes diferentes e melhorias na jogabilidade como goleiro. Já o Carreira para Técnicos traz desafios pré-definidos com durações variadas, um mercado de transferência para treinadores, eventos inesperados (lesões, intromissões da direção, ações da torcida, etc.), entre outros.
Para os atletas, temos 13 novos arquétipos que permitem uma customização detalhada das habilidades e características do jogador. Outra novidade legal nos modos Carreira é a presença dos Ídolos: atletas famosos (e já aposentados) do futebol, com nomes como Fernando Torres, Kluivert e Verón. Finalmente, falemos do famigerado Ultimate Team.
 |
| Crie seu atleta e construa sua carreira dos sonhos |
EA Sports FC 26 estreia os chamados Torneios em UT, um modo de jogo no estilo eliminatório por chaves. Ele tem um número limitado de entradas, mas propicia recompensas interessantes. Essa opção também pode trazer competições com regras customizadas, limitando os elementos e formações das equipes. Já os clássicos Rivals e Champions foram reformulados, contando com objetivos intermediários bônus e um sistema de progressão com checkpoints.
 |
| Jogar contra os amigos localmente ainda é a melhor opção |
Todas essas novidades são bastante interessantes. Os modos Carreira são bem divertidos e leves — por serem locais, é possível customizar dificuldade e demais parâmetros — e ter mais opções para continuar jogando é sempre positivo. Já o Clubs e o Ultimate Team, modos online e competitivos, também se favorecem das mudanças.
 |
| Ainda que relativamente tímidas, as mudanças foram importantes |
É saudável ter um novo tipo de competição, que aumenta o leque de opções para jogar e obter premiações. Além disso, as mudanças no Rivals e Champions reduzem o sofrimento em subir os ranques e favorecem o jogador no médio e longo prazo, tanto em termos de recompensas quanto de nível competitivo. Em modos com tantas microtransações, é sempre um alento termos novidades “gratuitas”.
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Feitas essas considerações, que são interessantes para quem vem curtindo o título nos últimos anos, é preciso deixar claro que elas não são significativas. Mudanças pontuais nos modos competitivos não mudam o fato de que eles continuam gananciosos, ao favorecer bastante vantagem a quem estiver disposto a pagar. Logo, quem abandonou a franquia recentemente não tem grandes motivações para voltar.
 |
| Alguns bugs aparecem eventualmente |
Outro exemplo emblemático da “estagnação” — sem contar os já criticados visuais — são os clubes e ligas licenciadas. EA Sports FC 26 continua sem trazer alguns nomes de peso, como Milan e Inter de Milão (chamados aqui de Milano FC e Lombardia FC), bem como a Seleção Brasileira ou o Campeonato Brasileiro. Embora a Libertadores e a Sul-Americana estejam presentes, os clubes tupiniquins participantes têm elencos genéricos.
 |
| Elencos genéricos acabam com a graça de jogar com os clubes brasileiros |
Sem novidades substanciais — modo Rush, a mistura de homens e mulheres nos elencos e o modo Momentos são alguns exemplos mais (ou menos) significativos de anos anteriores —, fica mais difícil de trazer de volta fãs antigos ou mesmo convencer quem está em dúvida. É fato que os títulos da franquia recebem atualizações constantes, o que pode mudar o jogo num futuro próximo, mas a tendência dos últimos anos depõe contra isso.
Sem rebaixamento, sem classificação
Mais novo lançamento da tradicional franquia, EA Sports FC 26 chegou aprimorando pouco e inovando em nada. Ainda que continue essencialmente divertido, — com muitos modos de jogo e boa jogabilidade —, o game sofre por sua produção datada e pela ausência de mudanças significativas. Modos competitivos online, em particular, continuam gananciosos, ainda que com algumas melhorias. No fim, fica a dica para amantes de futebol que estejam acostumados com a série ou que estejam há muito tempo afastados e queiram entrar em campo novamente.
 |
| Ainda uma boa opção, mas cada vez menos |
Prós
- O título continua sendo uma boa opção de futebol eletrônico no geral;
- A jogabilidade é intuitiva e agradável, mantendo-se como um dos pontos fortes do game;
- Boa quantidade de modos de jogo e clubes diferentes, tais como Ultimate Team e partidas locais, com destaque para as Carreiras;
- Carregamento rápidos e desempenho geral suave;
- Novidades pontuais são bastante positivas em seus respectivos elementos.
Contras
- O game não traz novidades significativas, sobretudo em pontos carentes como visuais e representação de clubes;
- Parte dos modos de jogo, sobretudo o Ultimate Team, continua dependendo muito de microtransações;
- Diversos bugs em elementos como menus e comemorações de jogadores e torcida.
EA Sports FC 26 — PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Mariana Marçal
Análise redigida com cópia digital cedida pela EA
EA Sports FC 26
7.5
PS5
Newest release in the iconic franchise, EA Sports FC 26 has arrived with few improvements and no innovations. While it remains essentially fun, with many game modes and good gameplay, the game suffers from its dated production and lack of significant changes. Competitive online modes, in particular, remain greedy, albeit with some improvements. In the end, this is a good choice for soccer fans who are familiar with the series or who have been away for a long time and want to get back on the field.