Stardew Valley celebra 10 anos

Criado por um único desenvolvedor, o game continua sendo um refúgio para milhares de jogadores.

em 15/02/2026
Stardew Valley, um dos games mais influentes do cenário indie, está completando 10 anos em fevereiro de 2026. Por isso, nada mais justo do que trazer para você uma matéria especial sobre esse game, feito por um único desenvolvedor, que encantou — e ainda encanta — milhares de jogadores pelo mundo todo. 

Um recomeço rural

Quem nunca sentiu aquela vontade de largar tudo e ir morar no campo? Trocar aquela empresa, que, às vezes, parece sugar toda a sua alma, por uma fazenda cheia de plantas e animais; trocar aquela vida moderna na cidade grande, cheia de barulho e caos, pela tranquilidade de um riacho e o canto dos passarinhos. Eu sinto isso direto, mesmo sabendo que a vida no campo não é exatamente esse sonho. Acho que é por isso que gosto tanto de Stardew Valley

O título começa com nosso personagem tendo a chance de recomeçar sua vida na fazenda de seu falecido avô. Uma fazenda que, por conta dos anos na inatividade, está uma bagunça, cabendo a nós transformá-la em um lar e fonte de sustento. 

Para isso, podemos contar com a ajuda de diversos habitantes da região, como Robin, a marceneira, Pierre, o dono do mercadinho, e Marnie, do pet shop rural. Entretanto, as interações em Stardew Valley vão além dos negócios. 

Cultivando amizades

O que tornou Stardew Valley especial entre outros jogos populares de “fazendinha”, na época de seu lançamento, foi a possibilidade de construir laços com as demais personagens. A ideia já havia sido explorada em games como os das franquias Harvest Moon e Rune Factory. Porém, aqui, com seu mundo e personagens únicos, conseguiu furar a bolha, atraindo jogadores que não costumam ter interesse nesse nicho. 

Nesse game, os aldeões são como pessoas de carne e osso. Elas têm seus hábitos, trabalhos e gostos pessoais. Além das plantações, é preciso aprender a cultivar laços com essas personagens, o que, no decorrer do tempo, libera receitas de culinária, itens e eventos especiais.

Para fazer amizades, o jogador tem de conversar com os vizinhos e distribuir presentes, o que pode render pontos positivos ou negativos. Se o vizinho gostar do presente, você ganha pontos com ele. Se não, você perde. É algo bem próximo da realidade, não? É como chamar alguém para tomar um café em sua casa, oferecer uma fatia do bolo que você preparou e conversar um pouco todos os dias. Assim, relações vão sendo construídas. 

Em Stardew Valley, como de costume nesse tipo de game, você pode levar esses laços para outros níveis, tendo relacionamentos amorosos com as personagens disponíveis e até construir uma família. O bacana é que o game não limita sua escolha, e, permite relacionamentos homoafetivos, permitindo que o casal se case e tenha filhos por meio de adoção. Uma decisão que reforça a proposta do game de transportar o jogador para um mundo em que ele se sinta bem. 

Um símbolo dos Cozy Games

Bons games buscam fazer com que o jogador sinta algo. Alguns querem que você sinta alegria, outros raiva, euforia, medo. Stardew Valley quer que você se sinta tranquilo; que você se desligue do mundo — muitas vezes caótico — e se deixe levar pela tranquilidade da Vila Pelicanos. Uma característica de um gênero que, apesar de existir desde os anos 90, se tornou mais comentado em 2020, por conta da pandemia de COVID-19: o Cozy Game. 

Cozy, do inglês, significa “aconchegante”, “acolhedor”. Em um momento de perdas e incertezas, games como esse mostraram sua relevância social, trazendo um pouco de conforto para quem joga. O gênero se tornou tema de estudo em diversos artigos científicos, revelando seu potencial para melhorar o bem-estar e aliviar o estresse, comumente citando o título como um dos seus maiores símbolos. 

Se você procurar por Stardew Valley no Google Acadêmico ficará surpreso. É incrível pensar como um game tão rico como esse foi desenvolvido por uma única pessoa. 

Criando Stardew Valley

Stardew Valley foi desenvolvido por Eric Barone, que assina como ConcerdApe. Segundo Barone, em entrevista para o The Cornell Daily Sun, sua maior inspiração foi Harvest Moon: “A jogabilidade única e a atmosfera imersiva deixaram uma impressão duradoura”. Porém, para ele, a série começou a decair progressivamente depois de Back to Nature, lançado em 1999 para o PlayStation

Por conta disso, depois de procurar algum fan-game da franquia que o agradasse e não encontrar nenhum, decidiu criar um esque game de Harvest Moon — um game original com uma forte influência de outro —, que futuramente viria a ser Stardew Valley. 

Barone desenvolveu o game em 4 anos, utilizando um computador singelo que herdou da casa de seus pais. A programação foi feita em C#, utilizando o Microsoft XNA framework, a arte com o software open-source paint.net e as músicas com o Propellerhead Software’s Reason (hoje, chamado apenas de Reason). 
Claro que nessa contagem de 4 anos são excluídos os anos de estudo e vivências que permitiram que o desenvolvedor trouxesse ao mundo esse clássico. Contudo, sua história traz um significado a mais para todos que sonham em criar os seus próprios games: 

Barone não utilizou equipamentos revolucionários, nem softwares caros. Ele usou o que tinha, com o conhecimento que tinha, e botou seu sonho em prática. Sendo assim, se você é desenvolvedor/ quer ser desenvolvedor, tenha isso em mente como motivação. 

Parabéns, Stardew Valley! 

Stardew Valley foi lançado em 26 de fevereiro de 2016, para PC e fico muito feliz em ver que, mesmo depois de 10 anos, o game continua forte na comunidade e recebendo atualizações. Esse texto poderia ser um Blast from the Past, mas é difícil pensar que um game tão constante e atemporal seja considerado “do passado”. 

O título já recebeu versões para diversos sistemas, como PC, PS4, PS5, XB One, Switch, PSVita, Android, iOS e até mesmo no MacOS e Linux. Isso reforça, além do sucesso do título, o compromisso de Barone em fazer com que seu game seja o mais acessível possível. 

As espectativas agora estão nas novas opções de casamento, que serão reveladas pelo desenvolvedor no dia do aniversário do game. Tudo indica que será uma personagem do sexo masculino e outra do sexo feminino.

Porém, fica a dúvida se serão personagens que já conhecemos ou se serão inéditas. Além disso, também fica a curiosidade dos novos eventos que serão desencadeados com essa adição. Vamos ter de esperar para ver. Por enquanto, ficamos apenas com a certeza de que, mesmo depois de 10 anos, Stardew Valley ainda tem potencial para nos encantar e nos surpreender. 

Revisão: Thomaz Farias

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Bonatto
Bruno é redator no GameBlast e criador de conteúdo sobre games e animes no Youtube e Instagram.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).