Silent Hill: Townfall será lançado para PlayStation 5 e PC em 2026; confira novo trailer

Revelado originalmente em 2022, novo jogo é a última pendência de uma série de anúncios pertinentes à série ocorridos naquela época.

em 13/02/2026


Durante o State of Play realizado nesta quinta-feira (12), Silent Hill: Townfall recebeu seu primeiro trailer de maior destaque desde o teaser de seu anúncio original, em 2022. Embora uma data exata de lançamento não tenha sido divulgada, foi confirmado que ele chegará ainda em 2026 para o PlayStation 5 e para o PC através Epic Games Store e Steam. Além disso, além da Konami, a Annapurna Interactive será a empresa responsável pela distribuição do game desenvolvido pelo estúdio Screen Burn (de Observation e Stories Untold).


O projeto em questão marca o último dos cinco jogos anunciados pela Konami naquele ano, ao lado de Silent Hill 2 remake, Silent Hill f, da série interativa Silent Hill: Ascension e do filme Return to Silent Hill, dirigido por Christophe Gans. Com seus acontecimentos ocorrendo em 1996, Townfall segue uma tendência da marca a se afastar da cidade Silent Hill como lugar físico para apostar na sobrenaturalidade daquele lugar como um fenômeno maior, uma vez que o título se passará na Escócia, em uma cidade chamada St. Amelia.

Na prévia, um homem chamado Simon aparece segurando um rádio enquanto possui um acesso intravenoso conectado à mão enquanto uma voz feminina tenta convencê-lo a deixar o local. O trailer também revelou pela primeira vez trechos de jogabilidade, trazendo um em primeira pessoa que utiliza o rádio como ferramenta para detectar inimigos próximos.

A questão do rádio foi foco de bastante atenção por parte do estúdio de desenvolvimento, como revelado em uma transmissão especial voltada para Silent Hill e posterior ao State of Play. Embora não faça revelações substanciais a respeito do novo título, a apresentação em questão detalhou um pouco do processo criativo por trás do game, discorrendo a respeito de como os principais elementos da marca se aplicam em cidades diversas ao redor do golo, com contextos socioculturais distintos.

Propriedade da Konami, o primeiro Silent Hill foi lançado originalmente para PlayStation em 1999 e trazia a história de uma cidade assolada por um culto. Apesar de conseguir algum reconhecimento na época, foi na sequência, Silent Hill 2, que a série conseguiu alcançar seu sucesso ao adicionar elementos psicológicos à trama sobrenatural. A partir daí, a marca se consagrou no imaginário popular e se expandiu para múltiplas mídias, como histórias em quadrinhos, filmes e séries de televisão. Embora tenha passado por um período de ostracismo, a marca passou por um processo de revitalização, sendo Silent Hill f, situado em um vilarejo japonês dos anos 60, seu último título nos videogames. 

Siga o Blast nas Redes Sociais
João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.