PC

SAKA-DOH: beat'em up do mesmo produtor de Shadow of the Colossus, será lançado no dia 6 de fevereiro

O jogo foge do convencional ao colocar os jogadores lutando enquanto estão pendurados de cabeça para baixo em helicópteros.

em 03/02/2026

Kenji Kaido, produtor do lendário Shadow of the Colossus, está prestes a lançar seu novo jogo e ele é bastante diferente do clássico de PlayStation 2. SAKA-DOH é o nome do beat’em up desenvolvido por Kaido e chega ao mercado no dia 6 de fevereiro, via Steam. O jogo em 2D traz diversas referências aos clássicos dos anos 80 e apresenta uma proposta inusitada: Masao Sakamaki, protagonista da história, é um mestre de uma arte marcial fictícia criada especialmente para o game, chamada Saka-jutsu. Em sua jornada, ele parte em busca de seu amor perdido enquanto se amarra de cabeça para baixo em helicópteros, enfrentando outros oponentes que utilizam o mesmo método, cada um em sua própria aeronave.


Quanto à jogabilidade, os jogadores precisam se balançar constantemente para aplicar golpes nos inimigos, mecânica que está diretamente ligada à filosofia do Saka-doh. A arte marcial depende do impulso gerado pelo movimento para que Masao execute socos e chutes mais poderosos. Os inimigos não darão trégua ao protagonista, sobrecarregando-o com grandes quantidades de adversários que utilizam facas, machados de arremesso e até armas de fogo, além de chefões particularmente ardilosos. No entanto, Masao não estará completamente sozinho: Kohji Isakami, seu fiel amigo, também aparecerá para lutar ao seu lado.

SAKA-DOH foi desenvolvido pela Matrix Software e representa um verdadeiro resgate às raízes de Kenji Kaido, que no início de sua carreira trabalhou em diversos beat’em ups e jogos de arcade durante os anos 80, atuando como líder de projeto e designer na Taito. Além de Kaido, o jogo conta com a participação de vários veteranos da indústria. O ex-compositor da equipe de som Zuntata, da Taito, Nakayama-Raiden, conhecido por trabalhos em Grid Seeker: Project Storm Hammer e Puzzle Bobble 2, é o responsável pelo design de som. Já M-Kai, desenvolvedor japonês que trabalhou em jogos de tiro arcade como Judgement Silversword e Eschatos, atua como programador. A arte em pixel fica a cargo de Kentaro Matsumura (Darius Gaiden, Puzzle Bobble 2), enquanto Hiroshi Makabe (Adventures of Mana e Secret of Mana) é creditado como supervisor criativo.



Siga o Blast nas Redes Sociais
Felipe Vieira
Formado em publicidade, amante de cultura pop, amo o universo nerd e geek e fã de musica pop. Provavelmente eu vou te mostrar tudo isso junto e misturado. Pode procurar por @felipeabody nas redes sociais pra gente trocar uma ideia.