Após a encantadora odisseia de Lil Gator Game, o pequeno jacaré aventureiro se prepara para mais uma jornada de imaginação e combates com criaturas de papelão, com a expansão Lil Gator Game: In the Dark. Essa extensão da narrativa principal pode ser adquirida tanto separadamente quanto no pacote Gator of Year Edition, que inclui o jogo base.
O Herói Verdinho contra o Chefão Sombrio
Para ter acesso ao DLC de Lil Gator Game, é necessário terminar a aventura principal. Assim que o Herói Verdinho — que pode ter o nome que o jogador desejar — cumpre a missão de construir uma grande cidade para todos brincarem, uma ameaça surge das profundezas de uma caverna: o Chefão Sombrio.
Para iniciar a nova jornada, basta conversar com sua irmã e, então, seguir para a entrada da caverna, que está na ilha onde começa o jogo. Assim como o protagonista conta com seu trio de amigos, o Chefão Sombrio também dispõe de uma trinca de malfeitores (na brincadeira, claro) que, acidentalmente, dispara fogos de artifício dentro da caverna. Agora, cabe ao protagonista derrotar esse grupo que deseja tomar a cidade recém-construída pelo herói.
Esta expansão é um dos casos em que “mais do mesmo” é algo bom, pois a aventura adjacente mantém a mesma estrutura da principal: três missões maiores que culminam em um desafio final, podendo ser intercaladas com objetivos secundários. A caverna, por sua vez, consegue apresentar diferentes biomas, com áreas cheias de cachoeiras, algumas minas com trilhos, outras repletas de plantas e até uma pequena porção congelada.
O ritmo de jogo permanece leve e divertido, com monstros desenhados e recortados em papelão, além de novos amigos para encontrar e ajudar em pequenas missões, a fim de convencê-los a se juntarem à brincadeira.
A sutileza da visão de uma criança, que transforma uma brincadeira em uma forma de lidar com um assunto mais sério, também é mantida, com bastante criatividade e delicadeza. Logo, se você se divertiu com Lil Gator Game, In the Dark mantém a mesma pegada de “faz de conta”, praticamente dobrando a jornada do intrépido Herói Verdinho e tornando-o um personagem ainda mais carismático e amável.
Uma bússola viria a calhar…
Quanto à jogabilidade, ela se manteve a mesma, com a adição de alguns itens novos: os Amuletos. Tratam-se de equipamentos que, além de funcionarem como armas ou escudos, também possuem funcionalidades extras. A picareta, por exemplo, além de quebrar paredes de pedra, ajuda o herói a dar piruetas no ar — úteis para alcançar lugares mais altos e distantes.
Entretanto, assim como as qualidades do jogo base foram mantidas, o mesmo pode-se dizer dos defeitos. A falta de um mapa, bússola ou qualquer outro item que ajude a nortear a localidade das missões faz uma diferença brutal.
As três áreas principais da cavernas estão interligadas, e, por isso, é muito fácil se confundir, acabar dando voltas no mesmo lugar ou ter dificuldades para encontrar algum amigo pela segunda vez e, assim, concluir o seu pedido. Seria muito útil ter um item extra que ajudasse o herói a se orientar.
A lista de missões também é uma ausência que persiste. Somos avisados do que fazer pelos balões de fala e, depois, o checklist acaba sumindo da tela, deixando-nos resolver, na base da lembrança e da adivinhação, o que precisa ser feito.
Preparado para a próxima missão heróica
Lil Gator Game: In the Dark continua a aventura do jacarézinho de imaginação fértil com a mesma excelência, e os equipamentos novos são tão divertidos quanto os originais. Entretanto, seria bom ajudar as crianças a se orientarem em uma caverna tão grande, mesmo que com monstros de mentirinha.
Prós
- A caverna é uma ambientação completamente diferente das ilhas, trazendo diversos elementos que tornam sua exploração bastante divertida;
- A nova história consegue tratar, de maneira sutil e criativa, uma questão séria;
- Novos equipamentos aumentam as possibilidades de deslocamento pelo espaço;
- As missões da expansão mantêm a leveza e o bom humor do jogo original da melhor forma possível.
Contras
- A ausência de um mapa ou método de orientação torna a exploração muito confusa em alguns momentos;
- Uma lista de missões fixa na tela viria a calhar.
Lil Gator Game: In the Dark — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Mariana Marçal
Análise produzida com cópia digital cedida pela Playtonic Friends









