Produzido e publicado pela 5 Lives Studios, Cozy Caravan é um jogo de aventura que tem como principal proposta entregar uma experiência aconchegante e descomplicada. O título aposta em uma ambientação colorida, personagens carismáticos e mecânicas simples para atrair jogadores que buscam algo leve para passar o tempo e relaxar. Mesmo sem explorar grandes novidades dentro do gênero e tendo alguns pequenos problemas, Cozy Caravan mostra que merece a atenção do público que procura algo dentro dessa proposta.
Essa caravana veio de onde?
Nossa aventura começa quando recebemos uma carta de nossa tia pedindo ajuda para um serviço da guilda da região. Os preparativos para a Feira ZumZumZum estão enfrentando alguns problemas e agora cabe a nós, junto de nosso amigo sapo Bão, percorrer as pequenas cidades da região e garantir a satisfação e alegria de cada cidadão. Dessa forma, entramos em nossa caravana e partimos para atender às demandas. Nosso transporte dispõe de tudo o que é necessário para uma aventura: alojamento, mesa para preparação de refeições, baús para guardar itens e bancadas para expormos todas as nossas criações para venda.
A ambientação do mundo é predominantemente rural, com algumas pequenas cidades espalhadas pelo mapa e conectadas por estradas simples. Durante os trajetos, podemos encontrar locais como fazendas, pântanos, bares, restaurantes e comerciantes, que ajudam a dar vida ao mundo. Vale destacar os belos gráficos, sempre bem animados, que utilizam cores suaves e movimentos delicados para dar um ar de tranquilidade e contribuir para o clima relaxante da aventura.
O jogo possui uma câmera fixa em posição isométrica que apresenta algumas limitações. Em certos momentos, a locomoção da caravana pode ficar um pouco confusa, já que os controles nem sempre correspondem de forma intuitiva à direção desejada. Além disso, alguns elementos do cenário acabam ficando parcialmente escondidos atrás de árvores ou estruturas maiores, o que prejudica um pouco a visualização de caminhos e objetos.
Outro ponto importante para destacar é a trilha sonora que foca exclusivamente em músicas lo-fi. Nesse caso, senti que as faixas nem sempre acompanham bem o ritmo do título. Mesmo mantendo uma proposta calma, em muitos momentos elas não combinam totalmente com o que está acontecendo na tela, criando uma estranheza entre áudio e gameplay.
Entregando alegria
Um dos grandes focos de Cozy Caravan é a personalização e a criação de um ambiente único, tanto para a caravana quanto para o próprio personagem. Desde o primeiro minuto somos convidados a explorar dezenas de opções de criação, com modelos, cores e vozes variadas. É muito fácil gastar vários minutos testando combinações até encontrar algo que nos agrade. O mesmo vale para nossa caravana, que também pode ser personalizada com novas cores e elementos decorativos. Mesmo que de maneira simples, os desenvolvedores conseguiram criar um sistema que faz com que a aventura tenha a nossa cara.
No que diz respeito à progressão, Cozy Caravan trabalha principalmente a evolução da nossa caravana. A adição de novos móveis, estruturas, bancadas e estações de preparo de alimentos amplia as possibilidades de personalização, o que gera uma sensação constante de avanço.
Esse crescimento torna as atividades mais prazerosas, já que cumprir tarefas para os moradores rende pontos que enchem uma barra de afeição. Quando cheia, essa barra se converte em moedas, usadas para comprar melhorias para a caravana e itens de personalização. Dessa forma, quem gosta de customização tende a se sentir recompensado por participar de praticamente todas as tarefas disponíveis.
As missões seguem uma estrutura bastante direta e acessível. Em geral, somos solicitados a colher itens em fazendas, levar objetos ou personagens de um ponto a outro, coletar recursos para cozinhar pratos específicos ou auxiliar em tarefas pontuais, como atender em bares e servir bebidas. São objetivos simples, alinhados à proposta relaxante da obra.
Um dos principais poréns está na falta de variedade de missões. Muitos locais acabam repetindo tarefas semelhantes, o que gera a sensação de que a campanha é artificialmente inflada. Mesmo passando por vilarejos diferentes, é comum encontrarmos estruturas de objetivos quase idênticas, variando apenas o contexto ou o personagem que solicita ajuda. É compreensível que esse estilo de jogo não precise de mecânicas complexas, mas essa limitação faz com que o loop de gameplay se torne ligeiramente repetitivo com o passar do tempo.
Para completar, o menu que exibe as missões ativas é pouco intuitivo, trazendo indicações confusas de localização e objetivos. Em alguns momentos, fica difícil entender exatamente onde devemos ir ou qual ação precisa ser realizada para concluir uma tarefa específica. Não é necessário que seja apontado constantemente o que fazer, mas essa falta de organização acaba prejudicando o fluxo da jogatina, principalmente quando há múltiplas missões em andamento ao mesmo tempo. Por outro lado, não há punições significativas para erros, nem sistemas de pressão por tempo ou desempenho, dando mais tranquilidade na hora de fazer as atividades.
No geral, é muito prazeroso aproveitar a rotina do nosso personagem. Mesmo com tarefas simples, existe um certo conforto em percorrer os caminhos, conversar com os moradores e preparar itens dentro da caravana. A 5 Lives Studios conseguiu criar um mundo tão acolhedor e simpático que, apesar dessas limitações, a experiência continua agradável e convidativa, cumprindo bem sua proposta.
Uma jornada simples, mas acolhedora
Cozy Caravan entrega exatamente o que promete: uma aventura leve, tranquila e confortável. Mesmo sem apostar em grandes inovações, o título constrói um mundo simpático, com uma direção artística agradável, boas opções de personalização e um sistema de progressão que transmite sensação constante de evolução. Embora a repetição de missões, os problemas de interface e algumas limitações da câmera atrapalhem um pouco, esses pontos não anulam seu charme. No fim, Cozy Caravan é uma boa escolha para quem procura um jogo despretensioso, relaxante para passar o tempo sem estresse.
Prós
- A ambientação é aconchegante e agradável;
- Há uma boa variedade de opções de personalização;
- A progressão é simples, mas possui um ritmo tranquilo e divertido.
Contras
- A baixa variedade de missões deixa a campanha um pouco repetitiva;
- O menu de missões é pouco intuitivo;
- A câmera isométrica atrapalha em alguns momentos.
Cozy Caravan — Switch/PC — Nota: 7.0Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Thomaz Farias
Análise feita com cópia digital cedida pela 5 Lives Studios










