A Remedy Entertainment reforçou publicamente a importância de sua parceria com a Epic Games Publishing para a viabilização de Alan Wake 2. Em comunicado, o estúdio afirmou de forma direta que o jogo "não existiria" sem o acordo de publicação firmado com a empresa de Tim Sweeney.
A declaração surge como uma resposta aos comentários de Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios. O produtor de Baldur’s Gate 3 criticou a estratégia da Epic, argumentando que o posicionamento da empresa não favorece desenvolvedores ou consumidores ao impedir que títulos como Alan Wake 2 cheguem à Steam. Douse sugeriu que essa decisão teria colocado a Remedy em uma situação financeira delicada, apesar de reconhecer que a Epic financiou integralmente o desenvolvimento.
"Entendo que a Epic financiou integralmente o Alan Wake 2, mas esse discurso altruísta em defesa dos desenvolvedores não me convence, visto que a Remedy aparentemente entrou em crise financeira por não conseguir acessar a Steam para as vendas do AW2, sofrendo potencialmente centenas de milhões em perda de receita."
I understand Epic entirely funded Alan Wake 2 but this altruistic pro-developer talk doesn't sit well when Remedy seemingly went into financial crisis because they couldn't tap Steam for AW2 sales suffering potentially hundreds of millions in lost revenue. https://t.co/ylTCFsXIOO
— Very AFK (@Cromwelp) January 21, 2026
Em defesa da parceria, a Remedy descreveu o acordo como "muito justo" e destacou a agilidade das negociações, que levaram apenas alguns meses para serem concluídas. "A Epic Games foi, e é, uma excelente parceira para nós. Com Steam ou sem Steam", afirmou o estúdio, reforçando que o financiamento completo foi o fator decisivo para que a sequência saísse do papel após mais de uma década de espera.
"Olá. Não haveria Alan Wake 2 sem a Epic Publishing. O acordo de publicação com a Epic foi muito justo para a Remedy. Embora esses acordos complexos muitas vezes levem até um ano para serem concluídos e nem sempre sejam justos para a desenvolvedora, este foi. E levou apenas alguns meses para ser finalizado. A Epic Games foi, e continua sendo, uma excelente parceira para nós. Com ou sem Steam."
Hi. There would be no Alan Wake 2 without Epic Publishing. The publishing deal with Epic was very fair to Remedy. While these complex deals can often take even a year to reach their conclusion, and may not always be fair to the developer, this one was. And it only took months to… https://t.co/UOPtuUdeYZ
— Remedy Entertainment 🔻Wishlist CONTROL Resonant! (@remedygames) January 22, 2026
O próximo titulo da desenvolvedora, CONTROL Resonant, não será exclusivo de nenhuma loja e está confirmado para chegar em todas as plataformas quando for lançado em 2026.
Fonte: remedygames (via X) / Cromwelp (via X)


