Microsoft quer "ser mais consistente" na janela de lançamento dos seus jogos para o PlayStation 5, afirma chefe do Xbox Game Studios

Até agora, a Microsoft lançou apenas alguns títulos de Xbox simultaneamente com versões para PlayStation 5.

em 26/01/2026
Em 2025, a Microsoft avançou em sua iniciativa multiplataforma, lançando títulos até então exclusivos de Xbox também para PlayStation, seja no lançamento (como Gears of War: Reloaded e The Outer Worlds 2) ou posteriormente (como Indiana Jones e o Grande CírculoForza Horizon 5 e Avowed). E o chefe do Xbox Game Studios, Craig Duncan, sugeriu que estúdios da empresa vão tentar ser "mais consistentes" com sua estratégia de lançamentos para PlayStation 5 no futuro próximo.

Em entrevista à GamesRadar, o chefe do Xbox Game Studios sugeriu que diferentes realidades do desenvolvimento são a razão pela qual Forza Horizon 6 chegará ao PlayStation 5 posteriormente, enquanto Fable estará no console da Sony desde o lançamento.
"Sempre há [diferentes] realidades de desenvolvimento sobre quando esses projetos começam – quão grande é a equipe e quais planos temos no início do desenvolvimento [...] quando uma estratégia muda, talvez você tenha um plano que existe com um jogo e talvez possa adotá-lo, talvez não. [...] Às vezes somos inconsistentes. Você vê alguns jogos em um só lugar, outros em vários lugares. Só saiba que vamos trabalhar nisso e tentar ser mais consistentes no que fazemos. Mas sabe, para nossos criadores de jogos, se você está na equipe do Fable, só quer que o maior número possível de pessoas que amam o Fable apreciem o excelente trabalho que a equipe está fazendo. Esse é sempre nosso objetivo. [...] É tipo, como podemos levar esse jogo para o maior número possível de jogadores?"
Apesar da intenção da empresa em se tornar mais consistente nesse sentido, Duncan não chegou a confirmar a intenção da Microsoft de lançar todos os jogos na plataforma desde o lançamento, como acontece no PC.
"[...] onde quer que nossos jogos apareçam, queremos que eles apareçam e sejam o melhor que podem ser para aquela plataforma. Portanto, queremos aproveitar quaisquer recursos e nuances que a plataforma tenha. [...] Ou seja, se só estivermos em posição de lançar um jogo em uma plataforma e ele não aparecer muito bem? Então acho que não faríamos isso. [...] No fim das contas, tudo se resume aos recursos. Nem tudo é ilimitado. Então, só queremos fazer o melhor trabalho, por cada plataforma, por cada jogo. Então, nesse mundo, às vezes mantemos a opcionalidade. Alguns jogos podemos levar para o PC primeiro, para outros podemos ir para o console primeiro. Então sim, acho que nem sempre será igual."

Fonte: GamesRadar
Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.