A declaração original, emitida na sexta (9) exclusivamente em japonês, afirma que o novo estúdio também prestará serviços para terceiros que queiram utilizar IA em seus jogos, como consultoria e suporte de operações.
A postagem gerou repercussão negativa no Oriente e Ocidente. Fãs contrários à tecnologia ameaçaram boicotar os títulos da Cygames; um formulário de feedback disponível no site da empresa também foi amplamente circulado entre a comunidade.
Confira abaixo a tradução da nota postada hoje, em inglês e japonês, na íntegra:
A todos os nossos fãs e apoiadores da Cygames:
No decorrer dos últimos dias, recebemos inúmeros comentários de muitos de vocês expressando raiva e desapontamento. Isso aconteceu pois lançamos um anúncio simplificado em japonês a respeito da fundação do Cygames AI Studio S/A, sem que tenhamos abordado nenhum dos problemas e debates sociais da atualidade ao redor da IA generativa. Pedimos nossas sinceras desculpas pela preocupação causada.
Gostaríamos de tomar esta oportunidade para dizer que nossos produtos não fazem uso de arte criada por IA generativa. Ademais, não implementaremos IA generativa em nossos produtos sem aviso prévio. Nós temos a mais alta consideração para com aqueles que amam games, assim como para com a dignidade, paixão e convicção dos criadores e artistas que agem como arquitetos da cultura gamer. A arte de todos os jogos e outros produtos da Cygames atualmente é criada a partir do conhecimento técnico e trabalho manual de nossos vários funcionários.
Novamente, pedimos profundas desculpas por termos causado tamanha tristeza e ansiedade em nossos amados fãs. Nós da Cygames continuaremos a honrar criadores e apoiar a causa da expressão livre das pessoas, e, ao fazê-lo, continuaremos a buscar ser os melhores no ramo do entretenimento.
Agradecemos por seu apoio contínuo.
Fonte: Cygames via X (Twitter)


