Clair Obscur: Expedition 33 foi um dos mais proeminentes sucessos de 2025, ultrapassando a marca de 2 milhões de cópias vendidas em duas semanas. A trama cativante nasceu da bagagem criativa de Jennifer Svedberg-Yen que, em uma entrevista à revista Edge, revelou nunca ter jogado videogames. A roteirista explica que o projeto era inédito e que recorreu a referências como séries de drama para a produção do título.
"Adoro épicos de ficção científica e fantasia com mundos vastos e imersivos e sociedades vibrantes, então peguei muito disso e coloquei no pano de fundo do jogo. Não pensei nisso como escrever um RPG. Pensei nisso quase como escrever um drama da HBO."
Apesar de fundado por veteranos, incluindo ex-programadores da Ubisoft, o estúdio Sandfall Interactive, responsável pelo jogo, contou com uma equipe formada também por profissionais menos experientes. Ao ser questionada se esse foi um dos fatores para o sucesso do lançamento, Jennifer afirmou:
"Acho que obviamente houve desafios, porque somos novos nisso. Mas conseguimos trazer nossos próprios gostos e perspectivas, construídos ao longo da vida fora do mundo dos jogos, e incorporar o melhor de outros universos ao jogo. Muitas vezes, não sabíamos o que não sabíamos. Há coisas que outras pessoas nem sequer pensariam, mas nós podemos simplesmente dizer: 'Sim, por que não?'"
Clair Obscur: Expedition 33 venceu nove das 12 indicações recebidas no The Game Awards 2025, incluindo Jogo do Ano, Melhor Direção e Melhor Narrativa. Atualmente, está disponível para PC (via Steam, Epic Games Store e Game Pass), Xbox Series X|S e PlayStation 5.
Fonte: GamesRadar



