Tim Sweeney, CEO da Epic Games, acusou o Steam de monopólio por obrigar os desenvolvedores a pagar uma taxa de 30% sobre a compra dos jogos. Segundo ele, a Valve impede que métodos de pagamentos de concorrentes sejam utilizados, forçando todos a pagar, em suas palavras, a "taxa lixo". Em post na rede social X, Tim afirmou que essa prática é ilegal e já foi condenada por tribunais em casos contra a Apple e o Google.
As denúncias contra o monopólio do Steam ganharam força após um processo movido na justiça do Reino Unido contra a Valve avançar. Segundo o CEO, o Steam é a única entre as lojas de computadores e celulares que continua cobrando os 30% de taxa sobre os desenvolvedores.
Today, in the USA, developers are free to steer users of iOS and Android apps to competing purchase methods. Apple and Google collect 0% on those transactions.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) January 30, 2026
On computers and smartphones, Valve is the only major store still holding onto the payments tie and 30% junk fee.
Valve e Epic Games são concorrentes diretas no mercado de jogos para PC. Enquanto a competição entre as duas empresas continua nas lojas, agora ela deve ganhar um novo capítulo com os processos na justiça.
Fonte: X

