PC

CEO da Epic Games se manifesta a favor do processo de 4 bilhões contra o Steam

Segundo ele, a loja da Valve impede que desenvolvedores utilizem métodos de pagamento dos concorrentes, obrigando-os a pagar uma taxa.

em 30/01/2026

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, acusou o Steam de monopólio por obrigar os desenvolvedores a pagar uma taxa de 30% sobre a compra dos jogos. Segundo ele, a Valve impede que métodos de pagamentos de concorrentes sejam utilizados, forçando todos a pagar, em suas palavras, a "taxa lixo". Em post na rede social X, Tim afirmou que essa prática é ilegal e já foi condenada por tribunais em casos contra a Apple e o Google.
As denúncias contra o monopólio do Steam ganharam força após um processo movido na justiça do Reino Unido contra a Valve avançar. Segundo o CEO, o Steam é a única entre as lojas de computadores e celulares que continua cobrando os 30% de taxa sobre os desenvolvedores.
Valve e Epic Games são concorrentes diretas no mercado de jogos para PC. Enquanto a competição entre as duas empresas continua nas lojas, agora ela deve ganhar um novo capítulo com os processos na justiça.

Fonte: X
Siga o Blast nas Redes Sociais
Eric Tavares
Meu nome é Eric Vinicius, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA. Jogos sempre foram meu principal hobby na minha vida. Tenho um apreço grande por indies, já que foram o tipo de jogo que mais tive contato durante a infância e adolescência. Gosto de escrever sobre como cada jogo consegue expressar sua mensagem de uma maneira singular. Estou presente no instagram (@ericvini15). Também escrevo para a Agência de Notícias (@cienciaecultura, no Instagram) e a Liga de Jornalismo Esportivo da UFBA (@ljeuufba, no Instagram e noTwitter/X).