The Indie Game Awards 2025: prêmios de Clair Obscur: Expedition 33 são revogados

Ganhador de Melhor Jogo de Estreia e Jogo do Ano perdeu as honrarias devido ao uso não reportado de IA generativa.

em 20/12/2025
O coletivo Six One Indie, responsável pelo The Indie Game Awards, anunciou hoje, em vídeo publicado nas redes sociais, que os dois prêmios concedidos a Clair Obscur: Expedition 33 (Melhor Jogo de Estreia e Jogo do Ano) na edição de 2025 foram revogados.

A decisão foi feita após a descoberta de que o jogo utilizou, ainda que de maneira temporária, assets feitos com IA generativa, algo que o regulamento da premiação proíbe. Segundo o Six One Indie, a Sandfall Interactive havia alegado, no momento do envio do RPG francês para a consideração do comitê, que a tecnologia não havia sido empregada durante seu desenvolvimento.

Os novos ganhadores de Melhor Jogo de Estreia e Jogo do Ano são, respectivamente, o terror de sobrevivência Sorry We're Closed e o mistério roguelike Blue Prince, as escolhas em segundo lugar do júri. A revogação, todavia, não se aplica ao prêmio de Escolha da Comunidade como melhor RPG, também recebido por Clair Obscur.

O estúdio Gortyn Code, anteriormente premiado como parte da Vanguarda Indie de 2025 pelo jogo Chantey, também perdeu seu troféu, por ter feito uma parceria com a empresa ModRetro para publicar cartuchos de Game Boy Color. 

A ModRetro, que é financiada pela manufatureira de sistemas de defesa Anduril, recentemente lançou uma máquina feita com metais utilizados na confecção de drones militares, provocando polêmica na comunidade gamer.

Fonte: Six One Indie via Bluesky

Siga o Blast nas Redes Sociais
Hiero de Lima
Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.