A atualização inclui a Ilha NINJAGO, onde os jogadores iniciam a jornada no Monastério e avançam pelos Santuários de Gelo, Relâmpago e Terra para dominar habilidades elementais. Novas armas, como nunchakus e shurikens, integram o pacote, junto de inimigos exclusivos.
Como de praxe, o conteúdo chega acompanhado de um passe de temporada, que desbloqueia automaticamente o traje Kai e oferece recompensas premium conforme a progressão do jogador, incluindo três Builds exclusivas. Na Loja de Itens, pela primeira vez, estarão disponíveis versões em tamanho real dos Mestres Elementais — Zane (Gelo), Jay (Relâmpago) e Cole (Terra) — utilizáveis também fora do modo LEGO.
Criadores também receberão novas ferramentas: parte dos assets de NINJAGO ficará disponível em 11 de dezembro, permitindo o desenvolvimento de experiências temáticas dentro de Fortnite. Nota-se também que essa é apenas a primeira parte da colaboração, sendo que a segunda está prevista para chegar ao jogo em algum momento do ano que vem.
Durante a coletiva de imprensa em que essas informações foram reveladas, o braço brasileiro da Epic também compartilhou bastidores do processo criativo por trás do recente evento com Os Simpsons. Segundo Guilherme Da Cas, diretor de arte da Epic Games Brasil e um dos principais responsáveis pelo crossover, o time trabalhou lado a lado com a equipe responsável pelo desenho para garantir uma adaptação fiel e, principalmente, repleta de referências — tantas que ele mesmo comentou não fazer ideia do número exato.
Adicionalmente, a Epic Games Brasil reforçou que todos esses eventos, já incluindo o próprio LEGO NINJAGO, seguem fazendo parte de transformar o Fortnite além de um jogo, mas um verdadeiro hub de atividades online para experiências diversas e distintas que permitem que o jogador o utilize da da maneira como preferir. Isso é especialmente reforçado pela maneira com que a empresa promove também vários de seus eventos musicais dentro do próprio ambiente virtual em questão.



