Call of Duty: Black Ops 7 – dicas para iniciantes nos tiroteios de alta tecnologia do Multijogador

Um conjunto de informações fundamentais para quem deseja ter sucesso no novo FPS.

em 12/12/2025
Conforme vimos na sua análise, Call of Duty: Black Ops 7 é um bom FPS, com direito a uma produção bonita e uma temática futurística interessante. Apesar de ser semelhante aos títulos anteriores da franquia, este lançamento traz características próprias que merecem atenção. Além disso, é sempre bom revisar as informações tradicionais mais críticas, sobretudo para quem está chegando agora.


Portanto, esta matéria vai trazer dicas importantes para você ter sucesso nos tiroteios do game, no modo Multijogador. Vista seu equipamento e separe o seu arsenal, pois vamos começar!

Pular, pular e pular

Uma das novidades futuristas de Black Ops 7: o jogador pode usar o seu salto para ricochetear de paredes e saltar ou subir obstáculos com mais facilmente. Não é fácil mirar enquanto realizamos esse movimento, mas ele facilita bastante o acesso a determinadas áreas dos mapas, o que ajuda a surpreender os inimigos.

Run, Forest, run

Assim como nos títulos anteriores, temos aqui um FPS dinâmico, que beneficia quem se mantém em constante movimento. Mantenha o deslocamento rápido, mas sem se expor demais: siga próximo às paredes e estruturas, buscando cobertura sempre que possível. Dessa maneira, fica mais difícil para os oponentes acertarem você, bem como mais fácil encontrar inimigos despreparados.

Tiroteios radicais

O TTK (do inglês time-to-kill, ou "tempo para matar") está menor este ano — ao menos, por enquanto. Ou seja, eliminar (ou ser eliminado) exige menos tiros. Portanto, se por um lado você deve focar em movimento e cobertura para evitar ser atingido, por outro é importante ser agressivo contra os inimigos, atacando com agilidade e foco. O ritmo das partidas Multijogador é frenético, então fique sempre atento.

Cuidado com os mergulhos

Um recurso interessante no passado recente, o mergulhar não é algo tão vantajoso em Black Ops 7. Como ele limita os movimentos após sua execução, é preciso realizar essa ação com parcimônia. Geralmente, um mergulho é útil para surpreender inimigos protegidos atrás de muros e obstáculos, mas tenha cuidado ao usar esse recurso em outras situações.

Subir de nível é preciso

Como em qualquer jogo moderno da série, subir de nível rapidamente é importante para liberar acesso a mais equipamentos, habilidade e armas. Embora as opções iniciais sejam interessantes, adquirir mais alternativas para o seu arsenal é fundamental. Algumas dicas úteis para obter pontos de experiência mais rapidamente:
  • Cumpra os desafios diários, que normalmente envolvem tarefas factíveis em poucas partidas. Se três forem cumpridas, o jogador recebe pontos de experiência bônus;
  • Realize os desafios semanais, que, embora exijam mais tempo, tem exigências mais gerais;
  • Ao jogar as partidas, não foque somente em buscas eliminações, mas também em cumprir os objetivos, que rendem uma boa quantidade de pontos de experiência;
  • Use itens, séries de pontuação e melhorias de campo que beneficiem os colegas de equipe, tais como Granadas de P.E.M., VANTs e Pacotes de Assalto. Assim, você ganha pontos bônus por ajudar os companheiros;
  • Fique atento aos dias com XP em dobro. Nessas situações, é possível obter pontos de experiência multiplicados por dois, podendo incluir nível do jogador, armamentos e/ou passe de batalha.

Subir de nível é preciso (x2)

Além de subir de nível do jogador, vale frisar que armas (mais sobre elas na sequência), granadas, Melhorias de Campo e Séries de Pontuação contam com níveis próprios. Ao alcançar certos valores, modificadores são liberados para tornar esses itens ainda mais poderosos e versáteis. Portanto, fique de olho!

Foque em poucas armas

A seleção de armamentos em Black Ops 7 é considerável, sobretudo após subirmos muitos níveis. Ou seja, temos muitas opções para escolher antes de sair para os tiroteios. A sugestão é optar por algumas poucas armas, de modo que seja possível aprender como utilizá-las de forma competente. Mais do que isso, como comentado na dica anterior, subir cada uma de nível libera novos acessórios, como lentes, acoplamentos e coronhas.

Algumas sugestões de armas boas são: M15 MOD 0 (disponível por padrão) e Maddox RFB (recompensa gratuita no passe de batalha), para os rifles de assalto; e, para as submetralhadoras, temos Dravec 45 (liberada ao subir de nível) e Kogot-7 (recompensa gratuita no passe de batalha).

Crie seus arsenais personalizados

Embora o Multijogador de Black Ops 7 ofereça classes padrão, é muito importante criar os seus próprios armamentos. Escolha sua Melhoria de Campo favorita (recomendo Pacote de Assalto, Lançador de Drones ou Sistema Trophy), seu Curinga (Tiroteio é uma boa para deixar suas armas mais mortais), seus itens táticos, entre outras alternativas. Por exemplo, o Estimulante contradiz a dica sobre obter pontos de experiência, mas, em termos de combate, facilita muito jogar de forma agressiva. 
Não exagere na exigência das Séries de Pontuação: tenha ao menos uma (de preferência duas) com valores baixos, facilitando sua obtenção durante as partidas. De nada adianta selecionar as opções mais caras e nunca alcançar uma pontuação suficiente para utilizá-las.

Como uma sombra

Em meio a tiroteios tão frenéticos, não chamar a atenção dos adversários é algo bastante útil. Usar supressores de tiro nas armas — abafando o som dos disparos — e vantagens como Fantasma, Ninja e Sangue Frio dificultam a detecção. Mesmo se você preferir outras opções, não saia atirando ou correndo a esmo, pois você vai se tornar o centro das atenções inimigas.

Faça uso inteligente das especialidades

Equipar duas ou três vantagens da mesma categoria (são três tipos diferentes) libera uma especialidade, que concede habilidades extras ao jogador. Existem três especialidades do tipo principal (ao equipar todas da mesma categoria) e três híbridas, cada uma com características únicas. Vale a pena ler as informações com calma e escolher uma combinação que ajude o seu estilo de jogo.

Aprenda o formato de cada mapa

Black Ops 7 traz vários cenários novos e clássicos para seus tiroteios. Como cada mapa reserva diversos cantinhos, trilhas, construções e obstáculos, é fundamental conhecer bem todos eles. Procure decorar os pontos e os caminhos principais, sobretudo os pontos de surgimento ou respawn (local onde os jogadores aparecem no mapa), para poder surpreender inimigos — e não ser surpreendido.

Sua sala, seu jogo

Com a mudança no sistema de criação de partidas, o nível dos jogadores não é algo tão determinante na formação das equipes. Portanto, é bem possível cair em salas com inimigos muito mais habilidosos do que você. Se as coisas ficarem ruins, saia da sala, espere alguns instantes e busque uma nova. Essa troca de jogadores pode ser benéfica para tornar as partidas mais equilibradas.

Faça os ajustes nas configurações

Por último, uma dica batida, mas que deve ser relembrada e aplicada a cada novo lançamento da série Call of Duty. O menu de configurações guarda muitas opções úteis, como esquema de botões, sensibilidade dos analógicos, nível de vibração do controle etc. Vale a pena entrar no Estande de Tiro ou criar uma partida privada para testar as possibilidades e definir os ajustes que mais valorizam o seu estilo de jogo.

E aí, leitor? Curtiu este guia de dicas para o modo multijogador de Call of Duty: Black Ops 7? Faltou alguma sugestão? Deixe seu comentário!
Revisão: Mariana Marçal

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).