Análise: Overwatch 2 comemora as festas de final de ano com uma Temporada 20 repleta de desafios e diversão

em 20/12/2025

Então, é Natal. Com a chegada do final de ano, também chegam as festas, a alegria, e a Temporada 20 de Overwatch 2 . Ela traz muitas novida... (por Matheus Senna de Oliveira em 20/12/2025, via GameBlast)

Então, é Natal. Com a chegada do final de ano, também chegam as festas, a alegria, e a Temporada 20 de Overwatch 2. Ela traz muitas novidades legais, incluindo uma nova heroína, modos de jogo comemorativos e muitos presentes para os jogadores. Como de praxe, também temos um novo Passe de Batalha repleto de recompensas e vários cosméticos incríveis. Acenda a árvore de Natal, pois a análise vai chegar voando de trenó!

Uma gladiadora entra na arena

O maior destaque da vigésima temporada do jogo é a chegada de Vendetta, nova heroína do tipo dano. Filha de Antonio Bartalotti, um dos chefes da organização maligna Talon, a guerreira aprimorou suas habilidades lutando nas arenas do Colosseo. Sua arma principal é um montante, uma grande espada usada com as duas mãos. Seus ataques padrão, portanto, são do tipo corpo-a-corpo usando a chamada Presa Palatina.
Vendetta pode usar essa espada para reduzir o dano frontal com a sua Postura de Proteção, bem como fazer uma investida com um talho circular usando a Investida Turbilhão. A habilidade Talho Voador arremessa a espada para frente, com Vendetta voando até ela. Durante a Postura de Proteção, a heroína pode disparar um projétil amplo – que consome energia – com o Gume Projetado.
A habilidade passiva Massacre aumenta a velocidade de ataque e movimento conforme a heroína ataca inimigos. Finalmente, a habilidade suprema Lâmina Retalhadora atravessa as defesas, causando mais dano aos inimigos na sua frente. Vendetta também conta com seus dois conjuntos de aprimoramentos, liberados conforme usamos a heroína durante as partidas.

No nível 2, ela consegue aumentar seu roubo de vida ou acumular níveis em Massacre. Já no nível 3, Vendetta pode melhorar sua Investida Turbilhão ou criar um sistema de alvo contra quem a derrotou, o que pode garantir bônus ao executar uma vingança (!). No geral, gostei da heroína, que traz frescor com sua jogabilidade bastante única; só falta chegar algum balanceamento nas habilidades, algo sempre necessário para novos personagens.

Heróis e mais heróis

Outra novidade da Temporada 20 é que os 500 melhores jogadores dos modos Estádio e Competitivo recebem recompensas caprichadas. Falando no Competitivo, o game agora, além de punir os jogadores trapaceiros, vai recuperar os pontos perdidos de forma injusta pelos jogadores honestos. Ainda sobre o Estádio, ele recebeu mais dois reforços: Doomfist e Wuyang aumentam a fileira de opções para os times.
Já Cassidy recebeu uma reformulação para ficar mais eficiente, revisão necessária nesse modo de jogo tão variável. O herói também recebeu mais uma novidade: o visual mítico chamado Pistoleiro Divino, que conta com cores radiantes e efeitos celestes como o Sol. Confesso que eu não o curti muito, visto que a apresentação não me parece combinar com a proposta faroeste do personagem.
Ainda sobre miticidade, temos outra novidade em Overwatch 2: Orisa agora conta com o Canhão de Cápsulas, nova arma mítica da heroína do tipo tanque. Ele parece uma dessas máquinas que trocam uma (ou mais) moeda(s) por um brinquedo dentro de uma bolinha de plástico. Cheias de efeitos brilhantes e animações legais, esse item inédito é um bom uso dos seus Prismas Míticos.

Merry Christmas!

Em termos de eventos, Overwatch 2 recebeu de presente o chamado Paraíso Congelado. Ele tem duração de 9 de dezembro até 7 de janeiro, contando com vários modos de jogo diferentes. Travessura e Magia, por exemplo, coloca duas equipes numa verdadeira caça aos objetos: um lado se disfarça de cadeiras, barris, vasos, entre outras opções, enquanto o outro deve descobrir e atacar os disfarçados.
Esse modo é o mais divertido, com partidas emocionantes e engraçadas. Já a chamada Caça ao Yeti traz partidas assimétricas: um grupo é formado por cinco heroínas Mei, enquanto o outro é um Wilson monstro das neves. Embora seja interessante, infelizmente eu considero que o lado das caçadoras tem mais desvantagem, deixando as partidas um pouco desequilibradas.
A Batalha de Bolas de Neve da Mei também é uma boa pedida, limitando a munição dos jogadores para deixar as partidas mais estratégias e emocionantes. Cumprir os desafios do Paraíso Congelado, bem como as missões diárias convencionais, rende biscoitos. Eles, por sua vez, podem ser trocados em três trilhas diferentes: Trenó do Santaclad, com cosméticos de recompensa – incluindo as skins Junkrat Demônio Congelado e Cassidy Alpinista Congelado –; Cesta do Krampus, que rende caixas de itens; e Oficina da Guizos, com saltos de escalão do passe de batalha.

Passe natalino

Falando nele, com a chegada da Temporada 20, temos mais um Passe de Batalha. São cinco visuais lendários novos: Genji como Yukizaru; Venture como Celestial; Soldado: 76 como Friagem: 76; Reaper como Lich do Gelo; e Freja como Skadi. Também temos três visuais Épicos – Tracer Frente Fria, Symmetra Cristal de Gelo e Illari Guardiã Invernal –, bem como pingentes, moedas e outras novidades.
Para quem quiser ir além, a versão suprema do passe inclui também 20 saltos de escalão, 2.000 moedas e dois visuais lendários extras: Socialite Vendetta e Tracer Rena. Ainda em termos de cosméticos, Overwatch 2 recebe novamente a colaboração com a série Avatar: A Lenda de Aang. Ou seja, mais uma oportunidade para adquirir Zenyatta como Aang, Kiriko como Suki (uma das minhas favoritas), entre outros itens.
Finalmente, a época de Natal também trouxe alguns itens cosméticos bastante interessantes. A Coleção Aconchegante embrulha os personagens Ashe, Wuyang, Juno, Bastion e Mauga em visuais fofinhos com moletons e gorros. Todas essas skins remetem a elementos tradicionais como neve, árvores de natal e guloseimas natalinas, encaixando bem nas comemorações.

Boas festas!

Ho, Ho, Ho! A Temporada 20 de Overwatch 2 chega em pleno clima de final de ano com muitas novidades. Os eventos natalinos de Paraíso Congelado são muito divertidos e variados, além de proporcionarem boas recompensas. A chegada de Vendetta é uma boa notícia, tornando o elenco de heróis ainda mais diverso. O novo passe de batalha e itens cosméticos também são dignos de nota, resultando em muita alegria para os fãs do game até a próxima temporada.

Prós

  • Hero shooter se beneficia muito positivamente dos novos conteúdos, incrementando o jogo de várias formas positivas;
  • Temática de final de ano propicia modos de jogo e recompensas muito legais, sobretudo as baseadas no Natal;
  • O modo Estádio continua a receber atenção para manter sua onda positiva desde o lançamento;
  • O novo Passe de Temporada traz boas recompensas, incluindo opções gratuitas interessantes;
  • Cosméticos inéditos, como os novos Visuais Míticos e retorno da colaboração com Avatar: A Lenda de Aang, trazem visuais bonitos e que combinam bem com os personagens.

Contras

  • Algumas das melhores recompensas estão limitadas por compras relativamente caras;
  • A nova heroína precisa de ajustes para conquistar um espaço adequado.
Overwatch 2 – Temporada 20 — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS5
Análise redigida com cópias digitais cedidas pela Activision Blizzard
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).