Mais uma temporada, mais um conjunto de novidades chega jorrando a
Overwatch 2. Com a chegada da
Temporada 18, que começou no dia 26 de agosto e termina em 14 de outubro, temos uma leva considerável de adições e mudanças. Além do tradicional Passe de Batalha, temos mudanças no mais novo e popular modo do game, um herói “aquático” inédito, visuais inéditos, alterações no sistema de progressão... Ufa! Prepare-se, pois esta análise vai transbordar com informação e diversão!
Um Estádio ficando lotado
Sucesso desde a sua
estreia, o modo Estádio é um dos destaques das novidades. Temos a chegada dos heróis Winston, Brigitte e Pharah, além de Tracer, que chegará um pouco mais na frente na temporada. Também temos novidades quanto a criação das partidas: a fila de Jogo Rápido trará disputas mais... rápidas (obviamente), com durações reduzidas e grandes quantidades de pontos para obter melhorias.
 |
| As partidas de Estádio estão cada vez mais competitivas |
Ela também traz suporte para preenchimento dinâmico da equipe durante as partidas, além de cross-play. A Temporada 18 também começou com o Modo Draft, que não permitia heróis repetidos entre os dois times em disputa. Após uma repercussão negativa intensa, essa opção de jogo já foi removida. É sempre uma boa notícia saber que os desenvolvedores estão ouvindo a base de jogadores para manter as coisas em ordem.
O Estádio agora conta com a disputa Corrida de Carga, que traz duas cargas paralelas que devem ser escoltadas até o ponto final. Ganha a equipe que fizer isso primeiro com sua respectiva carga. Outras novidades incluem os novos mapas Campo de Mineração Explosivo, Distrito do Tâmisa e Jardins de Oásis e uma renovação no acervo de itens, com três novas opções, nove atualizações de balanceamento e dez grandes reformulações.
Reforçando o elenco
O mais novo suporte de Overwatch 2
finalmente chegou: Wuyang, um poderoso manipulador de água. Com temática chinesa e um bastão de luta chamado Xuanwu, o novo personagem conta com um conjunto de habilidades único e curioso. A chamada Maré Alta afasta os adversários e intensifica a cura, enquanto o Fluxo Torrencial aumenta a velocidade e a capacidade de pulo do próprio herói.
 |
| Como uma onda no mar |
Wuyang pode disparar orbes de água com seu bastão, bem como guiá-los e detoná-los conforme seu comando. Já a Correnteza Revigorante gera uma cura passiva para um aliado, podendo ser intensificada ao consumir recursos. Finalmente, sua habilidade suprema, Maré Explosiva, protege o próprio herói ou um colega, explodindo após um curto espaço de tempo ao gerar cura para o alvo e impacto para os inimigos.
 |
| Use os poderes aquáticos do novo herói |
O novo suporte vem com os seguintes aprimoramentos: “Transbordar” e “Equilíbrio” — voltadas para a regeneração — no nível 2, e “Bate e Volta” e “Chove Chuva” — voltadas para causar dano — no nível 3. Embora eu tenha gostado do visual e da temática de Wuyang (amantes de Avatar por aí?), confesso que, funcionalmente, ele precisa de melhorias no dano e na cura. Ainda que conte com ações únicas, nenhuma delas é forte o bastante para me convencer a largar meus suportes favoritos.
Batalha e miticidade
Como toda nova temporada, temos um novo Passe de Batalha chegando em Overwatch 2. Para quem quiser jogar gratuitamente, é possível ganhar uma Caixa de Itens Lendária, 600 Moedas, 1.500 Créditos e dois visuais Épicos. Na versão Premium, temos cosméticos nos estilos moda urbana e de verão, bem como visuais Lendários para Kiriko, Lifeweaver, Pharah, Hanzo e Lúcio, além de emotes, pingentes, cartões de nome, entre outros.
 |
| Recompensas incríveis estão te esperando |
Também é possível ganhar até 80 Prismas Míticos, perfeitos para as duas novas adições que a Temporada 18 traz. Sojourn recebeu o Sentinela Ultravioleta, um traje cibernético repleto de luzes radicais e um penteado único. Já Cassidy agora conta com Ocaso Flamejante, um revólver com visual reativo: ou seja, ele muda conforme a quantidade de disparos do herói.
 |
| Estilo acima de tudo |
Como já é tradicional dos Visuais Míticos, cada um deles conta com quatro níveis diferentes, ampliando as customizações e quantidade de animações dos itens. Gostei bastante da segunda opção, que combina perfeitamente com a proposta pistoleiro do herói de dano. Para quem quiser ir além no Passe de Batalha, a versão Suprema traz tudo que a Premium tem mais 20 saltos de escalão, 2.000 Moedas de Overwatch e visuais lendários para Wuyang e Roadhog.
 |
| Pegando fogo! |
Novidades por todos os lados
A 18º Temporada de Overwatch 2 trouxe mudanças mais sutis do que as anteriores, mas não menos importantes. Agora é possível utilizar mouse e teclado nos consoles, com direito a novas ferramentas de detecção de equipamentos fraudulentos (os famigerados “hackers”). O modo Competitivo foi redefinido, com vários novos aprimoramentos e sistema de ranqueamento reiniciado.
 |
| Uma nova colaboração repleta de itens inspirados no anime de sucesso |
Os modos de jogo sazonais Lúciobol e Vôlei do Winston estão disponíveis de 2 a 15 de setembro. Em termos de colaboração, temos a participação do astro da NBA Luka Dončić — que traz desafios com recompensas na forma de caixa de itens — e o retorno de itens da série Cowboy Bebop, com destaque para as skins Ed Sombra, Faye Valentine Ashe, Jet Black Mauga e Spike Spiegel Cassidy (todos via compra).
 |
| A série Persona (e seu herói Joker) deve chegar em breve |
Finalmente, vale destacar que temos a chegada do sistema de Progressão 2.0. Embora o game já tivesse uma forma de conferir as informações sobre como jogávamos com cada herói, agora esse progresso é apresentado com mais pompa. Além de obter recompensas por subir de nível com os personagens, temos insígnias e cartões de jogador para ostentar o nosso progresso no jogo.
 |
| Vamos ver como esta novidade vai progredir no futuro |
Ainda que uma boa ideia no papel, na prática, esse novo sistema tem alguns probleminhas. Primeiro, ele acaba ressaltando ainda mais a discrepância de nível entre os jogadores; segundo, ele não é customizável, variando de acordo com o progresso de cada um. Espero que atualizações futuras melhorem um pouco os designs e ofereçam alguma personalização, mas mantendo as recompensas.
Renovação constante
A Temporada 18 de Overwatch 2 chegou com muitas novidades, sobretudo em comparação com a anterior. Não somente tivemos a chegada de Wuyang, como também mudanças no Estádio, alterações na progressão do jogo, adição de muitos itens cosméticos, entre outras tantas. Ainda que algumas delas ainda precisem de tempo para serem realmente positivas, o conjunto é muito positivo e deve proporcionar muito conteúdo aos jogadores (pelo menos até a próxima temporada).
 |
| Uma boa quantidade e variedade de novidades nesta nova temporada de Overwatch 2 |
Prós
- Hero shooter se beneficia positivamente dos novos conteúdos, que incrementam o jogo de várias formas diferentes;
- O modo Stadium recebeu novidades interessantes que aumentam ainda mais as possibilidades de jogo;
- O novo Passe de Temporada traz boas recompensas, incluindo opções gratuitas interessantes;
- Cosméticos inéditos, como os dois Visuais Míticos e a colaboração com Cowboy Bebop, trazem visuais bonitos e que combinam bem com os personagens.
Contras
- Algumas das recompensas mais legais estão limitadas por compras relativamente caras;
- O novo herói e o sistema de progressão vão precisar de ajustes para funcionarem adequadamente.
Overwatch 2 - Temporada 18 — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Beatriz Castro
Análise redigida com cópias digitais cedidas pela Activision Blizzard