Naughty Dog celebra 40 anos de história com vídeo retrospectivo; confira

O estúdio reflete sobre seu legado e evolução de suas icônicas franquias.

em 06/11/2025

A Naughty Dog, um dos estúdios mais icônicos da PlayStation, está completando quatro décadas de existência. Para celebrar a ocasião, a equipe lançou um vídeo retrospectivo com algumas pessoas e figuras que marcaram os 40 anos de sua história. 


O vídeo celebra o legado do estúdio, que se orgulha de ter entregue experiências aclamadas ao longo dos anos. Membros da equipe, tanto do passado quanto do presente, refletiram sobre como as franquias que marcaram época surgiram:
A criação do Crash, primeiro personagem icônico do estúdio e o primeiro mascote da PlayStation, foi detalhada:
"Então, Crash, a ideia era um jogo, nós definitivamente sabíamos que queríamos fazê-lo como um personagem de desenho animado. Tivemos essa ideia de que poderíamos pegar algum tipo de animal que fosse fofo, um pouco legal e meio obscuro, talvez com um nome bacana ou algo assim, que se criássemos esse personagem baseado nele, poderíamos meio que 'ser donos' do animal."
Logo após, comentaram sobre a pressão sofrida para a criação de sua próxima franquia, que acabou vindo naturalmente:
"Então, depois de Crash, tivemos essa tremenda pressão para dar sequência e fazer nosso próximo título inovador. Eu me lembro que estávamos fazendo brainstorming e propondo ideias, e um de nossos animadores rascunhou um personagem que parecia um elfo, e outro rascunhou este personagem, e aí está. Nós juntamos esses caras e esse foi Jak and Daxter."
Para a próxima empreitada, agora entrando na era do PlayStation 3, eles queriam criar um jogo com a escala épica, antes vistas somente nas cutscenes, no gameplay. A ambição para Uncharted era tão grande, que o codinome do projeto internamente era "Big".
"Este projeto seria tão ambicioso que até lhe demos o codinome 'big' [grande].

Algo que eu me lembro, quando olhamos para qual seria o próximo jogo, era que havia uma lista de, tipo, quais são as coisas que não realizamos e que queremos talvez pegar uma pequena lista e colocar em nosso próximo jogo. E eu acho que isso apenas diz, ei, estamos sempre olhando para o futuro. Estamos sempre tentando evoluir.

Se você quisesse fazer algo legal que não fosse 100% gameplay principal, era apenas uma cut scene. E o objetivo em Uncharted 2 era tipo pegar todas aquelas coisas que teriam sido cut scenes e torná-las jogáveis. E a ambição a partir daí, para os jogos subsequentes, foi ficando cada vez maior."
Ao falar sobre The Last of Us, começaram sobre do que se trata os jogos:
"Ah, The Last of Us é sobre o amor. The Last of Us é sobre a dualidade do amor, como ele é a melhor e a pior parte de nós.

Eu acho que The Last of Us realmente provou que você pode contar uma ótima história dentro de um gênero que, para alguns, é visto como saturado ou excessivamente usado. Eu acho que as pessoas realmente se apaixonaram por Joel e por Ellie, e embarcar nessa jornada com eles foi apenas uma experiência incrível. Significa muito ser capaz de fazer isso."
Para finalizar, Neil Druckmann diz que: "...no cerne de tudo está apenas essa busca pela excelência de, tipo, amar o que fazemos e olhar para trás e sentir orgulho da coisa que fizemos."

O próximo jogo do estúdio, Intergalactic: The Heretic Prophet, será a quinta nova franquia da Naughty Dog, e ainda não tem data definitiva para chegar ao PlayStation 5.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram