Produzido pela Minakata Dynamics e publicado pela Hooded Horse, Whiskerwood é um simulador de construção de cidades com algumas peculiaridades interessantes. Seguindo as ordens do Duque Felipersa, estamos no controle de um grupo de ratinhos que precisa explorar ilhas, expandir sua colônia e pagar os tributos cobrados pela realeza felina. Mesmo em Acesso Antecipado, o título já apresenta diversas mecânicas e ideias que prometem entreter os fãs do gênero, embora ainda precise de alguns ajustes.
Quem não tem cão, caça com… rato?
Whiskerwood é bem direto ao ponto em relação ao seu contexto. Logo de cara, passamos a controlar um grupo de ratos marinheiros que explora ilhas sob o comando do Duque Felipersa. Nosso principal objetivo é coletar recursos para expandir nossa sociedade, garantir o conforto dos habitantes e, claro, pagar os impostos à coroa felina.
A dinâmica lembra bastante outros simuladores de cidades: precisamos reunir materiais como madeira e pedra para erguer casas, construir caminhos e desenvolver estruturas especiais que impulsionam o crescimento da colônia. Além disso, é fundamental manter um bom estoque de alimentos para satisfazer a tripulação. Caso contrário, a produtividade dos ratinhos cai drasticamente.
Cada ratinho possui características únicas que influenciam diretamente o andamento da campanha. Eles são divididos em grupos de trabalho — como mineração, extração de madeira e coleta de alimentos — e exibem traços de personalidade que impactam a eficiência e o comportamento da equipe. Alguns consomem mais alimentos do que o normal, outros se recusam a dividir moradia, enquanto certos indivíduos aprendem novas funções mais rapidamente ou se desmotivam diante de desconforto. Esses fatores tornam o planejamento das tarefas e da infraestrutura um elemento fundamental.
Outro ponto que dá mais profundidade à gestão é o planejamento do terreno: precisamos construir caminhos acessíveis para áreas mais elevadas, posicionar as estruturas de forma estratégica e desenvolver novas tecnologias para otimizar a extração e o transporte de recursos. Mesmo em Acesso Antecipado, Whiskerwood já mostra várias camadas de gameplay promissoras, dando espaço para a inclusão de mais novidades nas próximas atualizações.
Um nível de simulação incrível
O ponto mais interessante que percebi nas minhas horas com Whiskerwood é o nível de simulação que o jogo consegue oferecer. Logo de início, antes mesmo de começar a campanha, podemos personalizar o nível de dificuldade e o grau de simulação, escolhendo o tamanho das ilhas e a frequência de eventos especiais, como o aparecimento de piratas, com os quais podemos negociar ou enfrentar, quantidade de matéria-prima e comportamento da realeza. Essa flexibilidade já é um ótimo ponto positivo, pois consegue atender tanto aos jogadores novatos quanto aos mais experientes.
Além disso, há diversas camadas de personalização e gerenciamento que tornam cada partida única. O jogo oferece ferramentas deterraformação, clima variável, controle de temperatura das construções, exploração de áreas geradas proceduralmente e um sistema detalhado de produção, além de permitir o acesso a construções complexas conforme avançamos. As possibilidades são enormes e mesmo após várias horas de jogo, ainda senti que havia muito a descobrir nesta versão beta.
Outro destaque é a facilidade de construir, demolir e mover objetos, o que torna o desenvolvimento da colônia muito mais dinâmico e prazeroso. Com poucos cliques, é possível remodelar grandes áreas e adaptá-las rapidamente às necessidades do momento, seja para redefinir zonas de extração de recursos ou reorganizar as moradias.
O ponto que ainda precisa de atenção é a taxação aplicada pelo sistema. Mesmo jogando em uma dificuldade padrão, manter recursos suficientes para atender às exigências da corte e ao mesmo tempo cuidar da população pode ser desafiador. Já houve atualizações para equilibrar essa mecânica, mas ainda acredito que alguns ajustes são necessários, especialmente nas primeiras horas de campanha, quando a coleta de materiais é lenta e limitada.
Outro aspecto que poderia receber melhorias é a interface. Alguns ícones de menus importantes, como a descrição de impostos, o acesso rápido a missões e as informações sobre a população, estão um pouco escondidos e destoam visualmente dos demais elementos da tela.
Por fim, vale destacar que Whiskerwood apresenta um ótimo desempenho técnico. Não encontrei nenhum bug significativo durante as partidas e o jogo está majoritariamente traduzido para o português brasileiro, com menus, descrições e documentos já localizados. Em alguns casos, partes do texto ainda aparecem em inglês, mas nada que realmente atrapalhe a experiência no momento.
Uma proposta interessante para o futuro
Mesmo em Acesso Antecipado, Whiskerwood já demonstra um potencial enorme dentro do gênero de simulação e gerenciamento. A riqueza de detalhes, as possibilidades de personalização e o nível de profundidade na administração da colônia mostram o potencial do título. Ainda há ajustes a serem feitos, principalmente em relação ao balanceamento de recursos e à interface, mas o jogo já oferece uma experiência envolvente e com identidade própria. Até o momento, é um título que merece ser acompanhado de perto por quem gosta de simuladores desafiadores e criativos.
Revisão: Johnnie Brian
Texto de impressões feito com cópia digital cedida pela Hooded Horse








